Impulso renovador da Catequese e de toda a Igreja INICIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL
MISSÃO EM SENTIDO AMPLO.
Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana
COMO ESTÁ A NOSSA CAMINHADA?
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
– « Os catequistas em território de missão»,(245)
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
COMPROMISSO CRISTÃO.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
( Catechesi Tradendae n° 20)
C C CONVERSÃO.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
O catequista da iniciação cristã
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
Desafios e perspectivas
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
Vigília Pascal.
A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
CATECUMENATO.
INTERLOCUTORES Conhecer bem OS DIVERSOS ROSTOS AS DIVERSAS MOTIVAÇÕES.
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ.
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
Diocese de Amargosa.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
A CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
Igreja: comunidade de comunidades
Oração Banhados em Cristo, somos uma nova criatura; as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo...
Sínodo sobre nova evangelização
Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Pe. Lima sdb Pe. Lima 2009
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Diocese de São João da Boa Vista
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
CATEQUESE HOJE, novas ideias para evangelizar no Terceiro Milênio.
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
CNBB – Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
DGAE Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
*** C ONCLUSÕES DOS GRUPOS *** 1ª URGÊNCIA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO Ministério da Visitação; COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) e COMIDI.
Ecclésia in América Verbum Domini Evangelii Gaudium.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
Transcrição da apresentação:

Impulso renovador da Catequese e de toda a Igreja INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Impulso renovador da Catequese e de toda a Igreja

A CNBB E A INICIAÇÃO CRISTÃ Desde 1974 CNBB - Pastoral dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Set. 1974 – nº 2a 1. 2. CNBB - Pastoral da Eucaristia: Dez. 1974 – nº 2 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009 Pe. Lima, sdb 2009

A preocupação de hoje: os processos de iniciação. A catequese, como preparação a esses Sacramentos, faz parte de um processo maior: a Iniciação à Vida Cristã.

O tema Iniciação à Vida Cristã é desdobramento de Diretório Nacional de Catequese (2005) Aparecida (2007) Brasil na Missão Continental ... e outros (2005)

Há insuficiência do modelo atual de transmissão da fé. Iniciação Cristã pobre e fragmentada (DAp 287) Diz Aparecida:

Temos uma multidão de iniciados ontologicamente na fé, mas não existencialmente!.

buscar uma “conversão pastoral e renovação missionária...” (no.375) Aparecida convida a: “abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé”; buscar uma “conversão pastoral e renovação missionária...” (no.375)

QUESTIONA-SE TODO O PROCESSO DE TRANSMISSÃO E EDUCAÇÃO DA FÉ MUDANÇA DE ÉPOCA QUESTIONA-SE TODO O PROCESSO DE TRANSMISSÃO E EDUCAÇÃO DA FÉ Necessidade do retorno ao Catecumenato e à dimensão catecumenal da catequese

Aparecida, 294, faz clara distinção entre: INICIAÇÃO CRISTÃ (como catequese básica) e CATEQUESE PERMANENTE (formação continuada)

“Assumir a Iniciação à Vida Cristã exige não somente uma renovação da catequese, mas, também, uma reestruturação de toda a vida pastoral da paróquia”.

“Propomos que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois, virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé…”. (DAp 294)

Processo de iniciação à vida cristã: é muito mais exigente e comprometedor do que a tradicional “preparação para os sacramentos”

Catecumenato (O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos - RICA) * não é só para adultos não batizados, * mas também para batizados, não plenamente iniciados ou que querem aprofundar a própria iniciação.

Mudança de paradigmas Não só renovar algumas metodologias, novos subsídios e melhorar a formação de catequistas... Trata-se de alterar a própria estrutura da tradicional “preparação para os sacramentos” e propor um novo paradigma evangelizador -catequético.

Esquema básico do Texto da CNBB A CNBB baseia-se no insistente pedido de Aparecida: “Impõe-se a tarefa irrenunciável de oferecer uma modalidade [operativa!] de iniciação cristã, que além de marcar o que, dê também elementos para o quem, o como e o onde se realiza. (nº 287).

Dessa forma, assumiremos o desafio de uma nova evangelização, à qual temos sido reiteradamente convocados” (nº 287). A esses 4 elementos (o quê, quem, como e onde) acrescentou-se: por quê? e para quem?

INCIAÇÃO À VIDA CRISTÃ NA ASSEMBLÉIA DOS BISPOS EM 2009 Escolhido como tema prioritário, a CNBB, solicitou ao GRECAT preparar o texto Trabalhado pela Assembléia, o texto foi aprovado e publicado em outubro de 2009. Era para ser estudado na Terceira Semana Brasileira de Catequese (Itaici, de 6 a 11/10/2009), mas o livro não chegou em tempo. Fica como tarefa para todos, pois é agora texto de referência para a renovação da Catequese.

O texto da CNBB ficou estruturado em cinco capítulos I – Iniciação à vida cristã: por quê? - Motivações II – Iniciação à vida cristã: o que é? – Natureza III – Iniciação à vida cristã: como? - Metodologia IV – Iniciação à vida cristã: para quem? – Destinatários - Interlocutores V – Iniciação à vida cristã: com quem? onde? – Agentes e Lugares.

São cinco categorias distintas, mas que se completam. Escrito originalmente por cinco pessoas, foi depois unificado, mas ainda apresenta : Lacunas Repetições Imperfeições conceituais Falhas redacionais.... Espera-se que um dia volte à Assembleia da CNBB para se transformar em Documento Oficial.

BREVE APRESENTAÇÃO Cap. I – MOTIVAÇÕES E RAZÕES: POR QUÊ A INICIAÇÃO CRISTÃ? Parte da indagação sobre Deus. A resposta da fé. Insuficiência de respostas apenas doutrinais. Adesão vital a Jesus Cristo.