Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Advertisements

O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Reunião de Editores Científicos do Portal Periódicos UFSC Florianópolis 2012 Andrea Figueiredo Leão Grants Alexandre Pedro de Oliveira Este trabalho foi.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Ursula Blattmann Florianópolis, agosto de 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO.
Universidade Federal de Santa Catarina
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
URSULA BLATTMANN Universidade Federal de Santa Catarina
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Portal de Periódicos UFSC Ursula Blattmann Florianópolis, 6 de maio de 2008.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas Curso SEER Ministrantes Miguel Angel Márdero Arellano  Ramon M. S. da Fonseca Elaborado por Ursula Blattmann.
A recuperação da informação em recursos de informação online UDESC Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 30 de outubro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Professora: Ursula Blattmann.
Revista ACB : Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina Ursula Blattmann.
Acesso e organização da informação: Publicações Eletrônicas
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Repositório Digital Institucional da UFPR. III Reunião dos Bibliotecários do SiBi/UFPR Bibliotecas Digitais:  Periódicos UFPR  Teses e dissertações.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011 Arquitetura da informação em periódicos científicos e índices de impacto VIII Semana de Humanidades II Encontro de Pesquisas e Pós-Graduação em Humanidades Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011

Publicação periódica científica A Royal Society (de 1662) é uma das instituições mais antigas da humanidade. O primeiro periódico cientifico é publicado em 6 de março de 1665 Philosophical Transactions http://rstl.royalsocietypublishing.org/content/1/1-22.toc.

O que é acesso aberto? Gratuito Imediato Permanente Full-Text Online Stevan Harnard

http://www.eprints.org/openaccess/

A pesquisa e o acesso aberto Stevan Harnard Acesso Aberto maximiza a visibilidade da pesquisa uso da pesquisa compreensão da pesquisa aplicação da pesquisa impacto da pesquisa produtividade da pesquisa progresso da pesquisa financiamento da pesquisa viabilidade da pesquisa Por maximizar a acessibilidade da pesquisa

Acesso aberto para que? Stevan Harnard 2004 ESSENCIAL: Para todos os 2.5 milhões de artigos de pesquisa publicados anualmente Acesso aos 25.000 periódicos avaliados pelos pares em todas as disciplinas técnicas e científicas disciplinas na aldeia global Apenas 15% da publicação anual é disponibilizada e acessível gratuitamente na web espontaneamente

Tecnologia disponível OAI A partir da criação do Open Archives Initiative (OAI) e, conseqüentemente, do modelo Open Archives, diversos pacotes de software foram desenvolvidos com a adoção desse modelo. O protocolo OAI é a definição de um quadro de metadados, possibilita estabelecer um alto nível de interoperabilidade entre os repositórios digitais. Pesquisa acessível gratuitamente na web possui um impacto superior de 25% a 250%. A interoperabilidade dos repositórios utiliza o OAI-PMH.

http://romeo.eprints.org/stats.php

Mudanças na cultura organizacional Organização da informação digital Organizar a estrutura para atuar na aldeia global Acompanhar as políticas internacionais, nacionais e estabelecer as internas Publicação científica: biblioteca digital de teses e dissertações, biblioteca virtual, revistas científicas para disseminar a produção acadêmica, repositório institucional... Processos de editoração científica para publicações periódicas

Periódicos científicos eletrônicos Por que migrar uma publicação periódica eletrônica para uma plataforma do Open Journal Systems Public Knowledge Project (http://pkp.sfu.ca/ )? ... Uma longa história ...

Por onde começar? Maio de 1996 Encontros Bibli – Professor Francisco das Chagas de Souza lança a revista no formato digital . Aspectos de conteúdo, forma e processo Estrutura de uma revista científica: NBR 6021 NBR 6022

Maio 1996 - Lançamento Encontros Bibli, segunda revista brasileira acesso livre e primeira da área; Maio 2006 - I Simpósio Comunicação Científica UFSC, comemora 10 anos Encontros Bibli, primeira reunião de editores para discutir o Portal Ano de 2007 – Migração para OJS /SEER Maio 2008 - Lançamento do Portal Periódicos UFSC Maio 2009 - Lançamento das Diretrizes do Portal UFSC Maio 2009 - Lançamento Incubadora Periódicos Julho de 2010 – I EUSEER – evento, troca de experiências (técnicas, cientificas) , listas de discussão, cursos Maio 2011 – Edição de 15 anos

Porque migrar no ambiente digital? Projeto piloto : CIN CED UFSC Levantamento de quantas revistas com características de publicação periódica científica são publicadas / editadas na UFSC? Mapeamento das coleções e dos autores Capacitação das pessoas : oficinas com editores, bolsistas, equipe SEER IBICT, colegas Configurações técnicas: tentativas, erros e acertos

Quem ganha com isso? Publicações periódicas disponíveis para toda comunidade científica e sociedade Facilidade de acesso: um portal com acesso livre e gratuito A escolha do formato digital: HTML, DOC, PDF, PDF/A, GIF, JPEG...

Múltiplas frentes de ação Equipe de editores, conselhos editoriais, avaliadores, autores e bolsistas (diagramadores, revisores) Equipe técnica do portal: bibliotecários, analistas de sistemas, bolsistas Organização: apoio institucional, reitoria, pró-reitorias, biblioteca universitária, editora da universidade Mudanças organizacionais: novas políticas de apoio, aquisição de equipamentos e softwares

Fluxo de trabalho para Portais de Periódicos Figura: Modelo de Fluxo de trabalho para Portais de Periódicos Fonte: Fachin e Rodrigues (2008, p. 15)

O que precisa ser realizado? Cultura organizacional Compartilhar conhecimentos: confiança, ética, técnica, publicar as melhores ações e resultados, divulgar entre a comunidade científica e sociedade as conquistas Conhecer : novas oficinas para acompanhar as mudanças, inovar (incluir o DOI ), acompanhar as novas versões, apoiar editores e novas revistas

Enfrentar problemas ... Definições de políticas internas Acompanhar políticas externas Verificar tendências nacionais e internacionais: CAPES - Qualis, CNPq, SCIELO, Crossref, DOAJ, Redalyc ... Obter e fortalecer o apoio: institucional (mudanças de gestão), entre os pares (avaliadores, conselheiros, autores, editores, bolsistas)

Processos alterados Fomento das instituições de apoio a pesquisa e formação (CAPES, CNPq) Indicadores de qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação - Qualis http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis Alteração nas licenças de uso e uso dos direitos autorais (Creative Commons - http://www.creativecommons.org.br/ ) Padronização das atividades e tarefas: inclusão, avaliação e organização de metadados indexação, visibilidade e recuperação da informação Preservação da memória institucional Visibilidade perante a sociedade

Oportunidades de ação Mudanças de produtos e serviços: biblioteca comprometida com a preservação da memória e publicação periódica científica Alteração das políticas: institucionais, nacionais e locais Participação em redes e sistemas de informação

Gestão documental Análise dos processos de editoração de publicações periódicas científicas Fluxo da informação e os atores no processo da comunicação científica Estratégias de ação: identificar a massa documental (coleções), documento digital X digitalizado, processo de digitalização, revisão dos metadados verificação dos processos

Gerenciar revistas científicas eletrônicas Autores / editores / avaliadores Bibliotecas / leitores MODIFICAÇÕES QUE ATINGEM Utilização / produção / disseminação / gestão das informações Expansão dos Periódicos Eletrônicos GESTOR DE PERIÓDICOS: responsável pela seleção, atualização, editoração e controle da qualidade e divulgação do conteúdo científico. O alto grau de especialização técnica, agregada à publicação eletrônica, exigirá a profissionalização desta atividade, sendo exigido que os gestores se adaptem aos NOVOS RECURSOS DA MÍDIA eletrônica.

Cultura organizacional Processo de editoração de revista científica Processo de migração Processo de customização Processo de indexação nacional e internacional Auditoria no processo de qualidade Impacto de periódicos científicos

... em busca do tempo perdido... Reflexões Competências, habilidades e atitudes na organização da informação no mundo digital requer conhecimento e competência no manuseio de instrumentos, técnicas e métodos para organizar, tratar, disponibilizar, recuperar, acessar e disseminar a informação. ... em busca do tempo perdido...

Referências ARELLANO, Miguel Ángel Márdero. Critérios para a preservação digital da informação científica. Brasília, 2008. 356f. Tese(Doutorado em Ciência da Informação). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: < http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4547 >. BARRETO , Aldo de Albuquerque. As estruturas de suporte da informação no processo do conhecimento: o papel da fluência digital. Relatório de uma pesquisa em andamento . 2009. Disponível em: < http://www.e-iasi.org/DOWNLOAD/Artigo%20do%20Aldo.pdf >. BLATTMANN, Ursula. Oficinas sobre OJS – SEER. Disponível em: < http://oficina-seer.wikidot.com/ >. BLATTMANN, Ursula ; ELUAN, Andrenizia Aquino . A cultura e a diversidade no acesso e uso do Portal Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Revista de la Asociación Interamericana de Bibliotecarios y Documentalistas y Especialistas en Información Agrícola, ISSN 0205-3190 , v. 30, p. 1 /-12, Ene./Dec. 2009. Disponível em: < http://www.cnpt.embrapa.br/RevistaAIBDA/v30/Blattmann.pdf > BLATTMANN, Ursula ; BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. Gestão de conteúdos em bibliotecas digitais: acesso aberto de periódicos cientícos eletrônicos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, p. 41-56, 2006. Disponível em: < http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/4/21 >. BRODY et al. Incentivizing the Open Access Research Web: Publication-, Data-Archiving and Scientometrics. CTWatch Quarterly v.3, n.3, 2007. Disponível em: <http://eprints.ecs.soton.ac.uk/14418/>. ELUAN, Andrenizia. Estudo sobre a adesão da Plataforma Open Journal System (OJS) na visão dos editores de periódicos eletrônicos de acesso livre em Ciência da Informação no Brasil. Florianópolis, 2009. Mestrado em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina. FACHIN, Gleisy Regina Bories; RODRIGUES, Rosângela S.. Portais de periódicos científicos: desafios. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA,2. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro : CIPECC, 2008. Disponível em: < http://cipecc2008.ibict.br/index.php/CIPECC2008/cipecc2008/paper/view/30>. RODRIGUES, Rosângela; FACHIN, Gleisy Regina Bories . A comunicação científica e o uso de portais: estudo. 2008. Encontro Nacional em Ciência da Informação. Anais. São Paulo. 2008. Disponível em: < http://www.enancib2008.com.br/ >.

Ursula Blattmann usula@ced.ufsc.br Parabéns pela VIII Semana de Humanidades UFC/UECE e II Encontro de Pesquisas e Pós-Graduação em Humanidades! Grata! Ursula Blattmann usula@ced.ufsc.br Disponível em: http://www.slideshare.net/blattmann/arquitetura_info-periodicos_cientificos.ppt http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers