Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal 400 000 no norte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE ACTIVIDADES.
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Política de Saúde e Iniciativa Social no Reino Unido
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Intervenção Social nos
O que é Educação Ambiental?
Construindo Redes ANDE: uma experiência Elza Fagundes Feitosa.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - ANTÓNIO CIDADE MOURA Novembro 2006.
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIA E DOS DESASTRES
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Cidadania e Empregabilidade
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
PROJETO REVISTA CIENTÍFICA DO CCCPM. Dispor de um veículo de publicação abrangendo várias questões na área de Segurança Pública afetas ao MERCOSUL. Proporcionar.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Secretaria da Habitação
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
Prêmios Santander Universidades
Desenvolvimento Regional Sustentável
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário da Chamusca Disciplina: Conservação da Natureza Professor(a): Isabel Horta Ano lectivo: 2009/ Data:
As organizações do trabalho
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
ESCALAS.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Paulo Santos & Pedro Valente : MEI Portais Semânticos MEI / ERSS Lara Santos [ Paulo Santos [
SESSÃO III – INVESTIMENTO AGRICOLA Uma Visão Empresarial Batalha – 3 Março 2006 Humberto Teixeira – Grupo HUBEL.
Business Consulting & Accounting. Quem somos? GlobalmenteGlobalmente Líder mundial na prestação de serviços de apoio à gestão a PMEs Sétima consultora.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Bases da Promoção da saúde
M. Patrão Neves M. Patrão Neves A Reforma da PAC: perspectivas para a agricultura açoriana PAC pós-2013 Orientações fundamentais das.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
United Nations Development Programme
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Fundamentos de economia
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Exercícios de Matemática
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Num contexto particular...
Projetos Comunitários Lilian Kelian
O Judo. A Gestão e a tomada de decisão João Carvalho das Neves ACSS
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
PORTUGAL: COMO COMPETIR Tópicos para um debate António Viana-Baptista Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Reformas Sistêmicas na Governança da Terra Pensando em condutores globais e novos movimentos para a reforma com estudos de caso da Colômbia e Indonésia.
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.
Economia Popular Solidária
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica no norte de Portugal no norte de Portugal na Galiza na Galiza Superfície média elevada Superfície média elevada 500 ha no norte de Portugal 500 ha no norte de Portugal 200 ha na Galiza 200 ha na Galiza Número de comunidades Número de comunidades 1000 no norte de Portugal 1000 no norte de Portugal 2900 na Galiza 2900 na Galiza Estudo dos terrenos comunitários

Segundo os dados da DGRF, que se referem a Perímetros Florestais, a área de baldios na Região Centro de Portugal é cerca de metade da área da Região Norte (sendo o número de Perímetros Florestais no Norte superior ao do Centro em cerca de 20%) Segundo os dados da DGRF, que se referem a Perímetros Florestais, a área de baldios na Região Centro de Portugal é cerca de metade da área da Região Norte (sendo o número de Perímetros Florestais no Norte superior ao do Centro em cerca de 20%)

Que lições se podem tirar da existência de terrenos comunitários? Que lições se podem tirar da existência de terrenos comunitários? Em que medida podem os terrenos comunitários constituir âncoras para o desenvolvimento local? Em que medida podem os terrenos comunitários constituir âncoras para o desenvolvimento local? Existe algum interesse em promover a contribuição a partir do «local» para a gestão dos seus recursos? Existe algum interesse em promover a contribuição a partir do «local» para a gestão dos seus recursos?

Como é que as políticas de desenvolvimento económico em várias escalas (das locais às globais) influenciam a gestão dos terrenos comunitários? Como é que as políticas de desenvolvimento económico em várias escalas (das locais às globais) influenciam a gestão dos terrenos comunitários? Como reagem as comunidades (detentoras de terrenos comunitários) perante forças globais e organizações possuidoras de meios poderosos? Como reagem as comunidades (detentoras de terrenos comunitários) perante forças globais e organizações possuidoras de meios poderosos?

Como avaliar/medir os benefícios sociais e económicos da propriedade comunitária face a outras formas de propriedade? Como avaliar/medir os benefícios sociais e económicos da propriedade comunitária face a outras formas de propriedade? Que reflexão e que correspondentes medidas podem ser tomadas em relação às questões de equidade? Que reflexão e que correspondentes medidas podem ser tomadas em relação às questões de equidade?

Em que medida o sequestro de carbono e a protecção ecológica (como exemplos) se ajustam à gestão comum dos recursos? Em que medida o sequestro de carbono e a protecção ecológica (como exemplos) se ajustam à gestão comum dos recursos? Quais as oportunidades associadas aos terrenos comunitários no domínio dos novos valores ambientais e da procura de novas actividades de lazer? Quais as oportunidades associadas aos terrenos comunitários no domínio dos novos valores ambientais e da procura de novas actividades de lazer?

Quais as oportunidades e ameaças relacionadas com a mobilização de grupos locais e com o exercício de direitos locais? Quais as oportunidades e ameaças relacionadas com a mobilização de grupos locais e com o exercício de direitos locais? Qual o alcance de criar redes regionais de conhecimento e troca de experiências? Qual o alcance de criar redes regionais de conhecimento e troca de experiências?

Constituição de base de dados Constituição de base de dados - caracterização dos terrenos comunitários - caracterização das comunidades

Parceiros Conselhos Directivos dos Baldios/Xuntas Rectoras dos Montes Veciñais en Man Común Conselhos Directivos dos Baldios/Xuntas Rectoras dos Montes Veciñais en Man Común Associações de Produtores Florestais Associações de Produtores Florestais