INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia R/XP.
Advertisements

XP EXTREME PROGRAMMING
Uma metodologia inovadora…
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Análise e Projeto de Sistemas I
Gerenciamento de Pessoal
Extreme Programming(XP)
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Modelos de processo de software:
um processo ágil de desenvolvimento de software
XP em Ambientes de Pesquisa André Germano Regert.
Programação eXtrema Desenvolvendo Software com Qualidade e Agilidade
FDD.
Chapter 1 Agile in a Nutshell (Ágil em uma casca de noz)
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
Extreme Programming.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Washington Sena de França
Desenvolvimento Ágil aplicado aos Projetos de Software
Engenharia de Software
Raoni de Oliveira Franco
Introduzindo Refatoramento a Metodologias Tradicionais Tiago Massoni Workshop de Artigos TAES3 19/08/2003.
Visão Geral sobre o XP – eXtreme Programming
Técnicas e Projeto de Sistemas
XPRecife Madson Menezes Costa Ricardo de Oliveira Cavalcanti.
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Visão Geral sobre o XP – eXtreme Programming
Um Processo de Desenvolvimento de Software para Uso no Ambiente Acadêmico.
eXtreme Programming Metodologia XP
EXTREME PROGRAMMING XP.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
Agile Game Process Metodologia Ágil para Projetos de Advergames Allan Araujo
“A Evolução de XP” segundo Kent Beck – Parte 1 O que mudou nesses 5 anos? Danilo Toshiaki Sato
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.
Trabalho de PAW Scrum Nome: Jaila Cíntia.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
1 Programação eXtrema uma solução radical Seminário de Engenharia de Software Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação 15 de maio de 2001.
Relatório do Release 1 “Se um projeto não tem riscos, não o faça.” De Marco.
Extreme Programming João Gabriel Pedro Ramos Renan Santos.
Metodologias Tradicionais Ágeis Manifesto Ágil 2001.
Modelos de Processo de Software eXtreme Programming André DrummondRA Danilo BenzattiRA MO409 – Engenharia de Software Profa. Eliane Martins.
Copyleft Fabio Kon1 Metodologias de Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos Prof. Fabio Kon Departamento de Ciência da Computação IME / USP 10/8/2004.
Aplicativos Web – Web Design
Aplicativos Web – Web Design
Introdução à modelagem orientada a objetos
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Aplicativos Web – Web Design Ensino Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos - Métodos Ágeis – Extreme Programming Rogério Lacerda
EXtreme Programming Grupo Pará.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias.
Introdução à modelagem orientada a objetos
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Continuação Modelagem Orientada a Objetos Técnico Subsequente.
O uso de XP em uma Organização CMM 2 Renata Endriss
EXtreme Programming Eduardo Aranha.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
Agile Modeling Júlio Lins – Junho / 22 Agile Alliance Em 2001, reune-se um grupo de representantes das metodologias eXtreme Programming, SCRUM,
Joaquim Oliveira Grupo de Estudos em Processos 25/06/2002 Comparação entre Metodologias de Desenvolvimento.
Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora
METODOLOGIA XP (Extreme programming) UMC - Universidade de Mogi das cruzes Mogi das Cruzes – SP Abril 2016.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (eXtreme Programming) Pós-Graduação em Engenharia de Software

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína O que é o XP? Metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual. Criar sistemas de melhor qualidade. Identificou o que tornava simples e o que dificultava o desenvolvimento de software.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Como fazer? Pequeno conjunto de valores e práticas A Programação Extrema é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e utilizadas na atualidade. Desenvolvidas para: Equipes médias e pequenas (2 a 12 pessoas); Baseada em cinco valores, alguns princípios e várias práticas que ocorrem no decorrer das atividades;

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Comunicação CoragemFeedbackRespeitoSimplicidade

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Comunicação VS Para que um projeto seja um sucesso é necessário muita interação entre as equipes: programadores, clientes e treinador;

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Coragem “A única constante em um projeto de software é a mudança” Alterar um código em produção sem causar bugs, com agilidade, exige muita coragem e responsabilidade;

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Feedback Quanto mais cedo descobrimos um problema, menos prejuízos ele pode causar As respostas às decisões tomadas devem ser rápidas e visíveis.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Respeito Dá sustentação a todos os demais valores Todos têm a sua importância dentro da equipe e devem ser respeitados e valorizados.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Simplicidade Apenas aquilo que é claramente necessário É um dos valores mais importantes. Normalmente o que o cliente quer é mais simples.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Papéis

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programadores Treinador (ou coach) Acompanhador (ou tracker) Cliente Papéis...

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programadores Foco central da metodologia, mas sem hierarquia.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Treinador (coach) Pessoa com experiência no time, é responsável por lembrar aos outros das práticas e valores do XP.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Acompanhador (tracker) Responsável por trazer informações que mostrem o andamento do projeto que ajudem a tomar decisões de implementação.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Cliente O Cliente faz parte da equipe!!

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Práticas

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína TestesRefatoração Programação Pareada (em pares) Propriedade Coletiva Integração Contínua Semana de 40 horas Cliente junto aos desenvolvedores Padronização do código Práticas...

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Testes Desenvolvimento orientado a Testes Os testes garantem uma segurança para aplicação, eles informam se o código continua produzindo os mesmos resultados.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Refatoração Conjunto de técnicas para simplificar, melhorar o código!

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programação em Pares Enquanto um programador digita, o outro observa, pensa em melhorias, alternativa.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Propriedade Coletiva O código é de todos e ninguém precisa de permissão para modificá-lo Não pertence a um único programador.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Integração Contínua Depois de testada, cada nova funcionalidade deve ser imediatamente sincronizada entre todos os desenvolvedores.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Semana de 40 horas Trabalhar com qualidade Programação não rende se o programador não estiver descansado e disposto.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Cliente junto O cliente não é alguém de fora e sim um membro da equipe.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Padronizações Se o time seguir padrões pré-definidos de codificação, mais fácil será manter e entender o que já está feito, reforçando a comunicação.