O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF 29-4-2010 Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Advertisements

PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Avaliação do Desempenho
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Plano de Formação para os professores nas escolas
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Actividades do Formador
Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância
Seminário Pedagógico "O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação" “Os E-Portefólios como estratégia para o Processo de Reconhecimento.
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Estudo de Os Jovens e a Política Castelo de Vide 1 a 7 de Setembro.
Elementos básicos sobre o Processo RVCC
A Investigação Educacional em Portugal
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Vera Lúcia Regina Maria
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Formação Inicial de Formadores
Avaliação de desempenho dos docentes
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Práticas no ensino da língua
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.

O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
Outubro de 2008.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Mercados de trabalho e competências profissionais
OBJETIVOS Objetivo Geral
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Curso de Educação e Formação de Adultos
Projeto de Educação para a Saúde
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal
Psicologia da Educação
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
Transcrição da apresentação:

O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas

Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional 1 - Desenvolvimento do Projecto 2 - Balanço e Perpectivas Futuras

Formação Contextualizada Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Porquê?

Porque Sabemos A sexualidade é uma das componentes essenciais do corpo, da vida e das relações interpessoais dos seres humanos. Faz parte integrante do nosso crescimento, das nossas aprendizagens, da nossa socialização.

Formação Contextualizada PORQUÊ?

Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Duplo objectivo: - Capacitar os/as formadores/as para o desenvolvimento de programas de educação sexual para os jovens e adultos; - Inovar nas metodologias, desenvolvendo trabalho de projecto no contexto organizacional nos 5 centros envolvidos.

1990 – Integrou-se esta temática no módulo de promoção da saúde 2008 – Edição do Referencial – A Educação sexual no Contexto da Formação Profissional A Educação Sexual no Contexto da FP

Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional 1- Desenvolvimento

Fases Set Out Nov15 Dez Seminários 1ª fase- Selecção de um Centro por DR 2ªfase – Constituição de 2 grupos de formação 3ª fase Formação presencial APF - 30H 4ª fase – Elaboração de Projectos e execução de algumas actividades - 18H Consultoria APF 5ª fase – Apresentação dos projectos – 12H Cronograma

Cooperação e Empenhamento 5 DRS APF CFP Braga CFP Portalegre CEFP Arganil CFP Faro CFP Seixal APF

Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional -Mais de 40 profissionais de formação envolvidos -mais de 600 formandos/as e formadores/as Participantes envolvidos/as

Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Constrangimentos: Só cinco participantes com vínculo. O que implicou um esforço enorme de horas de trabalho acrescido para os/as formadores/as externos/as sem qualquer remuneração.

Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Constrangimentos Trabalhar a temática da educação sexual implica não só competências técnicas na àrea da saúde mas também ao nivel dos valores e das atitudes, está ligada à pessoa no seu todo. Mais tempo de formação.

Projecto: A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Constrangimentos - Curta duração do projecto: Outubro a Dezembro (inicialmente previsto para dar início em Abril)

2- Balanço e Perspectivas Futuras O que fazer para dar continuidade a este trabalho e não ficar apenas como uma acção pontual?

Balanço e Perspectivas Futuras – Formandas Formandos Total

Balanço e Perspectivas Futuras 2009 – Desistências: - Maternidade e Paternidade - Assistência à Família 220 Formandas 28 Formandos

Balanço e Perspectivas Futuras Monitorizarmos melhor a nossa intervenção, para termos mais dados sobre as causas de abandono.

Balanço e Perspectivas Futuras Os levantamentos de necessidades nos cinco centros: - Formandos/as jovens e adultos - Formadores/as e técnicos/as Provam a necessidade de Acções de Educação Sexual na FP

Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 90/2001 Define medidas de apoio social às mães e pais estudantes, Tendo como objectivo prioritário o combate ao abandono e insucesso escolares. ?

Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 90/2001 Estão abrangidos as mães e pais estudantes do ensino básico e secundário, o ensino profissional ou o ensino superior, em especial as jovens grávidas, puérperas e lactantes. ?

Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 90/2001 Direitos de ensino - Um regime especial de faltas - A realização de exames em época especial Direitos de Preferência - Na admissão dos filhos em equipamentos públicos ?

Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 60/2009 Estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos do ensino básico e do ensino secundário. ?

Balanço e Perspectivas Futuras Educação Formação Lei nº 60/ Carga horária anual, não inferior a 12 horas para o 3º ciclo do ensino básico e secundário. - Criação de gabinetes de apoio e informação no âmbito da educação para a saúde e educação sexual ?

Balanço e Perspectivas Futuras O que fazer para dar continuidade a este trabalho e não ficar apenas como uma acção pontual?

Balanço e Perspectivas Futuras 1- Propomos a criação de um grupo de trabalho, que prepare uma proposta legislativa, que possa dar ênfase à obrigatoriedade da implementação da educação sexual no contexto da formação profissional.

Balanço e Perspectivas Futuras 2- Para a rede de Centros do IEFP: - Formação de Formadores/as, utilizando o Referencial de Formação Contínua A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional - Construção de materiais didácticos orientados para os nossos públicos.

Balanço Final Foi muito gratificante ter coordenado este projecto, ver o empenhamento e a criatividade das equipas, constatar como no Portugal de hoje, é possível debater a temática da sexualidade de forma aberta e livre. Obrigada!