Avaliação do Desempenho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Apresentação da proposta do
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Decreto Regulamentar 2/2008
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
A Investigação Educacional em Portugal
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
AUTOAVALIAÇÃO.
P: Quem avalia os professores?
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Objectivos Individuais Artigo 9º - Decreto Regulamentar nº2/2008 Ponto 2: Os objectivos individuais são formulados tendo por referência os seguintes itens:
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Auto-diagnóstico do CID
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Desenvolvimento Curricular
Departamento do Ensino Secundário
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Medidas educativas para alunos com NEE
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Procedimentos de referenciação e avaliação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
Formação de Avaliadores Externos Formador: Mª José Mariano
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
RESULTADOS DO INQUÉRITO PROFESSORES DO AGRUPAMENTO Professores do Agrupamento = 162 Inquéritos analisados = 82 Legenda: Agree = Concordo Partially Agree.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Módulo 4 – Legislação desportiva
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

Avaliação do Desempenho Formação de Formadores Avaliação do Desempenho Acção 6 Módulo 5 OS OBJECTIVOS INDIVIDUAIS NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

REFERENCIAIS DOS OBJECTIVOS INDIVIDUAIS Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho REFERENCIAIS DOS OBJECTIVOS INDIVIDUAIS Art.ºs 8º, 9º e 10º do DR 2/2008: PROJECTO EDUCATIVO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES PLANO CURRICULAR DE TURMA OS INDICADORES DE MEDIDA PREVIAMENTE DEFINIDOS OS OBJECTIVOS INDIVIDUAIS

Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho O que são e quais são os objectivos individuais? 1 — Os objectivos individuais são fixados, por acordo entre o avaliado e os avaliadores, através da apresentação de uma proposta do avaliado no início do período em avaliação, redigida de forma clara e rigorosa, de modo a aferir o contributo do docente para a concretização dos objectivos constantes da alínea a) do artigo anterior.

A melhoria dos resultados escolares dos alunos; Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho QUAIS OS ITENS DE REFERÊNCIA? 2 — Os objectivos individuais são formulados tendo por referência os seguintes itens: A melhoria dos resultados escolares dos alunos; b) A redução do abandono escolar; c) A prestação de apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem; d) A participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão do agrupamento ou escola não agrupada;. Continua

(…) e) A relação com a comunidade; Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho QUAIS OS ITENS DE REFERÊNCIA? (…) e) A relação com a comunidade; f) A formação contínua adequada ao cumprimento de um plano individual de desenvolvimento profissional do docente; g) A participação e a dinamização: i) De projectos e ou actividades constantes do plano anual de actividades e dos projectos curriculares de turma; ii) De outros projectos e actividades extracurriculares. Continua

Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho QUAIS OS ITENS DE REFERÊNCIA? (…) 3 — Os itens referidos nas alíneas a) e b) do número anterior são fixados anualmente nos termos do n.º 1 sendo objecto de avaliação nos termos do artigo 5.º 4 — Na falta de acordo quanto aos objectivos a fixar prevalece a posição dos avaliadores.

Grau de cumprimento dos objectivos individuais Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho QUAL O IMPACTO DO GRAU DE CUMPRIMENTO DOS OBJECTIVOS INDIVIDUAIS NA CLASSIFICAÇÃO? Artigo 10º DR 2/2008 Grau de cumprimento dos objectivos individuais Em todos os parâmetros de avaliação em que haja lugar à fixação de objectivos individuais nos termos do artigo anterior, o grau de cumprimento desses objectivos constitui referência essencial da classificação atribuída.

Como definir os objectivos individuais? (Metodologia SMART) Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho Como definir os objectivos individuais? (Metodologia SMART) Os objectivos devem ser: Específicos (Specific): claros sobre o quê, onde, quando e como se desenvolverá a acção; Mensuráveis (Measurable): de forma a que seja possível quantificar as metas e os benefícios; Realizáveis (Achievable): de forma a que sejam alcançáveis; Realistas (Realistic): de forma a que se ajustem à realidade e aos recursos e meios disponíveis ou mobilizáveis; Limitados no Tempo (Time bound): estabelecidos para um período de tempo como horizonte da sua realização.

Objectivos Individuais e Avaliação do Desempenho Exemplificando: “combater o insucesso e o abandono escolar” Objectivo político nacional Objectivo de escola Aumentar o nível de sucesso escolar (PEE) Quais os factores de insucesso nas minhas turmas Que atitudes, comportamentos e competências devo desenvolver para alcançar o meu objectivo Objectivo individual: Aumentar o nível de sucesso escolar nas minhas turmas

Actividade Prática 1 (2º dia) Definição dos Objectivos Individuais enquadrados no PDP de acordo com as metas e objectivos do PEE/PAA/PCT da escola