Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Advertisements

Documentos Digitais Aula 13.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE LONGO PRAZO Lurdes Saramago 25 de Novembro, 2002 Boas práticas Estratégias.
Gestão da Informação e GED na Área Jurídica
EMPRESA ACESSO DIGITAL SAFE-DOC Professora: ÚRSULA BLATTMANN
Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Documentos Digitais Aula 14.
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Documentos Digitais Aula 7.
Documentos Digitais Aula 6.
Engenharia de Software
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
E-ARQ Brasil: especificações técnicas e funcionais para sistemas confiáveis de gestão de documentos Fórum de documentos digitais Unicamp 21 de junho Campinas.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Prof. Carlos H. Marcondes
TEMA 08 – SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA INTERNET Profª Ana Patrícia e Paula Karini Web-tutora Aline Salles INFORMÁTICA FORENSE AULA 12 – 03/05/2006.
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
InterPARES INTERNATIONAL RESEARCH ON PERMANENT AUTHENTIC RECORDS IN ELECTRONIC SYSTEMS PESQUISA INTERNACIONAL SOBRE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS AUTÊNTICOS.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Internet Principais conceitos.
Segurança e Auditoria de Sistemas
TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
O CONCEITO DE DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO EM AMBIENTE
Rotinas trabalhistas e arquivos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET: CRITÉRIOS DE QUALIDADE
Políticas de Backup FATEC – Americana
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
INFORMÁTICA BÁSICA.
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Fundamentos Arquivísticos
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
ACESSO A BASE DE DADOS.
Flauzilino Araújo dos Santos
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
Engenharia de Software
Documentos Digitais Aula 9.
Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo
Gestão Documental.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Documentos Digitais Aula 8.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Cidadania digital.
Documentos Digitais Aula 14.
Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial no formato de arquivo XML de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial e antimicrobianos.
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Documentos Digitais Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
GED – GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS,
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Mini-curso Informática Básica
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
Gestão de Documentos e Arquivos
Documentos Eletrônicos
Documentos Digitais Aula 6.
PROJETO GESTÃO DE VIAGEM Conceitos Treinamento Processo Digital &
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Trabalho de tic.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
Comissão de Gestão Fazendária - COGEF 2015 Espaço de Trabalho Corporativo.
TREINAMENTO CADA 2015 PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE TEMPORALIDADE DE ATIVIDADES-MEIO DA UNESP Me. Maria Blassioli Moraes Profa. Dra. Maria Leandra.
Componentes do Jornalismo Online
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Temas de Pesquisa para 2016 Prof. Elvis Fusco. Data Science e Big Data Analytics Estudo e aplicações do conceito de Data Science no desenvolvimento de.
Transcrição da apresentação:

Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3 Documentos Digitais Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3

Documentos Eletrônicos “Os documentos digitais possuem todas as características que compreendem a defini-ção de documento, podemos considerá-los válidos enquanto documentos.” (Humberto Innarelli, 2007, p. 26) O documento digital deve ser transmitido e conservado em formato digital ao longo do seu ciclo de vida na dependência do sistema informático em que foi criado. “A informação criada pelos computadores não era vista como um arquivo, mas como um dado.” (Vanderlei Santos, 2005, p. 24)

O documento digital para ser válido deverá ter confiabilidade não só da informação como também do sistema em que foi produ-zido; Torna-se essencial atribuir a cada docu-mento produzido ou transmitido elementos informativos que permitam a sua contextua-lização funcional e orgânica.

Possibilidades dos documento digitais Acesso, recuperação e transmissão; Base de dados; Documentos não lineares (hiper textuais) Maior flexibilidade (natureza volátil) Documentos dinâmicos

Aumento de iniciativas que incrementam o uso das novas tecnologias: E-gov: que abrange todas as iniciativas do governo federal voltadas para o uso da internet; Incentivo ao uso de softwares livres; Consultas públicas sobre programas do governo eletrônico.

GED ou GDE Gestão Eletrônica de Documentos: é o ins-trumento necessário a recuperação do mate-rial digitalizado. Gestão dos Documentos Eletrônicos: visa à gestão de documentos criados em meio ele-trônico e cujo o original permanece neste meio embora englobe os documentos digita-lizados

Elementos a levar em consideração: Descrição do sistema; Características físicas dos documentos; Links existentes; Software e hardware produtores; Períodos de conservação Obs: Nunca deverão abandonar o formato digital uma vez que perdem consistência e coerência informativa e probatória quando transpostos para outros tipos de suportes.

Neste contexto de avaliação dois aspectos essenciais devem ser vistos: Uma análise abarcando o conteúdo informativo dos documentos digitais; Uma análise técnica abrangendo as especifici-dades do sistema informático. Deve ser observado a existência de mas-sas documentais digitais acumuladas. Gestão de suportes / eliminação de docu-mentos para liberação de espaços e esta-belecimentos de regras para a preservação

Ciclo de Vida dos Documentos Digitais: Corrente: muito manipulado, são mantidos em discos rígidos quer em servidores, quer em ambientes individuais de trabalho. Intermediário: armazenamento secundário. Permanente: armazenamentos em locais específicos

Outros formatos documentais: Correio Eletrônico: Deve-se estabelecer regras de condutas; Políticas de procedimentos. Digitalização: Verificar a legalização da destruição dos originais.