Projecto “Quero Ser Professora de EF” 2º Ciclo em Ensino de EF Nos Ensinos Básico e Secundário Projecto “Quero Ser Professora de EF” Prof. Nuno Côrte-Real Ana Rita Pacheco
1 - Necessidade que eu sinto que tenho a desenvolver para ser uma melhor professora de EF. Identificar esse problema e partilhá-lo. O balanço entre a afectividade e a regra. Ao leccionar e comunicar com os alunos, não pretendo ser agressiva, mas transmito inconscientemente essa ideia.
Forma de abordar os alunos. b) Enumerar as manifestações visíveis desse problema. Forma de abordar os alunos. EX: Quando vejo gozo de miúdo para miúdo fico “verde”. Todas as relações pessoais que mantenho. EX: “Vou-te dar um saco de pedras, já que respondes sempre com 7 pedras nas mãos”. O meu lado afectuoso só é praticamente transmitido a alguns alunos, na emissão de feedbacks personalizados, com medo de lhes causar constrangimento.
Sentido de justiça muito apurado; c) Identificar as causas da origem e persistência/manifestações desse problema. A minha postura defensiva, devido à falta de confiança; Sentido de justiça muito apurado; Medo constante de perder o controlo da turma e de os deixar “amotinarem-me” a aula. Resultado: criei uma postura defensiva, que não se permite a ser desafiada ou injustiçada, mas que necessita de ser atenuada.
d) Ver características minhas que me ajudem a melhorar/resolver este problema. Sociável Justa Liberal Amiga do amigo Boa capacidade de comunicação.
2 - Enumerar um objectivo claro, quantificável, realista e balizado no tempo. Conseguir contrabalançar melhor, no final das práticas pedagógicas deste semestre (em Junho), as duas fases da assertividade, tentando ser menos agressiva e mais afectuosa em pelo menos 50% das situações, nas últimas 4 aulas da prática pedagógica, nas quais a minha assertividade enquanto professora seja posta em causa.
3 - Que passos tenho de dar para cumprir o objectivo? Solicitar vídeos meus a leccionar, identificar as situações em que não fui “assertiva” e apontar num diário de bordo uma solução para aquela situação que esteja mais de acordo com o objectivo que pretendo alcançar. Reflectir antes das últimas 4 aulas a leccionar. Continuar a solicitar a opinião dos meus colegas de turma.
Agradecimentos Marcos Vidal Andreia Fernandes Frederico Moreira Sérgio Oliveira Márcia Antunes Patrícia Gomes (Programa de Doutoramento “Ser Professor”)
Obrigada pela Atenção!