Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual*

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Tente ler sem chorar!!!.
By Não adianta pensar que ao terminar uma relação está tudo acabado e resolvido. Todos acham estranho quando uma pessoa custa muito a encerrar.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
TREINAMENTO DE LÍDERES
A Boneca e a Rosa.
A Boneca e a Rosa Branca.
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Uma carta de GLORIA MAYFIELD!!!!!
Horário: 07:55h da manhã, do dia 09/03/2007, sexta-feira.
Homem esperto + Mulher esperta = Romance
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força
Sistema desenvolvido para trazer prosperidade para todas as pessoas
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
QUEM SOU EU?.
A BONECA.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Ester viana larissa darque
REGRAS BÁSICAS PARA ADMINISTRAR TI
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM PROFISSIONAL
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Começando nossa conversa.
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Apresenta. Os 5 pecados mortais do líder medíocre por Raúl Candeloro.
Programador – Como Me tornar Um!
Marketing Pessoal E-DSA - Etiene USO INTERNO.
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
ENGAJE-SE Evite assumir uma atitude individualista. Realizar-se apenas em cumprir suas tarefas e assegurar apenas a sua parte são comportamentos que acabam.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Como Vencer o Negativismo
1º Curso de Marketing Político
Planear a mudança Tomar controle.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
AJUDA: MEU OITAVO PASSO
Marketing Pessoal O mundo já foi assim Hoje o mundo é assim.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
A Boneca e a Rosa Branca.
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
A MEMÓRIA COMO PATRIMÔNIO EMPRESARIAL Renato de Oliveira Diniz 21/05/2015.
“Marketing Pessoal - Dicas Profissionais?” Rodrigo Ramos Catharino
Temperamentos.
Gestão Estratégica de Negócios
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Educação Financeira para crianças e Jovens
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
COMO ORIENTARNOVOS FUNCIONÁRIOS COMO ORIENTAR NOVOS FUNCIONÁRIOS Aprenda Técnicas Para Estimular os Novos Funcionários a Se Integrarem Rapidamente à Organização.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
Transcrição da apresentação:

Apostila 4 – 1ª EM Módulo 10 – O empreendedor Individual* Texto 1 da Apostila 4, página 06 – Empreendedor Individual* * O empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. ** Receita bruta é o montante em dinheiro obtido com as vendas de produtos ou serviços, antes de deduzir as despesas. Texto 2, página 07 - O Estado e os tributos* * Há três espécies de tributos: impostos, como o imposto de renda ou o imposto territorial; taxas, tributos cobrados por serviços públicos, como o da coleta de lixo e o do uso da rede de esgotos; contribuições, tributos pagos para que o Estado execute melhorias na sociedade, tais como a construção de hospitais ou a urbanização de áreas abandonadas.

Texto 3, página 07 – Economia informal* em dados * Aquela que exerce sem que as partes intervenientes paguem impostos por comerciar; setor informal. (Definição extraída do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.) Marketing Pessoal O marketing pessoal é visto com desconfiança por algumas pessoa que o consideram uma forma de enganar os outros através da autopromoção. Essas pessoas acreditam que o comportamento humano não deveria ser tratado como produto, ao qual se aplicam estratégias de promoção e vendas. Especialistas consideram o marketing pessoal a correlação entre os atributos profissionais de um indivíduo e o alarde (atitude exibicionista) que se faz deles, com a finalidade de diferenciar e valorizar esse indivíduo no mercado em que atua.

O texto a seguir foi adaptado de um artigo de Max Gehringer, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial. Por que ótimos funcionários muitas vezes não conseguem ser promovidos? Porque eles estão fazendo tudo certo, mas esquecem de algo muito importante: o marketing pessoal. Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira. Nós começamos a aplicar isso às nossas carreiras a partir do momento em que o nível dos candidatos no mercado de trabalho começou a ficar muito igual. É a habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato e de conseguir a simpatia da chefia sem ser puxa-saco. Veja, a seguir, os dez mandamentos do marketing pessoal. 1º - Liderança Algumas pessoas têm uma habilidade muito maior de influenciar as outras. “O Clayton está sempre preocupado se a gente precisa de alguma coisa”, comenta a caixa Laísa dos Santos. “Ele socorre a gente”, diz a caixa Ester Alves. O Clayton é um formador de opinião, e a empresa percebe isso rapidamente.

2º - Confiança Quando eu pergunto “Quanto foi o jogo?”, eu imediatamente olho para uma pessoa. Eu não falo assim: “quanto foi?”, olhando ao redor. Essa é a pessoa em que nós confiamos. 3º - Visão É alguém entender o que está fazendo e por que está fazendo, e sugerir pequenas mudanças para melhorar o próprio trabalho ou o trabalho dos colegas. Do que nós estamos falando? Pequenas ideias, uma por dia, de R$ 3,00. Muita gente fica esperando muito para ter uma grande ideia na vida de R$ 200 milhões e perde a oportunidade de ter a pequena ideia de todo dia. 4º - Espírito de equipe É oferecer ajuda aos colegas, mesmo sem ser solicitado. De coração aberto, quantas pessoas realmente fazem isso? 5º - Maturidade É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. “Ele prefere conversar e não resolver em discussão”, diz o repositor de loja William Matias. “Um ajudando o outro é que a gente vai ser uma equipe melhor”, acredita o repositor de loja Antônio Raimundo Nascimento.

6º - Integridade É fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser excessivamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente. Pesquisa instantânea de opinião: quem nunca foi prejudicado na carreira? Quem tem vontade de prejudicar alguém? Qual das duas perguntas que eu fiz mostra falta de integridade? A segunda? Se eu tiver o desejo, assim, de me vingar, isso mostra a minha falta de integridade? Não. O desejo não mostra. É por isso que nós temos sentimentos, nós temos emoções e, muitas vezes, no trabalho, nós temos que guardar isso para a gente mesmo. Eu, sinceramente, tenho vontade de atropelar um monte de gente, mas eu não vou fazer isso. 7º - Visibilidade Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa. O que eu me lembro nos últimos 25 anos da minha vida corporativa, todo mundo que levantou a mão quando eu pedi um voluntário, hoje, ou é gerente, ou é diretor, ou é presidente de empresa. Impressionante. 8º - Empatia É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros. “Foi o Emerson. Isso foi ontem ainda. Ele montou lá na frente da loja uma exposição de brinquedos que foi muito lindo mesmo. Elogiei na hora”, disse o fiscal de loja Enedino dos Santos.

9º - Otimismo Não é um otimismo burro, mas um otimismo com causa. A pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são. 10º - Paciência Isso é o que mais acontece com jovens recém-formados no mercado de trabalho. Normalmente, uma pessoa com excelente formação acadêmica entra em uma empresa e, seis horas depois, já está começando a pensar por que ela não foi promovida. De todas as qualidades que nós podemos ter, a paciência é, talvez, a que se a gente não tiver, vai nos prejudicar mais. Evidentemente, não adianta ter tudo isso se o funcionário não consegue fazer aquilo que ele é pago para fazer, dar bons resultados de curto prazo. Em uma empresa séria, quem tem marketing pessoal recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Em uma empresa medíocre, a mesma pessoa poder ser vista como uma ameaça. Em um caso assim, não adianta querer mudar a empresa. É mais sábio mudar de empresa. Gehringer, Max. “Faça seu marketing” (Adaptado.)

Para encerrar Embora haja um louvável esforço para incentivar e legalizar o empreendimento individual, alguns obstáculos ainda existem e dificultam o fim da informalidade*. A própria lei de criação da MEI** proíbe a atuação do empreendedor em outras áreas, reservando-as para empresas de maior porte ou para profissionais credenciados. No site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/perguntas/, há uma lista das atividades que podem ser enquadradas como permitidas para o empreendedor individual. * Informalidade (informal): que se faz sem nenhuma formalidade, sem contrato ou carteira de trabalho assinada. ** Sigla também utilizada pelo autor para identificar Microempresa Individual.

Tarefa Complementar do módulo 10 Iniciando um empreendimento Você terá que simular a abertura de um Microempreendimento Individual. Procure seguir o seguinte roteiro: Na lista de “Atividades do Empreendedor Individual”, publicada no endereço eletrônico <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/perguntas/>, escolha a que mais se aproxima do seu interesse; ou a área de atividade que está desenvolvendo no projeto de cosmetologia. Indique se sua MEI terá ou não funcionário contratado; se tiver, mencione a função dele. Faça uma estimativa do capital necessário para iniciar o empreendimento, indicando como obtê-lo. Estime também a receita (montante em dinheiro recebido com as vendas) e as despesas (gastos efetivados na produção e/ou venda de bens e serviços) mensais esperadas e em quanto tempo, com o lucro mensal obtido, você poderá pagar o investimento inicial. Defina, da mesma forma como o estudado em módulos anteriores, os 4 “Ps” (produto, preço, promoção e praça) da atividade de empreendimento individual escolhida.