Dr. Eng. Claudius Barbosa São Paulo, 15 de abril de 2010 AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA ESTRUTURAL DE OBRAS-DE-ARTE POR MEIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL E TEÓRICA Dr. Eng. Claudius Barbosa
INTRODUÇÃO Controle, monitoramento e avaliação de estruturas Conservação da estrutura Impedir que a estrutura atinja o ELU ou ELS Otimizar a inspeção, manutenção e intervenções Reduzir custos das intervenções $ tempo Fatores interdependentes Influência do projeto estrutural e detalhamentos Produção do concreto e concretagem Métodos construtivos Manutenção adequada Mudanças da utilização Alteração de carregamentos Alteração das condições ambientais
INTRODUÇÃO FISSURAÇÃO Processos primários de degradação química Lixiviação Ataque de sulfatos: ácido ou base Reação álcali-agregado (RAA) Corrosão das armaduras passivas e ativas FISSURAÇÃO Processos primários de degradação física Erosão e abrasão Dano devido a elevadas temperaturas Congelamento e descongelamento Cristalização de sais Efeitos combinados em estágios avançados
INTRODUÇÃO DESEMPENHO DURABILIDADE
OBJETIVO Redução da capacidade de serviço Sistema de gerenciamento Assegurar a segurança e funcionalidade Eficiência e qualidade do serviço ao usuário Redução da capacidade de serviço Perda da capacidade de carregamento Redução da segurança Aumento das restrições ao tráfego Perda do valor estético
OBJETIVO Concessões rodoviárias Infra-estrutura de escoamento de cargas Alteração do trem-tipo dos veículos Aumento do número de vias Ocorrência de danos Limites de vibrações para operações Fadiga da estrutura e ligações Fonte: http://www.grupoccr.com.br/ 6
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO Determinar a extensão do dano; Estimar a resistência do aço e do concreto; Analisar a condição do concreto (carbonatação, cloretos); Avaliar a corrosão do aço; Determinar a perda ou ruptura da protensão; Estimar a capacidade de carregamento; Acompanhar o processo de deterioração da estrutura; Calibrar e validar modelos teóricos.
GRAU DO DANO x CUSTO x RECURSOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO Necessidade Aprofundar o conhecimento sobre o estado da estrutura Acompanhar a evolução da situação da estrutura Analisar a estrutura em situações de sobrecarga/Cargas excepcionais Identificar mudanças no comportamento estrutural (Antes) e após a execução de reparos ou alterações: desempenho Etapas Avaliação: inspeção visual e ensaios não-destrutivos Previsão a evolução do dano: corrosão da armadura, cloretos, etc. Análise das diferentes alternativas de intervenção Definição de prioridades GRAU DO DANO x CUSTO x RECURSOS 8
METODOLOGIA WENZEL, H. (2009). Health monitoring of bridges. John Wiley & Sons, Ltd.: UK.
METODOLOGIA NÍVEL 0: Avaliação qualitativa do estado da estrutura Objetivo Descrever os efeitos da degradação, por inspeção visual, como a corrosão das armaduras e danos no concreto (fissuras e destacamentos) Análise Baseia-se principalmente na experiência do engenheiro e é comumente adotado na avaliação prévia de uma estrutura NBR 9452 (1986): Vistoria de pontes e viadutos de concreto. Dr. Eng. Carlos Henrique Siqueira: Concreto e construções – Ibracon. NÍVEL 1: Avaliação do desempenho a partir de medições Objetivo Controlar o desempenho da estrutura e dos valores limites à fadiga (deformações, tensões, deslocamentos, histórico de tensões, abertura de fissuras, amplitudes de vibração, etc.) e analisar a influência de cargas variáveis Confiabilidade Comparação dos dados obtidos com valores limites e análise de correlações e tendências com as influências externas
Modelos determinísticos e semi-probabilísticos METODOLOGIA NÍVEL 2: Avaliação baseada em modelos estruturais simples Objetivo Verificar a segurança e o desempenho após a ocorrência de danos causados por cargas não previstas em projeto, por deterioração ou devido a mudanças de utilização Aquisição de dados Inspeções e obtenção de dados do carregamento e resistência dos materiais a partir de documentos de projeto Análise estrutural Modelos e métodos semelhantes aos utilizados em projeto e modelos específicos mais refinados Confiabilidade Modelos determinísticos e semi-probabilísticos
METODOLOGIA NÍVEL 3: Avaliação baseada em modelos estruturais refinados Objetivo Determinação da capacidade de carga e tempo de vida útil de estruturas danificadas Aquisição de dados Ensaios não-destrutivos para avaliação das propriedades mecânicas dos materiais e obtenção das reais dimensões dos elementos estruturais com monitoramento de carregamento e provas de carga Análise estrutural Modelos e métodos refinados Confiabilidade Modelos semi-probabilísticos
Modelos semi-probabilísticos METODOLOGIA NÍVEL 4: Avaliação baseada em modelos estruturais refinados e específicos Objetivo Adaptar o nível de segurança em função das conseqüências da ruína estrutural, utilidade da estrutura e características da ruína Aquisição de dados Ensaios não-destrutivos para avaliação das propriedades mecânicas dos materiais, obtenção das reais dimensões dos elementos estruturais e monitoramento do carregamento e provas de carga Análise estrutural Modelos e métodos refinados e modelos específicos, como por exemplo, considerando o dano progressivo Confiabilidade Modelos semi-probabilísticos
Método de aproximação probabilística e métodos de simulação METODOLOGIA NÍVEL 5: Avaliação baseada em modelos estruturais probabilísticos Objetivo Determinação da capacidade de carregamento e tempo de vida útil de estruturas danificadas com consideração de incertezas Aquisição de dados Ensaios não-destrutivos para avaliação das propriedades mecânicas dos materiais e obtenção das reais dimensões dos elementos estruturais com monitoramento do carregamento e provas de carga e análise estatística dos dados Análise estrutural Modelos e métodos refinados e modelos avançados, como por exemplo, modelos estocásticos Confiabilidade Método de aproximação probabilística e métodos de simulação INTERNATIONAL STANDARD - ISO 14963. Mechanical vibrations and shock – Guidelines for dynamic tests and investigations on bridges and viaducts, 2003. INTERNATIONAL STANDARD - ISO 18649. Mechanical vibrations – Evaluation of measurements results from dynamic tests and investigations on bridges, 2004.
METODOLOGIA Avaliação da segurança estrutural Aquisição de dados Análise Estrutural Análise da confiabilidade
METODOLOGIA Provas não-destrutivas Ensaios esclerométrico Monitoração com ultra-som Ensaios de pacometria Monitoração de corrosão de armadura Monitoração das vibrações induzidas pelo tráfego normal
METODOLOGIA Provas parcialmente destrutivas Avaliação das tensões nos cabos de protensão Extração de amostras e ensaios em laboratórios Provas de carga Análise de vibrações oriundas de veículos adaptados Vibrações forçadas provenientes de geradores mecânicos Provas de carga estática
ANÁLISE DINÂMICA Prova de carga estática Prova de carga dinâmica
ANÁLISE DINÂMICA carregamento imposto à estrutura lentamente os efeitos dinâmicos não são induzidos Ensaios estáticos obtenção de características elastico-dissipativas comportamento da estrutura sob cargas dinâmicas Ensaios dinâmicos
ANÁLISE DINÂMICA técnica não-destrutiva: avalia a integridade estrutural obtenção das acelerações da estrutura por meio de instrumentos determinação das freqüências naturais determinação dos modos de vibração e amortecimento identificação de comportamentos anômalos controle de qualidade ao longo da vida útil avaliação de serviços de recuperação avaliação da segurança estrutural após condições extremas utilização do histórico para comparações pertinentes
elásticas-dissipativas ANÁLISE DINÂMICA A MONITORAÇÃO DINÂMICA é uma técnica não-destrutiva utilizada AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DA ESTRUTURA Parâmetros dinâmicos características mecânico-estruturais inércias referentes às massas Propriedades elásticas-dissipativas Excitação da estrutura Ensaio com vibração ambiente (operação normal) Ensaio de vibração livre Ensaios de vibração forçada CUSTO x LOGÍSTICA x PARÂMETROS MODAIS
ANÁLISE DINÂMICA Gerador mecânico de vibrações (VIBRODINA) Fixado à estrutura Controle das forças Análise em diversas direções Controle das freqüências
METODOLOGIA Avaliação estrutural Monitoração dinâmica Instrumentação Metodologia IEME usualmente empregada Inspeção visual Análise de documentos Ensaios não-destrutivos Instrumentação: análise periódica e contínua Ensaios estáticos e dinâmicos Elaboração de modelos numéricos Análises teóricas complementares Instrumentação Monitoração dinâmica Avaliação estrutural Modelos numéricos 23
EXEMPLOS Ponte Guilherme de Almeida 24
EXEMPLOS INSPEÇÃO VISUAL 25
EXEMPLOS ESCLEROMETRIA / EXTRAÇÃO CPs MONITORAÇÃO DINÂMICA 26
ULTRASSOM E ESCLEROMETRIA EXEMPLOS ULTRASSOM E ESCLEROMETRIA 27
EXTRAÇÃO DE CORPOS-DE-PROVA EXEMPLOS CORREÇÃO DOS VALORES EXTRAÇÃO DE CORPOS-DE-PROVA 28
EXEMPLOS 29
EXEMPLOS A1V / Tab.3 / PL aceleração (mm/s²) tempo (s) freqüência (Hz) Autodensidade espectral de potência FFT 30
EXEMPLOS Calibração do modelo numérico FLEXÃO freqüência (Hz) FLEXÃO Freqüência natural experimental Modo de vibração: flexão Valores: 1,79 Hz / 2,02 Hz / 2,33 Hz Freqüência natural teórica Modo de vibração: flexão Valores: 1,79 Hz / 2,12 Hz / 2,43 Hz ≠4% 31
EXEMPLOS DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO Calibração do modelo numérico TORÇÃO DIMENSIONAMENTO E VERIFICAÇÃO Freqüência natural experimental Modo de vibração: torção Valor: 3,09 Hz Freqüência natural teórica Modo de vibração: torção Valores: 3,18 Hz ≠3% 32
Modelo em elementos finitos: EXEMPLOS Patologia na viga travessa Modelo em elementos finitos: Análise linear 33
EXEMPLOS 34 34
EXEMPLOS Ponte sobre o Rio Atibainha
EXEMPLOS Ponte sobre o Rio Guandu 36
ANÁLISE DINÂMICA EXPERIMENTAL ANÁLISE DINÂMICA TEÓRICA EXEMPLOS ANÁLISE DINÂMICA EXPERIMENTAL A estrutura trabalha no regime elástico, indicando o boa condição estrutural As freqüências naturais, na direção transversal, são baixas A ponte apresenta comportamento simétrico: homogeneidade dos materiais ANÁLISE DINÂMICA TEÓRICA As travessas trabalham de acordo com o esquema estrutural previsto As extremidades livres dos balanços estão apoiadas no solo: apoio elástico Os tubulões estão assentados em apoios fixos: fundação com elevada rigidez 37
EXEMPLOS Ponte sobre o Rio Ribeira do Iguape ANOMALIA DOS DANO LOCALIZAÇÃO INTERVENÇÃO ANOMALIA DOS MODOS FLEXIONAIS ? 38
EXEMPLOS 39
EXEMPLOS Inspeção subaquática Principais anomalias Mergulhadores especializados e equipamentos apropriados Vistoria de todos os tubulões submersos e respectivos blocos de travamento Principais anomalias Vazio na face inferior dos blocos de travamento, principalmente nos vãos 5, 6 e 7 Fissuras verticais em tubulões dos eixos 6 e 7, algumas estendendo-se do bloco até o leito do Rio. 40
EXEMPLOS INSPEÇÃO SUBAQUÁTICA INDICAÇÃO DE REFORÇO 41
Fissuras com aspectos de RAA EXEMPLOS Ponte afetada por RAA Fissuras com aspectos de RAA 42 42
EXEMPLOS Medição da expansão da estrutura de concreto Monitoração da abertura de fissuras com carregamento estático 43 43
EXEMPLOS Modelo matemático para avaliação da RAA e análise modal Monitoração da movimentação das fissuras 44 44
TRABALHOS DE REFERÊNCIA Ponte Rio-Niterói Estação Ponte Estaiada Parque Aquático (RJ) Canindé Parque Antártica Estádio Olímpico JH 45 45
CONCLUSÃO Diversos fatores, desde o projeto, determinam o desempenho e a durabilidade das obras de arte; A falta de manutenção possibilita o alastramento de patologias nestas estruturas, entretanto, quanto antes houver a intervenção, menor será seu custo; A avaliação e o monitoramento, realizados da forma correta, são instrumentos eficazes para detecção de danos e de desempenho insatisfatório das estruturas; Existem diversos níveis de avaliação da segurança estrutural, mais ou menos detalhados, que permitem um acompanhamento seguro do comportamento da estrutura ao longo dos anos; 46 46
CONCLUSÃO Os ensaios dinâmicos: técnica eficaz e não-destrutiva para análise do comportamento estrutural, possibilitando a detecção de danos e do comportamento anômalo da estrutura; Com esta técnica, é possível a detecção de danos não-visíveis da estrutura, recomendando-se o procedimento específico para a patologia; Em outros casos, a suspeita de danos à estrutura foi descartada com segurança, garantindo a economia em relação à recuperação estrutural; Os modelos numéricos e as análises dinâmicas são inter-dependentes, permitindo uma análise refinada sobre a condição estrutural de pontes e viadutos. 47 47
CONCLUSÃO Análise experimental Modelo numérico confiável Análises teóricas (variáveis) 48 48
AGRADECIMENTOS QUESTIONAMENTOS 49 49