Biblioteca Virtual em Controle Externo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Advertisements

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Portal do Professor SEED/MEC
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Maio / 2006.
PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO EM SAÚDE PRESERVADO PELO ICICT
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Universidade Federal do Rio Grande
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Arquivo e Documentação
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Universidade Federal de Santa Catarina
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Vortal Cadeia Produtiva do Caju Vortal Cadeia Produtiva do Caju
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
CURRICULO +.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca Virtual em Controle Externo

Um pouco da História As Bibliotecas Virtuais temáticas surgiram para atender a demanda de novos serviços de informação voltados para alunos, pesquisadores e usuários de áreas específicas. Ao contrário das ferramentas de busca, como Google e Yahoo, que visam armazenar indiscriminadamente o maior número possível de sites disponíveis na Internet, As Bibliotecas Virtuais visam à qualidade e integridade do seu acervo através de sites selecionados, classificados, catalogados e indexados em base de dados ou sistema de informações.

The WWW Virtual Library” <http://vlib.org/> A primeira Biblioteca Virtual do mundo surgiu em 1991. Criada por Tim Berners-Lee, o inventor da linguagem HTML e da Web. Desenvolvida, em Genebra, pela Organização Européia para a Investigação Nuclear - CERN. Sua atualização é feita por colaboradores e voluntários contribuem com sites em diversas áreas do conhecimento.

<http://vlib.org/>

A primeira Experiência Brasileira ‘Programa Prossiga’ criado em 1995,pelo CNPq. <http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/> Hoje pertence ao Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

A primeira Biblioteca Virtual brasileira

<http://www.bibvirtuais.ufrj.br/estudosculturais> Organizada pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC Desenvolvida pela Coordenação Interdisciplinar de Estudos Culturais – CIEC e Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação - ECO da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

O Prossiga foi a primeira iniciativa brasileira que estabeleceu metodologias de construção, desenvolvimento e manutenção de Bibliotecas Virtuais temáticas atraindo a curiosidade de vários bibliotecários que almejavam montar serviços semelhantes.

Na área da saúde http://www.bireme.br

Bibliotecas Virtuais Temáticas Adolescência Adolpho Lutz Aleitamento Materno Atenção Primária à Saúde Doenças Infecciosas e Parasitárias Educação Profissional em Saúde Enfermagem Homeopatia Integralidade Psicologia RIPSA Saúde Pública

Bibliotecas Virtuais

Bibliotecas Virtuais

Bibliotecas Virtuais

<http://bdjur.stj.gov.br/dspace>

<http://cgu.gov.br>

<http://www.buscalegis.ufsc.br>

O que mudou nas bibliotecas? Participação coletiva Possibilidade de comentários, participação, Qualquer um pode publicar conteúdos RSS Web 2.0 ajuda na comunicação Comunidades on-line estão do nosso lado Cultura de colaboração Aproveitar a inteligência coletiva Blogs são excelentes ferramentas de comunicação e colaboração Trabalho colaborativo entre os funcionários

Já vivemos assim... Trabalhamos em Rede... Redes Sociais Trabalho colaborativo Web 2.0 Biblioteca 2.0 Gestão do conhecimento

Web 2.0

As Bibliotecas do TC’s não podem ficar de fora... Rede Social Comunidade Virtual Acervo Digital

Que caminho seguir?

O trabalho colaborativo em rede “Trabalhar em rede traz grandes desafios pessoais e profissionais, pois demanda a utilização de instrumentos capazes de reunir instituições e pessoas de forma participativa, em torno de interesses comuns, além do domínio de técnicas de comunicação e de ferramentas tecnológicas para que sejam apropriadas pelo coletivo”. SANTOS, P. X, HENNING, P. La Red de la Biblioteca Virtual Historia y Patrimonio Cultural de la Salud: un espacio para la construcción colectiva del conocimiento. Revista de Humanidades Médicas & Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología. Vol.1 no. 1, Ago. 2009 . <http://www.bvs.cl/upload/docs/La-Red-de-la-Biblioteca-Virtual.pdf>

A Rede Bibliocontas Formada por profissionais da informação ligados aos Tribunais de Contas

TCU TC-DF TC-Argentina TCE-BA TC-Angola TCE-ES TCE-MG TCE-CE TCE-MS TCE-PE Rede Bibliocontas TCE-PA TCM-SP TCE-PB TCM-GO TCE-AM TCE-PR TCE-SC TCE-RJ TCE-RS TCE-RO TCM-RJ

Propostas do II Fórum Porto Alegre - 2005 1) Apresentação, no próximo Congresso dos TCs do Brasil, de trabalho relativo sobre o Bibliocontas; 2) Criação da logomarca do Bibliocontas; 3) Necessidade de sensibilizar e incentivar os TCs para a importância da preservação de sua memória institucional; 4) Criação da Biblioteca Virtual dos TCs; 5) Elaboração de um guia das Bibliotecas dos TCs a ser inserido no futuro portal do Bibliocontas; 6) Prosseguir na consolidação dos compromissos firmados no I Fórum.

A principal finalidade da BV-CE é a promoção de ações de cooperação técnica constituídas coletivamente, junto às bibliotecas dos TC´s , voltadas para a criação, gestão e operação de fontes de informação, disponíveis na Web, com acesso livre e aberto, relativas ao tema Controle Externo.

O que pretendemos? Promover a inclusão de ações de identificação, recuperação, conservação e disseminação das informações relativas ao tema Controle Externo como parte integrante das ações das bibliotecas e arquivos dos Tribunais de Contas; Fortalecer as pesquisas da área, contribuindo para o aumento da produção científica brasileira; Promover atividades de cooperação técnica nacional e internacional entre os TC’s; Dar maior subsídio às atividades profissionais dos pesquisadores, professores, alunos, auditores, administradores públicos e todos aqueles que trabalham com tema; Contribuir para uma maior visibilidade às atividades profissionais das bibliotecas e arquivos dos Tribunais de Contas.

O que encontrar na BV-CE?

O ambiente Tecnológico Optou-se pelo software livre DSpace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT, traduzido para o português pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica – IBICT, sendo este o responsável por sua distribuição no Brasil.

O DSpace se enquadra na categoria de software livre e de fonte aberta O DSpace se enquadra na categoria de software livre e de fonte aberta. Foi desenvolvido nos termos da Open Source License, podendo ser adaptado e expandido, além da livre distribuição para todas as instituições que queiram utilizá-lo para coletar, gerenciar, disseminar e preservar a produção intelectual disponível na Internet.

Apresenta uma plataforma apropriada para o cadastramento de documentos digitais de diferentes naturezas, tais como: texto, imagem, vídeo e áudio e inclusive sites da Internet. Possui um ambiente próprio para a catalogação das fontes de informação que serão registradas, tendo ainda uma grande preocupação com a preservação digital, possibilitando também a adaptação dos seus metadados de acordo com as necessidades específicas de cada Biblioteca Virtual.

recurso de auto arquivamento, que permite que os próprios autores façam a submissão de seus documentos; workflow de validação das informações e metadados incluídos, que oferece um controle sobre a qualidade e precisão dos dados; disponibilidade na WEB via protocolo OAI, o que garante, além da segurança, a indexação por especialistas internacionais; descrição dos metadados seguindo o padrão internacional Dublin Core, que permite o intercâmbio de informações com outros sistemas que utilizam o mesmo padrão; descentralização dos processos de alimentação, auto arquivamento e recuperação, que possibilita a criação de estruturas de rede;

sistema de gerenciamento compartilhado, distribuindo-se papéis e responsabilidades entre administradores e supervisores; software livre de código fonte aberto, que permite a customização e o desenvolvimento de novas ferramentas, que podem ser agregadas ao sistema de acordo com as necessidades e especificidades do usuário.

O fator de maior relevância que pode ser atribuído a essa iniciativa diz respeito à intenção do resgate, preservação e disseminação das informações relativas ao tema Controle Externo de forma selecionada, classificada e organizada.

Ainda que embrionário o movimento e a sinergia demonstrados pelas bibliotecas dos Tribunais de Contas dispostos a fazer parte desta construção coletiva só vem evidenciar a enorme vontade e compromisso com seus propósitos.

Certamente, estamos diante de um sonho que está apenas começando Certamente, estamos diante de um sonho que está apenas começando. A Biblioteca Virtual em Controle Externo traz consigo a nobre função de recuperar o passado, preservar o presente, garantindo assim a existência dos seus conteúdos no futuro.

Lista de discussão voltada para a construção da BV-CE Página inicial do grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/BV-CE E-mail do grupo: bv-ce@yahoogrupos.com.br

Goreti Moça goretimoca@gmail.com Muito Obrigada! Goreti Moça goretimoca@gmail.com e Patricia Henning henningpatricia@gmail.com