MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação do território brasileiro
Advertisements

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Movimentos migratórios
Movimentos imigratórios
OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNOS DO BRASIL
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
BRASIL: Apropriação do território e migrações internas Capítulo 16 / p
BRASIL: Apropriação do território e migrações internas Capítulo 23 / p
PARANÁ.
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
População.
População II.
CENTRO SUL.
BRASIL MUNDO POPULAÇÃO
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Migrações Internas no Brasil
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Movimentos Migratórios
OS HABITANTES DO CENTRO-OESTE
Correntes imigratórias
A atividade agrícola e o espaço agrário
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Movimentos migratórios
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
Ensino Médio 3ª Série..
Aspectos históricos. CONQUISTA E POVOAMENTO Primeiro núcleo de povoamento da região: Vila de Paranaguá em 1649; Até fins do século XVI: apenas populações.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
REGIÃO CENTRO OESTE.
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Prof. Jefferson Geografia.
Movimentos migratórios
Migrações internas – exemplos históricos
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Movimentos Migratórios Internos
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
População Brasileira.
Fluxos Migratórios.
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Sudeste.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Demografia Cristiano Almeida.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
POPULAÇÃO.
Formação do Território Brasileiro
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Formação territorial brasileira
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Transcrição da apresentação:

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS MIGRAÇÕES- São os movimentos de pessoas de uma região para outra São internas e externas. EMIGRAÇÃO- a saída da população de um lugar; IMIGRAÇÃO- a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.

Tipos de migrações Espontânea Forçada Clandestina Circular

Causas da migrações Econômicas Políticas Naturais Religiosas Étnicas

Movimentos atuais Globalização e a expansão da internet e dos meios de comunicação facilitam o intercambio cultural e o acesso a realidades distantes; Aumento expressivo dos migrantes internacionais: a- continentais e transoceânicos Nos países mais desenvolvidos uma em cada 10 pessoas é nascida em outro lugar.

Migrações no Brasil Historicamente observamos muitos movimentos migratórios no Brasil,muitos deles vinculados a ciclos econômicos. Séculos XVI e XVII – deslocamento de pessoas do litoral para o interior do Nordeste acompanhando a expansão da pecuária (através do Vale do São Francisco); Século XVIII – deslocamento de paulistas e nordestinos para Minas Gerais,Goiás e Mato Grosso atraídos pela descoberta de ouro e pedras preciosas; 1870-1910 – deslocamento de nordestinos para a Amazônia (especialmente para o Acre, durante o ciclo da borracha; final do século XIX- início do século XX – nordestinos para São Paulo, atraídos pela cafeicultura; década de 1940 – nordestinos para oeste paulista e norte do Paraná, atraídos pela expansão da cultura do algodão; década de 1950 – nordestinos para Goiás, atraídos pela oferta de empregos na construção civil durante a construção de Brasília; décadas de 1960/70 – nordestinos para a Amazônia, devido aos projetos de colonização agrícola e de mineração, além da abertura de rodovias como a Transamazônica. Observamos que historicamente a principal região de emigração no Brasil tem sido o Nordeste. Isso não se deve exclusivamente às secas, mesmo porque devemos lembrar que não é só o sertanejo que deixa sua região. A falta de empregos, de infra-estrutura, a concentração de terras e o baixo padrão de vida são os fatores principais para a saída dos nordestinos de sua região. A seca é um agravante para aqueles que moram nas áreas afetadas por esse fenômeno climático.

Conseqüências da imigração em países desenvolvidos Negativas: Aumento do desemprego Habitação Crimes Racismo, xenofobia e discriminação Positivos: Aumento da natalidades Rejuvenescimento da população Aumento da mão de obra.

Outro movimentos internos Êxodo rural Transumância: Inter-regionais, Intra-regionais.

Imigração no Brasil A imigração no Brasil estabeleceu grandes fatores na cultura, na demografia, na economia e na educação. Esse processo se dividiu em cinco partes:  - Imigração milenar: os índios povoaram o continente americano.  - Imigração colonial: ela foi formada por escravos africanos e portugueses.  - Imigração de povoamento: no ano de 1824, ela foi iniciada pelos alemães e em 1875 pelos italianos.  - Imigração como mão-de-obra: ela foi vantajosa para as fazendas de café no estado de São Paulo. Ela tinha o predomínio dos italianos, portugueses, espanhóis e japoneses.  - A última imigração: a demografia foi menor. Ela teve inicio em 1970.  O povo indígena chegou ao Brasil á 12 mil anos atrás. No ano de 1500, logo após o descobrimento do Brasil, os europeus ocuparam o território nacional.

Principais imigrantes e contribuições PORTUGUESES – foram beneficiados pela lei da cota-1934 ITALIANOS ALEMÃES JAPONESES ESPANHOIS