O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Advertisements

Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Prof. Dirce Stein Backes
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Disciplina de Atenção Primária da Universidade de São Paulo
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Políticas Sociais em Saúde Pública
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Noções de administração em enfermagem II
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Política Nacional de Saúde do Idoso
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Como funcionam as unidades de saúde da familia
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Prof. Ms. Silvana Barbosa Pena
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
ESF Integralidade da assistência
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Controle de Infecção Hospitalar
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Processo de Cuidar I Níveis de Atenção/Níveis de Cuidado
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O Trabalho em Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ANÍSIO TEIXEIRA
As Atribuições do Enfermeiro do Trabalho
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
DISCIPLINA PROFESSORA
Recursos Humanos em Odontologia
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR
Transcrição da apresentação:

O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA.

CONCEITO: É uma ciência humana, de pessoas e de experiências com campo de conhecimento, fundamentações e práticas de cuidar dos seres humanos que abrangem desde o estado de saúde aos estados de doença, mediadas por transações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas.

Segundo Wanda de Aguiar Horta “ É a ciência e a arte de assistir ao ser humano( indivíduo, família e comunidade) no atendimento de suas necessidades básicas; de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, de recuperar, manter e promover sua saúde em colaboração com outros profissionais”.

O que é assistir em Enfermagem? “ É fazer pelo ser humano tudo aquilo que ele não pode fazer por si mesmo: ajudá-lo ou auxiliá-lo, supervisioná-lo ou encaminhá-lo a outros profissionais” (HORTA, 1979).

O que faz a Enfermagem? Enquanto ação social é uma atividade realizada por pessoas: Cuida da vida De pessoas doentes Da Morte Do meio ambiente

Proteção à Saúde Educação em Saúde: Higiene da habitação/ambiental; Higiene alimentar, escolar e do trabalho;

Promoção à Saúde Educação em Saúde: Nutrição Educação Sanitária Controle de natalidade Padrões de saúde vivencial, escolar e do trabalho

Prevenção das doenças Vacinação; Planejamento familiar; Notificação de doenças e agravos à saúde; Prevenção de acidentes e doenças crônicas.

Atendimento das pessoas doentes Hospital Domicílio AÇÕES CURATIVAS Atendimento das pessoas doentes Hospital Domicílio Reabilitação – a enfermagem atua reintegrando a pessoa à sociedade nos aspectos físico, mental, social e vocacional.

Na Área de Ensino Formação profissional; Preparação Prática (qualificação profissional); Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

UNIVERSITÁRIA Administrativa gerenciamento de órgãos de enfermagem em instituições públicas ou privadas; chefia de serviços e unidades de enfermagem

Assistencial Consultas e prescrições de enfermagem Cuidados a pacientes graves e que necessitam de cuidados de maior complexidade tecnológica

Técnica Consultoria; Auditoria e emissão de parecer relacionados a enfermagem; Planejamento, execução e avaliação de programas de assistência a saúde; Prevenção e controle de infecções hospitalares; Prescrição de medicamentos definidos pelos programas para controle das doenças transmissíveis e nos programas de vigilância epidemiológica;

Ensino atua nas escolas de enfermagem nos três níveis bancas examinadoras de concursos na área de enfermagem programas de aprimoramento do pessoa de saúde e treinamento de pessoal para operar equipamentos.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM prestações de cuidados de enfermagem as pessoas em geral e a paciente em estado grave; colabora no planejamento das atividades de enfermagem, ns prevenção de infecções hospitalares; controle de doenças transmissíveis e de danos físicos durante a assistência de saúde, sob a supervisão do enfermeiro.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM Execução de cuidados de rotina: preparo de pacientes para consultas, exames e tratamento; Aplicação de medicamentos, vacinas, esterilização de materiais; Prestar cuidados de higiene e conforto, servir alimentação, zelar pela limpeza e ordem de equipamentos e materiais do ambiente terapêutico, etc.

O que estuda a enfermagem? No Brasil a enfermagem é exercida pelo Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem. A Lei do Exercício Profissional Nº 7.498/86 – regulamenta a profissão de enfermagem no Brasil.

Formação do enfermeiro Duração de cinco anos. Disciplinas do curso básico – comuns a todos os cursos da saúde: anatomia, fisiologia, bioquímica,microbiologia,farmaco, psicologia e antropologia. Introdução e história da Enfermagem

FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO Disciplinas do Ciclo Profissional Arte, Fundamentos e História da Enfermagem; Enfermagem em clínica médica e cirúrgica,centro de tratamento intensivo, emergência, psiquiatria, doenças transmissíveis, obstetrícia e pediatria. Na área de saúde e prevenção de doenças(enfermagem em saúde pública - saúde da comunidade, coletiva e ambiental).

Legislação em saúde/ Enfermagem Metodologia da Pesquisa Continuação... Saúde Mental Legislação em saúde/ Enfermagem Metodologia da Pesquisa Administração em Enfermagem Algumas escolas/faculdades de enfermagem acrescentam a seus currículos outras disciplinas como ecologia humana, práticas alternativas de saúde e atenção a grupos especiais( idosos, menores carentes, prostitutas, detentos,etc).