Sintegra
Sintegra Objetivo: O objetivo do texto é explicar resumidamente o que é o SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) e como gerar o arquivo utilizando o sistema.
Sintegra O Sintegra é um sistema de integração de informações com abrangência nacional que tem por objetivo monitorar e controlar os contribuintes. Os contribuintes devem gerar o arquivo com informações de todos os documentos fiscais, de entrada e saída, contidos na empresa. Estão sujeitas ao Sintegra todas as empresas com altos faturamentos (superiores a 10 milhões mensais). As empresas geralmente enviam o Sintegra após serem notificadas pelo Fisco.
O Sintegra foi implantado em 1997 e atualmente, embora não seja oficial, está em desuso, pois novos projetos fiscais foram criados. O SPED fiscal, por exemplo, solicita as mesmas informações que o Sintegra e possui um layout mais moderno.
Como gerar o Sintegra no sistema No módulo Fiscal, clique sobre o menu Arquivos Fiscais e abra a tela Gerar Arquivos Sintegra.
Informe o mês e o ano referente ao arquivo que será gerado. Selecione a empresa emitente do arquivo.
Pressione o botão Gerar. Serão exibidos todos os documentos fiscais de entrada, saída e cancelados no período informado.
Pressione o botão Exportar.
Pressione o botão Sim para confirmar.
Pressione o botão Ok para confirmar a geração do arquivo.
Validação do arquivo Sintegra Na área de trabalho do seu computador, clique sobre o ícone do Validador do Sintegra.
Selecione o arquivo que será validado.
Pressione o botão Validar.
Pressione o botão Ok.
Na aba críticas serão listados os erros encontrados no arquivo.
Na aba Resumo o validador apresentará o arquivo como aceito, caso os erros tenham sido corrigidos e o arquivo tenha sido validado.
Para configurar o caminho (local onde o arquivo será salvo) clique na aba Configurar.