Sintegra.

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Sintegra

Sintegra Objetivo: O objetivo do texto é explicar resumidamente o que é o SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) e como gerar o arquivo utilizando o sistema.

Sintegra O Sintegra é um sistema de integração de informações com abrangência nacional que tem por objetivo monitorar e controlar os contribuintes. Os contribuintes devem gerar o arquivo com informações de todos os documentos fiscais, de entrada e saída, contidos na empresa. Estão sujeitas ao Sintegra todas as empresas com altos faturamentos (superiores a 10 milhões mensais). As empresas geralmente enviam o Sintegra após serem notificadas pelo Fisco.

O Sintegra foi implantado em 1997 e atualmente, embora não seja oficial, está em desuso, pois novos projetos fiscais foram criados. O SPED fiscal, por exemplo, solicita as mesmas informações que o Sintegra e possui um layout mais moderno.

Como gerar o Sintegra no sistema No módulo Fiscal, clique sobre o menu Arquivos Fiscais e abra a tela Gerar Arquivos Sintegra.

Informe o mês e o ano referente ao arquivo que será gerado. Selecione a empresa emitente do arquivo.

Pressione o botão Gerar. Serão exibidos todos os documentos fiscais de entrada, saída e cancelados no período informado.

Pressione o botão Exportar.

Pressione o botão Sim para confirmar.

Pressione o botão Ok para confirmar a geração do arquivo.

Validação do arquivo Sintegra Na área de trabalho do seu computador, clique sobre o ícone do Validador do Sintegra.

Selecione o arquivo que será validado.

Pressione o botão Validar.

Pressione o botão Ok.

Na aba críticas serão listados os erros encontrados no arquivo.

Na aba Resumo o validador apresentará o arquivo como aceito, caso os erros tenham sido corrigidos e o arquivo tenha sido validado.

Para configurar o caminho (local onde o arquivo será salvo) clique na aba Configurar.