Função Social da Universidade no Modo 2 da Produção do Conhecimento Científico e Tecnológico Mesa Redonda: A tripla hélice e o quadrante de Pasteur como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
UFCSPA Uma Universidade Especializada em Saúde
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Prof. Dirce Stein Backes
Economia da Informação
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
O ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
CAMINHOS PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NO SETOR NAVAL
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.

SÃO PAULO.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Aveiro
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
10 anos de Educação Corporativa no Brasil
Talentos para Inovação
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Panorama da Saúde no Brasil
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
DIA DAS DOENÇAS RARAS NO CALENDÁRIO OFICIAL Brasília, abril de 2013 Uma necessidade?
O fomento ao cooperativismo mineral no Brasil
O Instituto Stela® é uma organização sem fins lucrativos que está trabalhando de forma consistente para inserir o País em um novo momento histórico, a.
Premissas Dados das Microrregiões.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
A NOVA AGENDA DA MEI Pedro Wongtschowski 15 de Agosto de 2014
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Interação Universidade e Empresas Farmacêuticas: Desafios e Perspectivas VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano.
Sumário Projeto ptrs.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Desafios e Perspectivas Joel Weisz Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM Rio de Janeiro, 28 de maio de 2015 cognética.
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)
TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Modelos de Inserção de CT&I no Desenvolvimento Nacional. Evando.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

Função Social da Universidade no Modo 2 da Produção do Conhecimento Científico e Tecnológico Mesa Redonda: A tripla hélice e o quadrante de Pasteur como modelos para a universidade do século XXI Eliezer J. Barreiro Professor Titular UFRJ Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos INCT-INOFAR http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br eliezer  2011

Universidade inovadora Tríplice Hélice (Leydesdorff & Etzkowitz, 1998) Modelo espiral para promover a inovação e gerar riquezas, baseado na geração do conhecimento com adequada gestão da Ciência e da Tecnologia, capaz de permitir efetiva cooperação entre os diferentes arranjos institucionais responsáveis: universidades (ICT’s), empresas (indústrias) e agências de governo. Universidade inovadora eliezer  2011

Ciência & Tecnologia; A inovação tecnológica é um processo dinâmico, talvez o mais dinâmico na atividade industrial; A inovação tecnológica tem dinâmica própria e depende da interação entre Ciência & Tecnologia; The drug world market , in 2008: ca. US$ 785 bi eliezer  2011

Conhecimento publicações Start-up propriedade intelectual A inovação exige criatividade e arranjos sociais equivalentes, demandando reconceitualização dos atores Conhecimento publicações Universidade Start-up Governo Empresa propriedade intelectual transferência de tecnologia Inovação emprego riqueza sustentabilidade eliezer  2011

Criatividade & inovação Creativity in sciences O ambiente acadêmico é naturalmente propício à criatividade que estimula a inovação ! eliezer  2011

A “Era do Conhecimento” & Inovação A inovação é atributo da competitividade empresarial (Patel & Pavitt, 1994) Produtos inovadores são industriais; O complexo processo da inovação se baseia na produção do conhecimento novo transformado em bens de alta tecnologia (e.g. aviões, computadores, fármacos, instrumentos científicos) que foram reponsáveis por ca. 25% do comércio mundial em 2001. eliezer  2011

Kofi Annan A Challenge to the World's Scientists "Science has contributed immensely to human progress and to the development of modern society. The application of scientific knowledge continues to furnish powerful means for solving many of the challenges facing humanity....“ Kofi Annan U.N. – Secretary-General A Challenge to the World's Scientists    Science, 2003, 299, 1485 Kofi Annan eliezer  2011

Universidade = instituição pluridisciplinar de ensino terciário (G) e quaternário (PG), de formação de quadros profissionais de nível superior, de pesquisa com criação de conhecimento novo, de extensão e de cultivo do saber humano. Un Oxford 1096 Un Salamanca 1134 Un Coimbra 1290 Un Bologna 1088 Un Grenoble 1339 Un Heidelberg 1386 Un San Marcos Un Brasil (UFBa) 1510 1808 eliezer  2011

A utilização do conhecimento 1997 s n Stokes paradigm 1950 – N S F eliezer  2011

Grande demanda em pesquisa, maior número de postos qualificados A inovação depende da pesquisa Grande demanda em pesquisa, maior número de postos qualificados A inovação em fármacos além de ser um exemplo lapidar da integração da dita pesquisa básica com a aplicada (Stokes a classifica como o quadrante de Pasteur) depende de intensa atividade de pesquisa científica em ambiente multidisciplinar. Eliezer J. Barreiro 30/4/2010 Atual desenvolvimento econômico brasileiro é natural ! eliezer  2011

Cidadania Saúde Educação eliezer  2011

A inovação é a principal driving-force da indústria farmacêutica que inventa/descobre fármacos; The drug world market , in 2008: ca. US$ 785 bi J.P.M. Pinto, Interação entre empresas e ICT’s no sistema farmacêutico de inovação brasileiro, Tese de Doutoramento, IEA/UFRJ, 2010 . eliezer  2011

A Inovação Farmacêutica “Uma indústria farmacêutica de sucesso é o melhor exemplo do que é necessário em uma economia do conhecimento de sucesso” Tony Blair,ex- primeiro-ministro britânico, na instalação da Força Tarefa para Competitividade da Indústria Farmacêutica Britânica (em abril de 2000) eliezer  2011 13

A interdisciplinaridade é indispensável para a solução de problemas ou desafios complexos ! Eliezer J. Barreiro, 09/09/2010. A cadeia de inovação em Fármacos e Medicamentos é complexa ! eliezer  2011

Pôle de recherche interdisciplinaire pour le médicament Prof. Camille Wermuth Spin-off eliezer  2011

A vocação da indústria & inovação O mercado mundial de medicamentos (2010): ca. US$ 850 bi; A IF inovadora investe ca. 12-15% em P&D; A força de trabalho é altamente qualificada; A Big Pharma vive uma crise mundial de inovação ! eliezer  2011

J. Whitfield, Nature 2008, 455, 720 O que faz o sucesso de um grupo de pesquisas ? Nature 2008, 455, 720. J.H. van Dierendonck A maioria dos artigos científicos originais de impacto tem vários autores! eliezer  2011

A pesquisa científica contemporânea se faz A métrica da produtividade científica contemporânea precisará mudar! Para completude em sua atuação e plena sintonia com os avanços tecnológicos contínuos em todas as áreas do conhecimento, a pesquisa científica contemporânea, inovadora e atualizada, especialmente no setor de novos fármacos, i.e. inovação radical, só se faz, com sucesso, atualmente, em ambientes de redes multi- e interdisciplinares. Eliezer J. Barreiro 30/4/2010 A pesquisa científica contemporânea se faz em ambiente interdiscipliar de rede. eliezer  2011

Disciplinaridade (Modo 1) * Interdisciplinaridade (Modo 2) “Science is made of facts, just as houses are made of stones; but a mere collection of facts is no more science, than a pile of stones a house” Henri Poincaré, 1902 . eliezer  2011 19

Pesquisa translacional eliezer  2011

http://www.inct-inofar.ccs.ufrj.br eliezer  2011

[Projeto CNPq 573.564/2008-6]. Eliezer J. Barreiro, 09/09/2010. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR; www.inct-inofar.ccs.ufrj.br) e sua missão [Projeto CNPq 573.564/2008-6]. Eliezer J. Barreiro, 09/09/2010. eliezer  2011

& fronteira tradicional Há tendência a se implantar na PG, modelos que são meras cópias da graduação - nem sempre melhorados - que reproduzem situações de certezas que não estimulam, senão atrofiam, a capacidade criativa, desfavorecendo o conhecimento novo, inovador. Há uma tendência a implantar-se na pós-graduação brasileira, modelos que são meras cópias da graduação – nem sempre melhorados – que reproduzem, em outro nível, situações de certezas que não estimulam, senão atrofiam, decisivamente, a capacidade criativa, reduzindo a criação do conhecimento novo inovador. Eliezer J. Barreiro, 09/09/2010. Horizonte temporal & fronteira tradicional eliezer  2011

Único programa da América Latina Eliezer J. Barreiro 30/4/2010 A recente criação (2006) do primeiro Programa de Pós-Graduação, nível de mestrado e doutorado, em Farmacologia e Química Medicinal na UFRJ, aponta uma nova perspectiva de futuro para a atuação e capacitação de pessoal qualificado com este perfil interdisciplinar na área de fármacos. Há de ser registrado que este programa é o único atualmente na América do Sul. Único programa da América Latina eliezer  2011 24

Obrigado www.inct-inofar.ccs.ufrj.br End eliezer  2011 25