Misturas e Soluções.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MASTER ANGLO DE ARARAQUARA (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS
Advertisements

Processos de Separação de Misturas
B SC SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Métodos de Separação de Misturas.
Tipos de separação de misturas
Trabalho de Química Análise Imediata.
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
-HOMOGÊNEA (SOLUÇÕES)
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
SEPARAÇÃO.
Separação de misturas.
Exercícios DE MISTURAS
Química –ENEM jozimar.com
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
Processo de Separação de Misturas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Substâncias e Métodos de Separação
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Processos de separação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Química.
Obtendo substâncias puras através de misturas
“Classificação da matéria”
Separação de Misturas.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Professora de CFQ - 7ºC - Escola Manuel de Figueiredo
Processos de separação de Misturas
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Conceitos Fundamentais
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
Aula 2 Lays Omena – Química.
Substâncias e Misturas
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação de misturas.
Separação de substâncias
SISTEMAS HETEROGÊNEOS: POSSUEM DOIS OU MAIS COMPONENTES E DUAS OU MAIS FASES. HOMOGÊNEOS: POSSUEM DOIS OU MAIS COMPONENTES E APENAS UMA FASE. SÃO TAMBÉM.
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA PROF. CARLOS.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
Processos de separação de Misturas
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
QUÍMICA TECNOLÓGICA Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
PROFA. DEBORA VILLARE 2015 TIPOS DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Aula III – Química geral
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Prof. DIEGO MAINARDI 1 1.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Aula: Processos de separação de misturas.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. João Batista de Castro.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Processos de tratamento da água
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA MISTURAS HETEROGÊNEAS – 2 fases ou mais Catação: Separação de sólidos de diferentes tamanhos, cores, formas...
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Métodos de Separação de Misturas
Separação de Misturas Prof. :André. Separação de misturas heterogêneas Sifonação: S/L e L/L.
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

Misturas e Soluções

MISTURA é a reunião de duas ou mais substâncias, sem que haja reação química entre elas, mantendo cada qual suas propriedades.

MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS Homogênea – quando não é possível distinguir as substâncias misturadas. Heterogênea – quando é possível distinguir as substâncias. Essas misturas apresentam fases distintas. Há misturas bifásicas, trifásicas, tetrafásicas, etc...

Conjunto de processos FÍSICOS que visam SEPARAÇÃO DE MISTURAS Conjunto de processos FÍSICOS que visam separar os componentes de uma mistura sem alterá-los.

MISTURAS HETEROGÊNEAS

FILTRAÇÃO Esse processo é utilizado para separar sólidos de líquidos. A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa.

DECANTAÇÃO Deixa-se a mistura em repouso até que o componente sólido tenha-se depositado completamente (sedimentação). Remove-se em seguida, o líquido, entornando-se cuidadosamente o frasco, ou com auxílio de um sifão (sifonação).

DECANTAÇÃO Para acelerar a sedimentação do sólido, pode-se recorrer à centrifugação, como ocorre de rotina na realização de exames de sangue, e separação dos componentes do leite.

FLOTAÇÃO Trata-se de um interessante processo de separação de misturas sólido-sólido. A mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente Mais denso, que se depositará. O líquido empregado não deve, contudo, dissolver os componentes. Veja o exemplo:

CATAÇÃO Método artesanal de separação de sólidos que formam uma mistura heterogênea. Exemplo: através da catação, se separa os feijões bons dos ruins, antes de cozinhá-los. PENEIRAÇÃO Separa sólidos maiores de sólidos menores, ou ainda sólidos existentes em suspensão em líquidos. VENTILAÇÃO Um jato de ar pode separar uma mistura de dois sólidos quando um é bem mais denso que o outro. Esse processo é utilizado nas máquinas de beneficiar arroz, nas quais ele é separado de sua casca por meio de jateamento de ar.

MISTURAS HOMOGÊNEAS

DESTILAÇÃO SIMPLES Para a separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquido, recorre-se comumente a destilação simples. O princípio do processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição; com isso o componente líquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir é resfriado, condensando-se, e o líquido é recolhido em outro recipiente.

DESTILAÇÃO FRACIONADA Para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido, recorre-se comumente à destilação Fracionada. Aquecendo-se a mistura em um balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e podem ser separados. O petróleo é separado em suas frações por destilação fracionada.

EVAPORAÇÃO Consiste na evaporação do solvente e consequente cristalização dos sais outrora diluídos, ou seja, deixa-se o líquido evaporar e o sólido sobra no recipiente. Exemplos: salinas.

FUSÃO FRACIONADA Esse processo consiste em separar dois sólidos que apresentam diferentes pontos de fusão. CENTRIFUGAÇÃO É usada para separar materiais de densidades diferentes. A mistura é colocada num aparelho chamado centrifugador, que imprime um movimento de rotação rápida, empurrando o mais denso para o fundo.

SOLUÇÕES São todas as misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Um pouco de sal misturado à água. Dizemos que o sal é o soluto, ou seja, a substância que está sendo dissolvida, e a água é o solvente, ou seja, a substância que está dissolvendo outra. Uma colher de álcool misturada a um copo de água. Neste caso, o álcool é o soluto, e a água é o solvente.

SOLUÇÕES Se uma solução apresenta pequena quantidade de soluto em relação à de solvente, dizemos que a solução é diluída. Se a quantidade de soluto é relativamente grande, dizemos que a solução é concentrada. Solução saturada é aquela que não permite que se adicione mais soluto sem que ele se precipite.

SOLUÇÕES A água é um solvente excelente. Substâncias como sais minerais e açúcares são transportadas pela água, garantindo uma distribuição dessas substâncias pelo corpo do animal e da planta.

SOLUÇÕES Podemos saber se uma solução é muito ou pouco concentrada por meio da grandeza concentração, definida como a massa de soluto dividida pelo volume da solução. Concentração= Massa de soluto presente na solução Volume da solução m C = v