O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE?

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Transcrição da apresentação:

O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE? AMQ é um projeto inserido no contexto da institucionalização da avaliação da Atenção Básica Está dirigido ao âmbito municipal e oferece instrumentos para Avaliação – Planejamento – Gestão da estratégia Saúde da Família

Baseada no princípio da auto-avaliação Pontos Chave Metodologia dinâmica e sistêmica Baseada no princípio da auto-avaliação Possibilita a gestão interna da qualidade

Ponto de Partida Avaliação enquanto um processo crítico-reflexivo permanente, que deve ser desenvolvido em co-responsabilidade pelos sujeitos da ação, como forma de subsidiar a tomada de decisão na gestão da qualidade em saúde.

DIRETRIZES DA PROPOSTA Processo auto-avaliativo Livre adesão pelos gestores municipais Ausência de incentivos (premiações) ou sanções (punições) financeiras ou outras relacionadas a resultados Privacidade das informações (perfil de usuário)

Desafios Metodológicos Modelo de atenção em construção Grande diversidade social e cultural do país Trabalho em Saúde da Família também muito diverso em suas práticas, concepções, condições de estrutura e resultados

Desafios Metodológicos Propor parâmetros universais para a Saúde da Família Diferenciar Gestão x Equipes (práticas) Superar a lógica classificatória dos avaliados Sistematização de instrumentos para avaliação

Conceito QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE Grau de atendimento a padrões (de qualidade) baseados nas diretrizes estabelecidas para o SUS e para a Estratégia Saúde da Família, assim também como nas necessidades de saúde e expectativa dos usuários, suas famílias e comunidade; considerando-se os profissionais envolvidos na intervenção e respeitando os conhecimentos técnicos e científicos atuais, de acordo com as normas e os valores culturalmente aceitos.

Avaliação e Qualidade são campos estreitamente relacionados. Para conhecer a qualidade ou para melhorá-la é necessário avaliar

Mecanismos para Avaliação Externos Internos

QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE Acreditação: É um processo de avaliação e medição da qualidade formal do trabalho desenvolvido por uma organização de saúde Certificação: Processo através do qual uma instância organizacional (governamental ou não), avalia e reconhece uma pessoa ou organização que cumpre requisitos ou critérios pré-estabelecidos (exemplo: ISO-9000). Licenciamento: Processo através do qual uma autoridade governamental outorga permissão a um profissional de saúde individual ou a uma organização de saúde para prestar serviços de saúde. Metodologia: Diferenciar de avaliação externa

Abordagem para Avaliação QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE Abordagem para Avaliação Teoria dos Sistemas de Donabedian Insumos,Equipes Materiais Recursos Humanos Ambiente Físico Organização Normativa ASPECTOS . organizativos . técnico-científicos . interpessoal . Acesso . Adequação . Efetividade Mudanças na saúde da população PROCESSO ESTRUTURA RESULTADOS: DIRETOS E FINAIS

Medidas para Avaliação Unidades de Análise (componente) Dimensões Subdimensões Padrões O quê avaliar: objeto, cenário, campo Tema, recorte da realidade Parâmetro para a avaliação

Padrões para avaliação da qualidade Padrão de Qualidade é uma referência consensuada, construída a partir da observância de parâmetros técnico-científicos, em consonância com as necessidades de saúde da população e valores culturais. O padrão é a declaração da qualidade esperada. Abrangência: proporcionar visão integral do sistema - gestão, estrutura, processo e resultado Características dos padrões: Sensibilidade: detectar fragilidades Aplicabilidade: fácil compreensão e utilização

Histórico da Elaboração 3ª etapa: Elaboração dos instrumentos para avaliação da qualidade Novembro 2004 1ª etapa: Elaboração da proposta técnica e padrões preliminares Até Setembro - 2004 2ª etapa: Oficinas com expertos e áreas técnicas Outubro- 2004 4ª etapa: Pré-validação Olinda – PE e Petropólis –RJ Dezembro - 2004 7ª etapa: Análise do Piloto; Ajuste dos instrumentos e padrões; Construção do Sistema Informatizado (maio-junho/05) Momento Atual: 8ª etapa: -Publicação virtual e impressa -Implantação -Sensibilização e capacitação 5ª etapa: Análise da pré-validação Re-elaboração dos Instrumentos Janeiro - 2005 6ª etapa: Validação com usuários potenciais – Teste Piloto – 25 municípios Março e Abril / 2005

Unidades de Análise Avaliação Municipal da Estratégia Saúde da Família Componente I: Gestão, Coordenação e Estrutura USF Componente II: Ações e resultados do trabalho das Equipes

Componentes da avaliação da qualidade Unidade de Análise: Gestão DIMENSÕES COMPONENTE I Desenvolvimento da Estratégia (instrumento 1) Gestão Saúde da Família Coordenação Técnica (Instrumento 2) Unidade Saúde da Família (Instrumento 3)

Componentes da avaliação da qualidade Unidade de Análise: Equipe Saúde da Família DIMENSÕES COMPONENTE II Consolidação do Modelo de Atenção (Instrumento 4) Equipe Saúde da Família Atenção em Saúde (Instrumento 5) Padrões Loco-Regionais (a serem propostos)

Estágios de Qualidade para a SF Implantação e Conformidade com os princípios Melhoria da Qualidade propriamente dita

Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio E - Qualidade Elementar abordam elementos de estrutura e as ações mais básicas da estratégia SF

Coordenação Técnica das Equipes Exemplo Instrumento nº 2 Coordenação Técnica das Equipes   Planejamento e Integração Q Elementar 2.1 PB E A coordenação da AB/SF possui cronograma de visitas às USF e reuniões com as ESF. ( S ) ( N ) O cronograma é um instrumento básico na organização do trabalho da coordenação em que o acompanhamento sistemático e regular das ESF é planejado.

Padrões do Estágio D - Qualidade em Desenvolvimento Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio D - Qualidade em Desenvolvimento abordam elementos organizacionais iniciais e o aperfeiçoamento de alguns processos de trabalho

Coordenação Técnica das Equipes Exemplo Instrumento nº 2 Coordenação Técnica das Equipes   Planejamento e Integração Q Desenvolvimento 2.2 PB D A coordenação da AB/SF possui plano de trabalho orientando as atividades a serem desenvolvidas. ( S ) ( N ) O padrão refere-se a um plano de trabalho estabelecendo as competências da coordenação, ações a serem desenvolvidas, prioridades, metas, prazos e responsáveis. Considerar para resposta afirmativa existência de documento redigido e atualizado bienalmente.

Padrões do Estágio C: Qualidade Consolidada Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio C: Qualidade Consolidada abordam processos organizacionais consolidados e avaliações iniciais de cobertura e impacto das ações

Padrões do Estágio B - Qualidade Boa Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio B - Qualidade Boa abordam ações de maior complexidade no cuidado e resultados mais duradouros e sustentados

Padrões do Estágio A - Qualidade Avançada Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio A - Qualidade Avançada colocam-se como o horizonte a ser alcançado, com excelência na estrutura, nos processos e, principalmente, nos resultados

Acompanhamento das Equipes Exemplo de padrão diferenciado por porte municipal e em estágio mais elevado Q Avançada 2.8 >100 A A coordenação da AB/SF desenvolve iniciativas de integração e parceria com instituições acadêmicas, possibilitando a realização de produção científica no campo da Atenção Básica. ( S ) ( N ) O padrão aponta para corpo técnico com capacidade de formulação, reflexão e interação com instituições acadêmicas, promovendo a troca de conhecimentos/práticas e possibilitando a produção de conhecimento no campo.   Acompanhamento das Equipes Q Desenvolvimento 2.9 PB D A coordenação da AB/SF reúne-se mensalmente com as ESF. Estágio mais elevado com relação ao 2.1, havendo garantia de reuniões mensais dos membros da Equipe com a coordenação, com pauta e agenda.

Instrumento 1 : Gestor municipal da saúde Subdimensão DIMENSÃO Implantação e Implementação Desenvolvimento da Estratégia Integração da Rede Gestão do Trabalho Fortalecimento da Coordenação

Instrumento 2: Coordenação da estratégia SF Subdimensão Planejamento e Integração DIMENSÃO Acompanhamento Coordenação Técnica das Equipes Gestão da Educação Permanente Gestão da Avaliação Normatização

Instrumento 3: Gerência das USF Subdimensão DIMENSÃO Infra-estrutura e Equipamentos Organização da Unidade SF Insumos, Imuno-biológicos e Medicamentos

Instrumento 4: Todos da Equipe Subdimensão Organização do Trabalho em SF DIMENSÃO Acolhimento, Humanização e Responsabilização Consolidação do Modelo de Atenção Promoção da Saúde Participação Comunitária Vigilância I: Ações Gerais

Instrumento 5: Profissionais de Nível Superior Subdimensão Saúde de Crianças Saúde de Adolescentes DIMENSÃO Saúde de Mulheres e Homens Adultos Atenção em Saúde Saúde de Idosos Vigilância II: Doenças Transmissíveis Vigilância III: Prevalência Regionalizada

Recursos do projeto Site Sistema Informatizado Materiais Impressos

Recursos do projeto Materiais Impressos Documento Técnico Cadernos de Auto-avaliação Caderno nº 1: Gestão Municipal da Saúde Caderno nº 2: Coordenação municipal SF Caderno nº 3: Unidade Saúde da Família Caderno nº 4: Equipe SF – parte I Caderno nº 5: Equipe SF – parte II

Cadernos de Auto - avaliação Estrutura Geral dos cinco cadernos: Resumo Técnico 3 “Momentos Avaliativos” seqüenciais Cada momento avaliativo é constituído por: Instrumento correspondente ao caderno (ex: Caderno de Auto-avaliação nº 1 – Instrumento nº 1) Folha de Respostas em duas vias Matriz de Planejamento das Intervenções

CAPA DOCUMENTO TÉCNICO

CAPA CADERNO AVALIATIVO Nº 1

CAPA CADERNO AVALIATIVO Nº 2

CAPA CADERNO AVALIATIVO Nº 3

CAPA CADERNO AVALIATIVO Nº 4

CAPA CADERNO AVALIATIVO Nº 5

Etapas do Projeto Etapa I Etapa V ADESÃO Tempo sugerido: 2 meses Reconhecimento do material como interessante e útil: ADESÃO Etapa V Realização das Intervenções e novo momento avaliativo após 6 a 12 meses Tempo sugerido: 2 meses Etapa II Cadastramento, sensibilização e capacitação dos atores locais Tempo sugerido: 2 meses Tempo sugerido: 2 meses Etapa IV digitação e validação das respostas; submissão dos questionários Etapa III Momento avaliativo: A) resposta aos instrumentos B) diagnóstico C) propostas de intervenção

Ciclo da Melhoria da Qualidade Tempos do projeto Diagnóstico Estágios de Q Etapa I: ADESÃO Etapa II: Capacitação 1ª auto avaliação Etapa III: Momento Avaliativo 6 meses Ciclo da Melhoria da Qualidade AMQ 3ª auto- avaliação Etapa IV: Digitação e validação 6 a 12 meses 6 a 12 meses 2ª auto- avaliação Intervenções para MQ Intervenções para MQ

Impulso para o aperfeiçoamento Flexibilidade para mudanças Atitude AMQ... Abertura para o novo Impulso para o aperfeiçoamento Flexibilidade para mudanças Perseverança na ação Trabalho em equipe

Ponto de Chegada Os resultados benéficos do AMQ dependerão radicalmente da maneira como o projeto será desenvolvido no âmbito municipal. Se utilizado de maneira vertical, autoritária ou normativa, os resultados das auto-avaliações deverão ser desconsiderados.

Ponto de Chegada Da mesma maneira, se forem estabelecidas condições de competitividade entre os participantes, com a perspectiva de premiações ou punições pelos resultados, a proposta terá sido corrompida e perderá todo o seu potencial crítico-reflexivo.

Ponto de Chegada Os gestores da saúde e os coordenadores locais do projeto, para potencializarem o AMQ, deverão criar as condições apropriadas para sua implantação, respeitando as diretrizes estabelecidas e seguindo a metodologia de aplicação recomendada.

Atribuições da Esfera Municipal Implantar o AMQ de acordo com as diretrizes e metodologia estabelecidas Divulgar a proposta para gerentes e profissionais da SMS, ESF e CMS Capacitar facilitadores e participantes Viabilizar as condições necessárias para a auto-avaliação e desenvolvimento das ações de melhoria da qualidade Acompanhar o processo de implantação

Atribuições da Esfera Estadual Divulgar a proposta para as regionais de saúde e os municípios Colaborar na formação de facilitadores locais Planejar e programar as etapas de implantação da proposta estadual Acompanhar e oferecer apoio técnico aos municípios 

Estratégias de Implantação Ampla divulgação da proposta e sensibilização para adesão Articulação com SES, SMS, CONASS, CONASEMS (COSEMS) Integração aos Planos Estaduais de Monitoramento e Avaliação

www.saude.gov.br/amq Projeto Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família www.saude.gov.br/amq avaliacaoesf@saude.gov.br 3315 3434 e 3315 2185