Engenharia da Computação Uma Visão Geral Edna Barros Aluizio F R Araujo Centro de Informática – UFPE www.cin.ufpe.br
Roteiro Contexto Atual: Evolução Tecnológica Formando o profissional em Engenharia da Computação Perfil do Profissional do Centro de Informática Perfis de Especialização Atuação no Mercado de Trabalho Visão Global Visão Local Conclusões
Evolução Tecnológica Computadores estão presentes nos mais diversos equipamentos
Evolução Tecnológica No nosso dia a dia ....
Evolução Tecnológica E todos estes computadores/equipamentos podem Centro de Dispatch Terminais de Dados Chamada Rede CDPD/GPRS GPS/AVL Voz e Dados E todos estes computadores/equipamentos podem estar conectados em rede ....
Evolução Tecnológica Computação hardware software Controle Comunicação
Evolução Tecnológica Computação hardware software Controle Comunicação
Formando o profissional de Engenharia da Computação
QUAIS AS OCUPAÇÕES DE UM ENGENHEIRO? EMPREGANDO PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS SÓLIDOS E FERRAMENTAS MATEMÁTICAS, ELES CONCEBEM, PROJETAM, DESEVOLVEM, MODIFICAM E MELHORAM PRODUTOS, FERRAMENTAS, E SISTEMAS. UM ENGENHEIRO É UM REALIZADOR CUJA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO É PROJETAR, CONSTRUIR E APERFEIÇOAR EQUIPAMENTOS, UTENSILHOS, PROCESSOS, PROJETOS E MANTÊ-LOS EM BOM FUNCIONAMENTO. O TIPO DE RESULTADOS QUE DELE SE ESPERA, DEPENDE DE SUA ÁREA DE ESPECIALIDADE.
Definição de Engenharia de Computação Engenharia de computação é um curso que utiliza ciência e tecnologia para projeto, construção, implementação e manutenção de componentes de software e hardware de modernos sistemas de computação e equipamento controlado por computador. Engenharia de Computação foi tradicionalmente vista com uma combinação de Ciência da Computação (CS) e Engenharia Elétrica (EE). Fonte: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Engineering (IEEE Computer Society Association for Computing Machinery - ACM)
CC X EC X EE Engenharia da Computação Ciência da Engenharia Computação Elétrica
Matemática, Física e Eletrônica Atuação Profissional Hardware Software Comunicação Controle Matemática, Física e Eletrônica Engenheiro da computação Eng. Eletrônico, Físico, Matemático Bacharel em computação Software de Suporte e aplicativo Software Básico e Aplicativo
Habilidades, Atributos e Qualidades de um Engenheiro Maddocks AP, Dickens JG, Crawford AR, 2002, "Encouraging Lifelong Learning by means of a Web-based Personal and Professional Development Tool", ICEE 2002, UMIST, Manchester, 18-22 Aug, Conhecimento Capacidade de compreensão Capacidade intelectual Habilidade prática Habilidades transferíveis gerais Qualidades como profissional
Conhecimento e Compreensão Specialist (Discipline) knowledge Understanding of external constraints Business and Management techniques Understanding of professional and ethical responsibilities Understanding of the impact of engineering solutions on society Awareness of relevant contemporary issues
Intellectual Abilities The ability to solve engineering problems, design systems etc. through creative and innovative thinking The ability to apply mathematical, scientific and technological tools The ability to analyze and interpret data and, when necessary, design experiments to gain new data The ability to maintain a sound theoretical approach in enabling the introduction of new technology The ability to apply professional judgment, balancing issues of costs, benefits, safety, quality etc. The ability to assess and manage risks
Practical Skills Use a wide range of tools, techniques, and equipment (including software) appropriate to their specific discipline Use laboratory and workshop equipment to generate valuable data Develop, promote and apply safe systems of work
General Transferable Skills Communicate effectively, using both written and oral methods Use Information Technology effectively Manage resources and time Work in a multi-disciplinary team Undertake lifelong learning for continuing professional development
Qualities Creative, particularly in the design process Analytical in the formulation and solutions of problems Innovative, in the solution of engineering problems Self-motivated, Independent of mind, with intellectual integrity, particularly in respect of ethical issues Enthusiastic, in the application of their knowledge, understanding and skills in pursuit of the practice of engineering
Desirable Traits Interested in mathematics, physics, and science Scientific curiosity and the desire to understand how things work Desire to learn continuously Good communication skills Good team player Persistent, but flexible
Education Bachelor of Science (B.S.) degree ( 4 years) in CmpE For more in-depth knowledge: Master of Science (M.S.) degree (1.5 to 2 additional years) For research and college teaching: Doctor of Philosophy degree (3 to 5 additional years) Opportunities exist to spend summers (intern) or half-year (co-op) in industry during programs
Engenharia da Computação no CIn Formação Especializada: disciplinas eletivas com ementa fixa 30% Formação Profissional Básica: disciplinas obrigatórias 65% Formação Livre: disciplinas sem ementa fixa, de outros centros, e atividades credenciadas 5%
EC no CIn –Disciplinas Obrigatórias Comunicações Matemática Controle Física Computação Eletrônica
Formação em Engenharia da Computação no CIn Formação Básica Matemática Física Computação Hardware Software Comunicação Eletrônica Telecomunicações Controle Formação Especializada Sistemas Embarcados Controle e Automação Sistemas Inteligentes Processamento de Sinais Redes Computadores Segurança de Sistemas
Processamento de Sinais Processamento de Imagem, Voz e Vídeo
Automação e Controle Desenvolvimento de Sistemas de Controle e Automação
Sistemas Inteligentes Robótica, Redes Neurais, Agentes Inteligentes
Comunicação Sistemas sem Fio, Redes de Computadores
Integração de Informação: Segurança de Sistemas Algoritmos e Técnicas de Segurança Segurança de Sistemas Criptografia Aprendizagem de Máquina Integração de Informação: Web e Warehousing Sistemas Inteligentes Interface Hardware-Software Informática Teórica Transmissão de Dados Princípios de Comunicação Gerenciamento de Dados e Informação de Aplicações de Redes Detecção de Invasão Mineração de Dados e Sistemas de Suporte a Decisão Administração Heterogêneos
Sistemas Embarcados Desenvolvimento de Software Embarcado e Hardware
Atuação no Mercado de Trabalho
Superando Mitos Superando o mito econômico Tecnologia é coisa para país desenvolvido e custa muito caro. O Brasil não pode desenvolver tecnologia em computação e a população brasileira jamais terá acesso a esse universo tecnológico. Será?
Nós somos melhores que os americanos em …
E também em…
E ainda em…
Qual o papel do Engenheiro da Computação neste cenário? Análise, desenvolvimento, venda e utilização de sistemas computacionais/digitais Aplicar tecnologia da informação nos vários setores da economia e da sociedade Agricultura, telecomunicações, automação industrial, saúde Inventar novas tecnologias e melhorar tecnologias existentes.
Funções Desenvolvimento de Projetos Manufatura e Suporte Circuitos Integrados Placas de circuitos impresso Software/Firmware Sistemas Manufatura e Suporte Automação para Facilitar Produção Controle da produção e Supervisão Tecnologia da Informação Marketing e Vendas Marketing de produtos Representação de Produtos em Nichos Específicos Consultoria, Pesquisa e Ensino
And the trend is ever upwards Dez maiores pagamentos anuais para profissionais com nível universitário de 2004 a 2005 (Nos EUA, em dólares) And the trend is ever upwards Source: Summer 2005 Salary Survey, NACE, http://www.jobweb.com/SalaryInfo/05_toppdmajors.htm
Tendências no mercado de emprego e engajamento em computação nas universidades
Estágios e Empregos Recife: Nacional: Internacional: Empresas: FRT, Serttel, CESAR, UNISYS, LAFEPE, Link Automação, ITEP, CETENE (LINCS), Chesf, UFRPE, M2S, Instituto Nokia. Parceiros CIn: Motorola, Samsung, Itautec, Mecaf, Labs do CIn: GPRT, Projeto Petrobrás, Nacional: ChemTec – Rio (refinaria), Ford (Salvador) Internacional: Intercâmbio: Bosch (Alemanha), Sony (Suíça).
Projetos feitos por alunos de EC: 8051 186.531 transistores 8 mm2
Projetos feitos por alunos de EC: 8051 186.531 transistores 8 mm2
Projetos feitos por alunos de EC: 8051 186.531 transistores 8 mm2
Projetos feitos por alunos de EC: Guia de Museu
O Profissional que queremos formar.... Capacidade Técnica Ético e responsável Capacidade de Análise Criativo e Inovador Motivado e Atuar em Equipe Entender e Aplicar Novas tecnologias