POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Comissão Municipal de Elaboração
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Que EJA temos e queremos?
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
A educação no federalismo brasileiro
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Prática de Ensino: Educação Básica
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
Distribuição de encargos e competências educacionais no regime federativo Luiz Araujo.
A organização do sistema de ensino brasileiro
PLANO DE GESTÃO.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
Diretoria de Currículos e Educação Integral
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
III Conferência Municipal de Educação de Vitória Desafios e Possibilidades na Construção do Plano Municipal de Educação.
PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Lei /2001
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO SONIA MARIA PORTELA KRUPPA skruppa@uol.com.br

EDUCAÇÃO É UM DIREITO! A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Constituição Federal de 1988, art. 5º)

EDUCAÇÃO RESPONSABILIDADE DE TODOS! A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. (Art. 211 da Constituição Federal de 1988)

CONSTITUIÇÃO FEDERAL I - erradicação do analfabetismo; A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:  I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País. VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.  (Constituição Federal de 1988, art. 214)

SISTEMA ARTICULADO DE EDUCAÇÃO A expressão Sistema Nacional Articulado de Educação, tema central da Conferência Nacional da Educação (Conae/2010), refere-se ao processo constituinte da forma de organização da educação. Assim, o Sistema Nacional de Educação é entendido como mecanismo articulador do regime de colaboração no pacto federativo, que preconiza a unidade nacional, respeitando a autonomia dos entes federados. (CONAE, Documento final )

SISTEMA ARTICULADO DE EDUCAÇÃO O Sistema Nacional de Educação assume, assim, o papel de articulador, normatizador, coordenador e regulamentador do ensino público e privado e financiador dos sistemas de ensino públicos (federal, estadual/DF e municipal), garantindo finalidades, diretrizes e estratégias educacionais comuns, mas mantendo as especificidades próprias de cada ente da federação. Em tal sistema, os conselhos nacional, estaduais, do Distrito Federal e, municipais, com gestão democrática, são fundamentais para a supervisão e manutenção das finalidades, diretrizes e estratégias comuns. (Documento final da CONAE/2010)

LEI DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI FEDERAL Nº 9394/96 TÍTULO I DA EDUCAÇÃO Art. 1º . A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. §1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições culturais. §2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL A educação no Brasil se organiza da seguinte forma: Níveis Etapas Modalidades Educação Básica Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Educação Especial Educação de Jovens e Adultos Educação Profissional Técnica Ensino Superior Graduação Pós - graduação - Ed. a distância

A CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O PRÓXIMO DECÊNIO PLnº8.035/10,“...principal agenda no campo da educação para o Brasil” (deputada Fátima Bezerra – PT/RN, presidente da Comissão de Educação da Câmara)  “...o governo apresentou uma proposta a ser melhorada, e ela será,com certeza.” (Prof. Francisco das Chagas, coordenador da CONAE e do FNE)

O que é o PNE II? Projeto elaborado pelo MEC e enviado ao Congresso em dezembro passado (PL 8035/2010). Levou em conta um processo de mobilização social demais de dois anos, que envolveu cerca de 3,5 milhões de pessoas, 450 mil delegados, cerca de 2% da população do país, culminando nas deliberações da 1ª Conferência Nacional de Educação (CONAE), em 2010. O PNE é uma legislação com 12 Artigos, 10 Diretrizes, 20 Metas com as respectivas Estratégias Metas e Diretrizes amparadas num percentual de 7% do PIB

CRÍTICAS DA UNDIME AO PL 8035/2010 As limitações de financiamento que inviabilizam o cumprimento das metas, A ausência de metas intermediárias que permitam monitorar a implementação do Plano A falta de definição do papel de cada ente federado “Apenas 20% dos 5.565 municípios brasileiros possuem arrecadação própria, reforçando a defesa de que é preciso destinar mais recursos da União para educação no Brasil”.

Aproximadamente 2905 emendas. EMENDAS AO PL 8035/2010 Aproximadamente 2905 emendas.

Matrículas de Educação Básica Dependência Administrativa Número de Matrículas de Educação Básica, por Dependência Administrativa, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação - 2005 Unidade da Federação Matrículas de Educação Básica Total Dependência Administrativa Federal Estadual Municipal Privada Brasil 56.471.622 182.499 23.571.777 25.286.243 7.431.103 Norte 5.351.934 15.612 2.260.379 2.731.627 344.316 Nordeste 18.322.772 53.773 5.683.908 10.541.722 2.043.369 Sudeste 21.709.637 71.062 9.998.921 8.112.877 3.526.777 Sul 7.162.973 28.406 3.573.675 2.630.823 930.069 Centro-Oeste 3.924.306 13.646 2.054.894 1.269.194 586.572 Fonte: INEP/MEC

Matrículas na Educação Básica Localização / Dependência Administrativa Número de Matrículas na Educação Básica por Localização e Dependência Administrativa, segundo a Região Geográfica e a Unidade da Federação - 2009 Unidade da Federação Matrículas na Educação Básica Localização / Dependência Administrativa Total Federal Estadual Municipal Privada Brasil 52.580.452 217.738 20.737.663 24.315.309 7.309.742 Norte 5.177.584 22.401 2.097.630 2.708.543 349.010 Nordeste 16.339.661 60.825 4.736.466 9.557.776 1.984.594 Sudeste 20.617.965 81.301 8.900.128 8.117.508 3.519.028 Sul 6.761.224 39.537 3.193.292 2.644.093 884.302 Centro-Oeste 3.684.018 13.674 1.810.147 1.287.389 572.808 Fonte: INEP/MEC

Unidade da Federação/ Categoria Administrativa ENSINO SUPERIOR Matrículas em Cursos de Graduação Presenciais, segundo a Unidade da Federação e a Categoria Administrativa das IES – 2005 e 2009   Unidade da Federação/ Categoria Administrativa 2005 2009 Brasil 4.453.156 5.115.896 Pública 1.192.189 1.351.168 Federal 579.587 752.847 Estadual 477.349 480.145 Municipal 135.253 118.176 Privada 3.260.967 3.764.728 Particular 1.753.184 2.899.763 Comun/Confes 1.507.783 864.965 Fonte: INEP/MEC

BIBLIOGRAFIA ARAUJO. Gilda Cardoso de. Município, Federação e Educação: História das Instituições e das idéias políticas no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. ______________________. Direito à educação básica: a cooperação entre os entes federados. Retratos da Escola, v. 4, n. 7, p. 231-242, jul./dez. 2010. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial. Serviço Público com qualidade, s/d. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394 de 1996. BRASIL. Emenda Constitucional nº 53 de 19 de dezembro de 2006. BRASIL. Emenda Constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009. MEC. Sinopse das Ações do Ministério da Educação. Brasil, 2010.