O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

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Transcrição da apresentação:

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Profª Marta Morgado P. Valente

Estágios do desenvolvimento TEORIA PSICOSSEXUAL DE FREUD TEORIA COGNITIVA DE PIAGET TEORIA PSICOSSOCIAL DE ERIKSON

Teoria psicossexual de Freud A personalidade forma-se nos primeiros anos de vida No desenvolvimento psicossexual o prazer muda de uma zona física para outra

Estágios de desenvolvimento Estágio oral (do nascimento a 12-18 meses) Estágio anal (de 12-18 meses a 3 anos) Estágio fálico (de 3 a 6 anos – genital inicial)

Latência (de 6 a 12 anos) Estágio genital (adolescência e fase adulta)

Estágio oral A principal fonte de prazer do bebê são as atividades orientadas para a boca, como sugar e alimentar-se. - A alimentação é a fonte principal de prazer sensual.

Estágio anal A criança obtém a gratificação sensual ao reter ou expelir as fezes. A zona de gratificação é a região anal. Controle dos esfíncteres e a movimentação intestinal produz alívio e prazer.

Estágio fálico Período de “romance familiar”: Complexo de Édipo nos meninos e de Eletra nas meninas. Ligações com o genitor do sexo oposto e rivalidade com o genitor do mesmo sexo. A zona de gratificação muda para a região genital.

Latência Período relativamente calmo sexualmente, que se prolonga até a puberdade. Há um intervalo na evolução da sexualidade. Período de socialização, desenvolvimento de habilidades (escolares), aprender sobre si mesmo e sobre a sociedade.

Genital Período de maturidade sexual. O objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo – o OUTRO. Estágio final que se prolonga por toda a fase adulta.

Teoria Cognitiva de Piaget Período sensoriomotor: Nascimento a 2 anos: o bebê passa de um ser que reage basicamente por meio de reflexos, para um ser capaz de organizar atividades em relação ao ambiente. Aprende por meio das atividades sensorial e motora, conhece o mundo pela manipulação.

Período Pré-operatório: De 2 a 7 anos: aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social. Interação e comunicação – aspectos principais da linguagem, e o desenvolvimento do pensamento se acelera.

Período da Operações Concretas: De 7 a 12 anos: a capacidade de reflexão é exercida a partir de situações concretas. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.

Período das Operações Formais: De 12 até a fase adulta: a pessoa é capaz de pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos, deseja ser aceito pelos amigos e pelo adulto. Crise de identidade: contestação, busca da maturidade, relação do indivíduo com o campo social.

Teoria Psicossocial de Erikson Confiança básica X desconfiança (nascimento a 12-18 meses): Esperança. Autonomia x vergonha e dúvida(12-18 meses a 3 anos): Vontade Iniciativa x culpa(3 a 6 anos): Propósito. 4. Diligência x inferioridade(6 anos à puberdade): Habilidade. 5. Identidade x confusão de identidade(puberdade a adulto jovem): Self – Fidelidade. 6. Intimidade x isolamento(adulto jovem): Compromissos – Amor.

7. Generatividade x estagnação(adulto médio): o adulto maduro preocupa-se em estabelecer e orientar a próxima geração ou então sente empobrecimento pessoal. – Cuidado. Cada estágio contém uma “crise”. 8. Integridade x desespero (velhice): a pessoa idosa adquire um senso de aceitação de sua própria vida, permitindo a aceitação da morte, ou cai em desespero. – Sabedoria. E cada crise leva ao desenvolvimento saudável do ego.