Controlo da poluição de água

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentos Económicos e Financeiros
Advertisements

INTRODUÇÃO Gestão Integrada de Recursos Hídricos para Organizações Gestoras de Recursos Hídricos.
Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Monitoria de recursos hídricos, uso de água, poluição e cumprimento
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Gestão Integrada de Recursos Hídricos
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
Desenvolvimento Sustentável
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Meio Ambiente e Desenvolvimento
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
enquadramento de corpos de água
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
I - a água é um bem de domínio público;
Promovido pela C&M Software
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
Auditoria da Qualidade
Política Nacional de Meio Ambiente
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Cobrança pelo Uso da Água
ENQUADRAMENTO DE CORPOS HÍDRICOS
António Gonçalves Henriques
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 E. Maranhão Material elaborado para discussão n.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Política Nacional do Meio Ambiente
Arquitetura de Segurança da Informação.
Profa. Dra. Renata Medici
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Dez questões polêmicas na Gestão de Recursos Hídricos
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
Parte III Gestão Ambiental.
DL 77/2006 – Transposição dos Anexos da DQA Este documento não tem os anexos completos. Os slides foram baseados nos Anexos da transposição da Directiva.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
4.4 Implementação e Operação
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Transcrição da apresentação:

Controlo da poluição de água GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Objectivos de Aprendizagem Estabelecer uma base para a gestão de poluição de recursos hídricos. Entender as abordagens e opções incluindo os passos para planificar medidas de controlo da poluição. Intervenções de gestão, ferramentas e instrumentos necessários para responder aos objectivos de controlo da poluição.

Introdução A gestão de recursos hídricos relacionada com manutenção de quantidades adequadas de água de qualidade adequada; O controlo da poluição de água é provavelmente uma das funções de GRH menos efectiva; O problema da poluição crescer com a urbanização, industrialização e crescimento da população.

Discussão Porque é que falamos muito mas parece não haver muita acção? Qual o significado de poluição na sua bacia. Conhece-se os maiores poluidores? Quantos recursos estão cometidos poluição de água?

Quais os meus objectivos em relação a GRH e poluição? A extensão dos problemas de poluição é conhecida e o progresso é medido. Conhecer os maiores poluidores e são geridos através de um sistema de licenças.

Identificação e análise inicial dos problemas Avaliar as tendências (para a qualidade e quantidade) em termos de necessidades de água. Identificar as áreas problemáticas que requerem intervenção. Priorizar os problemas de qualidade: Impacto económico Impacto na saúde humana Impacto no ecossistema Duração do impacto Tipo de poluição Extensão geográfica do impacto

Protecção de recursos hídricos subterrâneos Nem sempre aparente que houve ou existe impacto negativo Limpeza custa muito dinheiro e demora muito tempo Boa parte dos recursos hídricos usados. Identificar ameaças a água subterrânea Grande ou pequeno Ponto ou fontes difusas Poluentes que conservam ou degradam

Política de poluição de água As referencias nas políticas estão espalhadas: Legislação ambiental Gestão de recursos hídricos Regulamentação de saúde pública Políticas são intenções políticas com real impacto na gestão pratica de poluição.

Princípios no controlo da poluição de água Prevenir em vez de remediar Uso do principio de precaução Aplicar o principio de o poluidor-paga Aplicar padrões e regulamentos realísticas Encontrar um equilíbrio entre instrumentos económicos e regulamentação Aplicar a gestão do controlo de poluição ao nível local mais apropriado Estabelecer de mecanismos para a integração entre sectores

Identificar poluição de água A poluição pode ser dividida em duas categorias: Poluição de fonte ponto Poluição de fonte não-ponto ou difusa Opções no controlo Afluentes, Emissões Corpo de água Corpo de água é complexo Descargas de não-ponto requerem coordenação com outros sectores.

Intervenções de Gestão Intervenções apropriadas Políticas e legislação Planificação da bacia e medidas de coordenação entre sectores Preparar / ajustar regulamentos Actualizar de instrumento de gestão Monitoria Implementar da legislação Treino e disseminar informação Definir objectivos a longo prazo

Análise das capacidade actuais Potencial e constrangimento Quadro institucional adequado Numero e adequação de pessoal Disponibilidade de pessoal novo relevante Disponibilidade de recursos financeiros Necessidade de capacitação de pessoal Relação entre a gestão da bacia e a administração política a nivel da OBH.

Plano de acção da poluição de água Desenvolver um ambiente favorável, políticas, legislação nacional, regulamentos, legislação local Desenvolvimento de um quadro institucional que permite a interacção e acção perto da fonte Acções para melhorar a planificação e priorização e aplicação de capacidades de gestão das OBH decidirem em acções alternativas e causarem mudanças.

Implementação Controlo da poluição de água não faz sentido se o plano não é implementado. Pode ser necessária o faseamento da implementação Indicador para medir o progresso.

Ferramentas e instrumentos de gestão Regulamentos e procedimentos de gestão Padrões de qualidade de água Instrumentos Económicos Sistemas de Monitoria Permissão de Descargas Ferramentas de modelação para a qualidade de água Avaliação do Impacto Ambiental

Condições típicas para licenciamento Padrão de águas sujas a serem descarregadas Volume máximo permitido (por dia e hora) Monitoria da qualidade e fluxo de aguas contaminadas Necessidades de relatórios e manter fichas Cobranças para cobrir custos de monitoria e inspecção Condições relevantes conforme as circunstancias específicas

Financiamento da implementação Donde vem o dinheiro?

Como estamos? Conhece-se a extensão da poluição de água de superfície e subterrânea? Os poluidores estão licenciados conforme os regulamentos? Cumpre-se com as condições nas licenças?

OBRIGADO