Sexta Feira dia 3 de Outubro de 20031 MOZAMBIQUE INVESTMENT FORUM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processo de Profissionalização
Advertisements

SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
Composto de Marketing PREÇO.
O ambiente organizacional
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
Blocos Africanos - SADC
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
ESTÉTICA E ARTES VISUAIS:
Incertezas em um novo cenário Roberto Padovani Setembro 2008.
Terminologia de Capital de Giro.
Em time que está ganhando se mexe...
FEIRAS E EVENTOS A REFERÊNCIA DO FRANCHISING EM PORTUGAL. Data: Maio de 2013 Local: Lisboa Data e Locais: 31 de Março - Faro | 21 de Abril - Coimbra.
Trabalho realizado por: Alexandre nº 1
Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Expressão algébrica a partir da representação gráfica da função
Sustentabilidade financeira 1 WASHCost Sustentabilidade Custos de operação e manutenção e desafios para a sustentabilidade financeira.
SADC 8 D Michelle,n 15 Iremos apresentar sobre um bloco econômico:
DESAFIOS BRASILEIROS ESPECIAIS Um projeto inédito dos dois
Do pré-colonial à independência
Teen Missions International
Crise, Desenvolvimento e Política Luís Mah CESA-ISEG FD-UNL, 21 de Novembro de 2012.
Secretaria da Educação
Fé&Cultura - 18/03/20031 Leigo na Igreja X Cientista no mundo: uma contradição? Prof. Dr. Emilio A. Jeckel Neto.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Axel von Huelsen para 3. ENEMET Rio de Janeiro 21 de Julho EMPREENDEDORISMO UMA VISÃO PRÁTICA no B2B.
Trabalho sobre Bloco Econômico - SADC
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Parte II: Determinantes do Produto
Obstáculos ao desenvolvimento
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ARVs-Acesso Sustentavel Manuel Gonçalves VP, Head Government Affairs,Communication, Patient Advocacy, Community Partnership, Access Lisboa
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Rio Verde - Goiás - Brasil
AFRICA.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Análise de Demonstrações Financeiras.
Presença Económica Portuguesa nos Países Árabes 14 de Maio de 2009 AERLIS.
Proposta OGE 2015 em análise
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Bruno Noda nº6 Pedro Paulo Gaetani nº18 Philipp Tobo nº20
AFRICA ALFABETICAMENTE NIEVES HERCE África do Sul.
Integrações Africanas
Gustavo Gomes n:05 Gustavo lopes n:06
ÁFRICA De A a Z.
Moçambique-Maláui 1. O Corredor de Nacala 2 Sistema Nacala 900 km no total 230 km novos 682 km reabilitados Porto de águas profundas Sistema Beira 600.
********************** (Utilizar o Mouse e Som) ********************** (Países independentes) Bandeiras de áfrica.
Matemática Financeira EEEP Osmira Eduardo de Castro Curso Técnico em Finança$ 2º ano Professor(a): Eliziana Damasceno.
PAÍSES MENOS AVANÇADOS BACARY Nº3 PINGPING Nº16 Vidhata Nº19 Nuno Nº22.
Nomes: Carolina e Wara Números: 3 e 18 8ºA Professor: Wilson Forti.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social 28 de Agosto de 2008.
ESTÉTICA E ARTES VISUAIS:
Países Menos Avançados
DADOS MACROECONÓMICOS
Arte Africana.
ESTÉTICA E ARTES VISUAIS:

BRF - A experiência brasileira no comércio com a África
Transcrição da apresentação:

Sexta Feira dia 3 de Outubro de MOZAMBIQUE INVESTMENT FORUM

Sexta Feira dia 3 de Outubro de %< PDM 20% 20%< PDM 30% PDM 10% PDM > 30% MAROC TUNISIE SENEGAL MALI NIGER TCHAD NIGERIA GUINEE C. COTE D'IVOIRE GHANA TOGO CAMEROUN GABON ETHIOPIE DJIBOUTI OUGANDA KENYA TANZANIE ZAMBIE ZIMBABWE MOZAMBIQUE NAMIBIE BOTSWANA AFRIQUE DU SUD REUNION MAURICE BURKINA MALAWI R.C.A. GUINEE EQUATORIALE LESOTHO SWAZILAND ERYTHREE SOUDAN RWANDA CONGO BENIN MAURITANIE R.D.C. ANGOLA MADAGASCAR COMORES SOMALILAND GAMBIE GUINEE B. EGYPTE ALGERIELIBYE SOMALIE BURUNDI SIERRA LEONE LIBERIA O GRUPO TOTAL EM AFRICA

Sexta Feira dia 3 de Outubro de O MERCADO DE PRODUTOS PETROLIFEROS EM AFRICA < 300 kt kt kt kt kt (*) : marché non ouvert > kt kt 110 Mt réparties sur 56 pays 2 pays (Egypte, Afrique du Sud) 40% 6 pays (Egypte, Afrique du Sud, 75% Libye, Algérie, Nigeria, Maroc)

Sexta Feira dia 3 de Outubro de Tous distributeurs Les compagnies pétrolières internationales Libye 9% TOTAL 21% SHELL 22% EXXON MOBIL 20% BP 11% Algérie NAFTAL 8% Autres 19% Compagnies Pétrolières Internationales 46% AFRICA : QUOTAS DE MERCADO Egypte 19% CALTEX TEXACO (CHEVRON) 13% ENGEN 11% AGIP 2% Répartition COOP MISR

Sexta Feira dia 3 de Outubro de TOTAL EM MOÇAMBIQUE 1992 : Depois da guerra, o Grupo Total decide voltar em Moçambique 1992 : Depois da guerra, o Grupo Total decide voltar em Moçambique 1994 : O Grupo cria a Empresa Total Moçambique S.A.R.L : O Grupo cria a Empresa Total Moçambique S.A.R.L. Aos 27 de Setembro de 1994, são assinados no âmbito do CPI os Termos da Autorização do PROJECTO TOTAL MOÇAMBIQUE por um valor de 5 Milhões de USD. Aos 27 de Setembro de 1994, são assinados no âmbito do CPI os Termos da Autorização do PROJECTO TOTAL MOÇAMBIQUE por um valor de 5 Milhões de USD.

Sexta Feira dia 3 de Outubro de SITUAÇÃO DEZ ANOS DEPOIS INVESTIMENTOS : > 12 Milhões de USD INVESTIMENTOS : > 12 Milhões de USD QUOTA DE MERCADO : > 8 % QUOTA DE MERCADO : > 8 % EM CRESCIMENTO CONSTANTE, MAS… EM CRESCIMENTO CONSTANTE, MAS… FRACA RENTABILIDADE FRACA RENTABILIDADE

Sexta Feira dia 3 de Outubro de PRINCIPAIS DIFICULTADES Custo dos investimentos devido à necessidade de importar os materiais e a transportar-os atraves do pais Custo dos investimentos devido à necessidade de importar os materiais e a transportar-os atraves do pais Qualificação e formação da mão de obra Qualificação e formação da mão de obra Dimensão do pais Dimensão do pais Peso administrativo (complexidade dos processos administrativos e juridicos) Peso administrativo (complexidade dos processos administrativos e juridicos) Condições economicas do sector das gasolineiras Condições economicas do sector das gasolineiras

Sexta Feira dia 3 de Outubro de PRINCIPAIS OPORTUNIDADES Grande potencial do pais Grande potencial do pais Vontade politica de ajudar o desenvolvimento Vontade politica de ajudar o desenvolvimento Estabilidade (politica, economica, social) Estabilidade (politica, economica, social) Presencia de mercados fortes a volta do pais (RSA) Presencia de mercados fortes a volta do pais (RSA) Confiança dos grandes investidores Confiança dos grandes investidores Grandes progressos nas areas da saude, da cultura, do progresso industrial Grandes progressos nas areas da saude, da cultura, do progresso industrial Grande libertade de expressão e de opinião Grande libertade de expressão e de opinião

Sexta Feira dia 3 de Outubro de CONCLUSÃO O CONTEXTO MOÇAMBICANO DEVE CONSIDERARSE EM COMPARAÇÃO COM A SITUAÇÃO ECONOMICA DE AFRICA E DA ZONA AUSTRAL O CONTEXTO MOÇAMBICANO DEVE CONSIDERARSE EM COMPARAÇÃO COM A SITUAÇÃO ECONOMICA DE AFRICA E DA ZONA AUSTRAL NESSE SENTIDO, E PARA TOTAL, O MOÇAMBIQUE REPRESENTA HOJE UMA DAS MELHORES OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO TENDO EM CONTA O POTENCIAL DO PAIS, A SUA ESTABILIDADE, A CAPACIDADE, E A VONTADE DOS DIRIGENTES ACTUAIS E DA CLASSE POLITICA EM FAVORECER OS INVESTIMENTOS E MELHORAR AS CONDIÇÕES ECONOMICAS LOCAIS. NESSE SENTIDO, E PARA TOTAL, O MOÇAMBIQUE REPRESENTA HOJE UMA DAS MELHORES OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO TENDO EM CONTA O POTENCIAL DO PAIS, A SUA ESTABILIDADE, A CAPACIDADE, E A VONTADE DOS DIRIGENTES ACTUAIS E DA CLASSE POLITICA EM FAVORECER OS INVESTIMENTOS E MELHORAR AS CONDIÇÕES ECONOMICAS LOCAIS.