Curso Superior de Engenharia Elétrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Introdução a Algoritmos
Os projetos.
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Universidade Federal de Santa Catarina
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Engenharia de Software
Sistema Gerenciador de Ocorrências
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Administração Financeira III
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
UENP - FALM Análise e Projeto de Sistemas III
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Implementação de Sistemas
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento do Escopo
Engenharia de Software
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gestão de Projetos.
Engenharia de Software
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Plano de Desenvolvimento de Software
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Análise e Projeto de Sistemas
IFSul – Campus Venâncio Aires
Oficina Mecânica TADS 2011.
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Engenharia de Software
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
O Processo de desenvolvimento de software
Documentação de Software
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Engenharia de Software
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Automação de Testes de Software
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Gestão de projetos de Software GTI-16
Estruturado e Pró-ativo
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Empresa de vendas de insumos para máquinas industriais
Os projetos.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Projeto: G-TV (Gestor de TV por Assinatura) CSTADS Aluno: Fellipe Weldson de Oliveira Ferreira Gerente: Eriko Brito Projeto Supervisionado de Análise e.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Curso Superior de Engenharia Elétrica DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADOR III SOFTWARE PARA ESPECIFICAÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS Arthur da Silva Motta Pietro Serpa Konzgen Wagner Ishizaka Penny

Introdução MOTIVAÇÃO E OBJETIVO Motores de indução são uma das formas mais eficientes que existe para o acionamento de cargas;

Introdução MOTIVAÇÃO E OBJETIVO Não prejudicam o meio ambiente; Não podem ser escolhidos de maneira aleatória, possuem características de funcionamento e especificações que devem ser realizadas de maneira correta com o intuito de otimizar seu funcionamento; O profissional responsável por realizar este tipo de especificação é o Engenheiro Eletricista;

Introdução MOTIVAÇÃO E OBJETIVO Cálculos complexos e repetitivos -> Automatização -> Rapidez, Precisão -> Lucratividade Desenvolvimento de um software que seja capaz de realizar os cálculos e análises, de maneira a fornecer uma correta especificação para o motor, inicialmente com natureza acadêmica e posteriormente, com natureza comercial.

Introdução DESCRIÇÃO DO PRODUTO Baseado em um vasto memorial de cálculos; Gráficos e tabelas -> Banco de dados; Especificação correta do motor baseado em informações fornecidas pelo usuário na forma de dados de entrada;

Introdução PREMISSAS Três desenvolvedores -> gestores e projetistas. Usuários com acesso a um computador com o software desenvolvido instalado bem como possuindo conhecimento técnico suficiente para manipulá-lo e utilizá-lo.

Introdução RESTRIÇÕES Restrição de Tempo – 6 meses Restrição de Orçamento – R$41800,00 (despesas fixas e variáveis) Recursos – 3 computadores com softwares necessários , acesso à internet, ambiente de trabalho

Gerenciamento do Escopo Declaração de Escopo do Projeto Justificativa – - Motor elétrico é imprescindível; -Ajudar de forma simples e objetiva aqueles que compram, vendem e trabalham com MIT’s; - Larga aplicação industrial.

Gerenciamento do Escopo Declaração de Escopo do Projeto Detalhamento do Produto e Subprodutos - Interface de especificação de motores e manuais de especificação, funcionamento e manuseio dos motores elétricos. -Software de programação gratuito -> Plataforma JAVA - Interface gráfica de fácil utilização; - Auxiliar técnicos que não possuam conhecimentos suficientes para efetuar os cálculos na especificação de motores - Banco de dados

Gerenciamento do Escopo Declaração de Escopo do Projeto Exigências do produto final - Interface gráfica de uso simplificado; - Manuais de instrução;

Gerenciamento do Escopo Plano de Gerência do Escopo - Acompanhamento dos indicadores de desenvolvimento; - Análise frequente do andamento do projeto, em relação ao planejamento de tempo e custo; - Pesquisa,desenvolvimento, comunicação e ações corretivas.

Tempo Definição das Atividades Serão estipulados prazos para conclusão de cada etapa visando auxiliar no andamento dos projetos e com objetivo de atender aos prazos determinados. Gerência de Projeto Análise e Projeto Implementação, Integração e Testes Implantação

Tempo Gerência de Projeto Com o cronograma de execução de cada etapa definido, o projeto será subdividido em atividades relacionadas às especialidades de cada um dos componentes do grupo, como levantamento da linguagem de programação, formação do banco de dados necessário para os cálculos do programa e modelos e tipos de motores disponíveis no mercado. Esta área é composta pelas seguintes sub-atividades:

Tempo Planejamento - definir prazos, metas e objetivos do projeto, assim como delimitar o tempo empregado em cada etapa e detalhar os custos envolvidos, de modo a otimizar a execução do projeto. Esta etapa possui algumas sub-atividades auxiliares: Estudo de viabilidade técnica; Estudo de Viabilidade Econômica; Elaborar Plano de Projeto; Elaborar Relatório Final.

Tempo Reuniões – Serão semanais visando equilibrar o andamento do projeto de modo que nenhum componente avance ou se atrase em relação ao grupo. Administração – Será definido um líder para o grupo, o qual ficará responsável por controlar os aspectos relevantes do projeto como todo o planejamento, tomando as devidas providências para encaminhá-lo ao seu objetivo final. Abaixo seguem os principais tópicos a serem controlados: Controle e Verificação de Escopo; Controle de Cronograma; Controle de Qualidade; Controle de Custos;

Tempo Análise e Projeto Nesta etapa, serão definidos os métodos de especificação de motores e será feita a programação dos diversos módulos do software. Todos os cálculos necessários para o projeto serão feitos de modo a utilizar o mínimo tempo computacional possível, de modo a otimizar o processo. Essa etapa é dividida em duas subcategorias: Estudo Técnico; Projeto dos Módulos

Tempo Implementação, Integração e Testes A fase de implementação, integração e testes consiste na construção propriamente dita do sistema, possuindo como principais atividades o desenvolvimento do código-fonte, a união dos módulos e a realização de testes para garantir um bom funcionamento do software. - Design de Interfaces; - Integração dos módulos; - Testes; - Testes do sistema integrado; - Documentação do sistema.

Tempo Implementação, Integração e Testes Construção propriamente dita do sistema, possuindo como principais atividades o desenvolvimento do código-fonte, a união dos módulos e a realização de testes para garantir um bom funcionamento do software. - Design de Interfaces; - Integração dos módulos; - Testes; -Módulo Administrador; -Módulo Usuário; - Testes do sistema integrado; - Documentação do sistema.

Tempo Implantação Funcionamento do sistema em seu ambiente final, com o uso de seus usuários finais. Instalação– Para deixar o sistema funcionando, será necessário instalar a aplicação nos equipamentos disponíveis. Feedback – Com base nas dificuldades e nos problemas enfrentados pelo usuário final serão feitas correções no software(feedback).

Tempo Estimativa de duração das atividades

Tempo – Gráfico de Gantt

Tempo – Estrutura Analítica de Processo (WBS)

Gerenciamento de Custo Recursos Requeridos - Recursos humanos; Salários e benefícios de três integrantes da equipe Salários e benefícios de gerente de projeto Compra de computadores, e o suporte físico (instalação); Máquinas que suportem bem o uso de ferramentas de desenvolvimento Cabos de rede, de força e outros itens de suporte físico em geral. Aluguel e manutenção do ambiente de trabalho, água e energia elétrica (custo fixo); Aluguel do local de trabalho e suas despesas essenciais. Pagamento do provedor de serviços de internet.

Gerenciamento de Custo Custo dos Recursos

Gerenciamento de Custo Alocação de Recursos por Atividade Com base na estimativa de tempo dedicado a cada tarefa, dividiram-se proporcionalmente os recursos (tanto os de custo fixo quanto os de custo variável). A tabela abaixo apresenta o tempo alocado para uso da infra-estrutura do projeto dedicado a cada tarefa resumida. A tarefa de gerenciamento é realizada por um elemento, o líder do projeto.

Gerenciamento de Custo Orçamento Global O orçamento global está estimado em R$ 38.000,00. Aplicando-se a este valor uma margem de segurança de 10% durante o período de vigência do projeto, para os possíveis imprevistos, tem-se um orçamento global corrigido estimado em R$ 41.800,00.