7º + 8º + 9º ANO MARCIANOS + SUN FLASH PEDRO AJUDA + VICTOR PALMINHA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

EPRM-RacingEnergy Isaac Tomé Ferreira Duarte
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Venusianos Alunos: Caio Rodrigues Gilson Silva João Soares Numa época em que os problemas.
Escola secundária Martins Sarmento
WHEELS LIGHT Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro
Laurinda da R. B. Roque INSTITUTO DE S. TIAGO – Cooperativa De Ensino C.R.l. Sobreira Formosa – Castelo Branco 6º ano – Educação Visual e Tecnológica Fornalhas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Solcar Jorge Novo EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria º ano do curso Profissional de Electrónica de.
Corre ao Sol. António Ferreira
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
César Paulo Moreira Leite
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
MARCIANOS + As Amiguinhas
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CPT 3 Alunos: Cátia Almeida; Pedro Santos; Telmo Costa Professores: Ana Paula Fernandes;
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Sol de Canelas José Joaquim Santos
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Solar Moche Nuno Monteiro / Vitor Soares Escola Secundária Campos Melo
Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
Como montar um computador
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tecnoteam Cátia Nunes; Daniela Rodrigues e Diogo Cachitas (3º ciclo) Prof. Educação Tecnológica.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este é um projecto gémeo do da equipa “Os Ultravioletas”. O protótipo é uma evolução do.
Pico de Regalados Manuel Flores
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Pedro Jorge Cruz Carneiro Fernandes EBS de Velas Velas - Açores 8ºAno (Ed.Tecnológica.; Matemática; F.Q.; L. Portuguesa) NO CO
Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos Rinchoa, Lisboa 6.ºB e 6.ºC; disciplinas: Língua Portuguesa, Área de Projecto, Matemática, Ciências Naturais.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
VICTOR PALMINHA + PEDRO AJUDA ESCOLA,2,3, D. FRANCISCO MANUEL DE MELO AMADORA - LISBOA 5º + 6º ANO MARCIANOS + BRAZINHA
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Tugas Alunos: Bruno Gonçalves, Diogo Teixeira, João Neto, Pedro Castro e Wilson Fialho.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Stuarts Alunos: Guilherme Cunha, Kun Xin Zhou, Mafalda Ferreira e Sara Filipe. Professores:
Transcrição da apresentação:

7º + 8º + 9º ANO MARCIANOS + SUN FLASH PEDRO AJUDA + VICTOR PALMINHA ESCOLA,2,3, D. FRANCISCO MANUEL DE MELO AMADORA - LISBOA 5 + 2 7º + 8º + 9º ANO

Escolha de alguns materiais reciclados a utilizar no chassis/carroce-ria, na transmissão e respectiva colocação.

ESTUDO DO ESPAÇO DE CARGA! A NOVA “CARROÇARIA E CHASSI, CONSTRUIDA COM A ESTRUTURA DAS TENDAS E DE PAPAGAIOS. O chassis, tipo ‘roll cage’, feito de varas de carbono e fibra de vidro, deu uma rigidez e uma leveza muito grandes a este protótipo. Respeitaram-se os espaços de carga exigidos pelo regulamento do concurso. As rodas estão suportadas por rolamentos de agulhas (transformadas) de leitura de discos rígidos FINALMENTE O“CHASSI”!

Desmontando uma “torre” dum computador. Rapidamente descobriram a técnica mais adequada. Precisamos deste “Braço” para apoio das rodas da frente. Encontrámos rolamentos e muitas outras peças!

Temos de escolher dentes iguais e diâmetros diferentes

OS ALUNOS FICARAM A CONHECER A ESTRUTURA E INTERLIGAÇÃO DOS COMPONENTES DOS EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS. 1- Rodas p/ carros e decoração. 2- Rolamentos ( p/ reduzir o atrito). 3- Rolamento de agulha p/ suporte da roda. 4- Motores eléctricos. 5- Fios condutores da electricidade 1 2 3 4 5 6

Até já tinha-mos construído umas caixas redutoras, mas para este carro não serviam!

Foi muito difícil acertar a opção energética, com a obrigatoriedade de inclusão da célula de 2V a 500mA, pois estas alem de não serem muito “boas de arrumar”, estão esgotadas no mercado.

Tinha-mos já optado por células de 5V a 140mA que ligámos em paralelo de duas e depois em serie de sete, mais uma composta de duas de 2v a 5oomA e uma de 5V a 140mA de forma a obter um conjunto o mais semelhante possivel aos outros

Sabemos que para se ligar uma ‘pilha’ de células elas terão de ser equilibradas, e pelas experiências que fizemos mesmo com mais células por vezes a corrente era mais fraca. Mesmo assim conseguimos uma fonte de energia com 10V e 1,3A, 13W, o que para o peso do nosso carro nos parece um bom resultado.

Na nossa escola temos 320 alunos inscritos no clube de Ciência e Tecnologias ( 5º,6º,7º,8º e 9ºanos), dos quais, 40 foram os mais assíduos, devido ao seu horário ser compatível com o do Clube, enquanto os restantes só esporadicamente tiveram possibilidade de participar nas actividades, pelo que foi necessária a formação de grupos de 4 alunos, os quais desenvolviam o projecto em casa e nas disciplinas de Formação Cívica (2º Ciclo), Área de Projecto, Educação Visual e Educação Tecnológica. Todos os alunos do clube tiveram de estudar um tema relacionado com a problemática do «Aquecimento Global» e das energias renováveis, temas esses que facilitaram a escolha dos alunos para representar a escola na corrida na pista Frei Gil.

Foi entregue aos alunos candidatos a representar a escola no RALI SOLAR,os sítios do Centro Ciência Viva, da spes, do LNEG, da Fundação EDP e Museu da Electricidade, Instituto EDP e fotocopiou-se do “GUIA DA ENERGIA” a matéria mais adequada ao nível escolar dos alunos. Foi feito um levantamento em todas as turmas (24) dos alunos com as capacidades mais adequadas a trabalhar/desenvolver os temas abordados no guia. Os alunos que apresentarem os trabalhos dentro do prazo estabelecido (9 de Maio)vão numa visita ao MUSEU DA ELECTRICIDADE no dia 14 de Maio.

GRAÇAS AO TRABALHO DE TODOS OS ALUNOS DO CLUBE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS, FOI POSSÍVEL ENCONTRAR AS PEÇAS MAIS ADEQUADAS PARA CONSTRUIR O PROTÓTIPO. COMO SE PODE VERIFICAR UTILIZOU-SE RESTOS DE MATERIAIS E COMPONENTES DOS EQUIPAMENTOS, APRENDENDO OS ALUNOS A AVALIAR AS CARACTERÍSTICAS DESTES MATERIAIS. PARA AUMENTAR A CULTURA TÉCNICA DOS ALUNOS,PROCUROU-SE DESENVOL-VER UMA ESTRUTURA COM MECANISMOS,O QUE PERMITE AOS ALUNOS APERCEBEREM-SE DA IMPORTÂNCIA DA INTERLIGAÇÃO DOS VÁRIOS COMPONENTES. COM ESTA SOLUÇÃO CHAMÁMOS A ATENÇÃO PARA O AUMENTO DA MASSA DO CARRO,PELO QUE, SERIA NECESSÁRIO UMA DESMULTIPLICAÇÃO MAIS CUIDADA.

A produção do nosso carro será possivel se se reciclarem os materiais devidos, normalizando os mesmos. Algumas peças a exemplo das caixa redutoras que já fabricamos para outras escolas, poderão ser feitas em serie. Os nossos projectos têm sido divugados pelas escolas da nossa zona e não só., colaboramos com o Centro de Ciência Viva e outras instituições. Damos apoio técnico e logístico a nuitas escolas do país que nos contactam quer por mail quer pessoalmente.

Foram feitas aprendizagens ao nivel da utilização de ferramentas, conceitos básicos de electricidade, aplicação da matemática e desenho ‘técnico’, assim como aplicação da física como ciência à práctica, por emplo ocáclo de alavancas, momentos de força, desmultiplicação/multiplicação – (trabalho) Associando este projecto eo nosso clube de Ciência e Tecnologia, estamos participantes nas Eco Escolas e noutros eventos relacionados com a perservação do Planeta, contribuindo assim para um enriquecimento curricular da comunidade escolar.

VOU MELHORAR AS NOTAS PARA SER PILOTO DESTE CARRÃO NO “AMADORAEDUCA” OS PILOTOS PARA O “RALISOLAR” SÃO O JOSÉ DO 9ºC E OS OUTROS DEPENDE DA AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO AO LONGO DO ANO NO CLUBE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA! FINALMENTE TODOS OS ALUNOS DO CLUBE VÃO APRECIAR O NOVO “CARRO SOLAR”, O “Sun Flash”!

O novo “Sun Flash” para o 1º RALI SOLAR, organizado pelo Centro Ciência Viva, em parceria com a SPES- Sociedade Portuguesa de Energia Solar E FUNDAÇÃO EDP.

DIVULGAÇÃO O protótipo vai ser apresentado em primeiro lugar no nosso agrupamento de escolas, depois será apresentado a outras escolas e entidades públicas e privadas, como tem sido habitual (temos recebido convites) e está documentado nas seguintes imagens: ESC. SECUNDÁRIA LOPES GRAÇA- PAREDE Esc.do 2º e 3º ciclo d. Dinis ESCOLAS DO GRUOPO GPS

DIVULGAÇÃO Dra. ROSÁLIA VARGAS Eng, DAVID LOUREIRO ALUNA LINA FROLOVA NA NOSSA ESCOLA

OS PROTÓTIPOS CONTINUAM A SER SOLICITADOS EM ESCOLAS E OUTRAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS.RECEBEMOS TAMBEM VISITAS DE ALUNOS AO CLUBE DE C&T.

OUTRAS APRESENTAÇÕES IST CAMPUS TAGUSPARK IST, APRENDEMOS-CARRO A HIDROGÉNIO APRESENTÁMOS A ALUNOS E PROF. MINISTRO EDuc. REINO UNIDO-INDIE TAGUSPARK NATAL NA EUROPA-C. INF.EUROPEIA

FIM DA APRESENTAÇÃO Auditório da C. M. AMADORA – alunos da esc.Francisco M.Melo e da esc. Roque Gameiro.