Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
APRESENTAÇÃO ALUNO: IVAIR BAMPI.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
POWER POINT.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Tutorial de utilização do
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
Fundamento à Informática
Informática na Educação
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Curso de Capacitação Docente
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Rotina na Alfabetização:
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
O Uso Pedagógico do Blog
Copyright 2005 © Colégio Salesiano Dom Bosco, Inc.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Deise Kramer Lima Fernandes
DISCIPLINA : INFORMÁTICA EQUIPE : ANDRESSA MARIA, BRENDA SUELLEN E LUÍSA GABRIELA. Escola : São Matheus Professora : Claúdia Coutinho.
Mônica Daisy Vieira Araújo Isabel Cristina Alves da Silva Frade
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Retrato da cultura tecnológica pelos cursos EM EF2 Autoria Instrumentação EF1 Alfabetização Digital.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Cultura digital na educação:
Instituto A Vez do Mestre
Construindo a cultura educacional inclusiva
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
TEMA 25 EE ERNESTO SOLON BORGES BANDEIRANTES – MS PROGETEC: RAUL C. NUNES.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O uso das tecnologias na escola
Ricardo de Andrade Kratz
PLANO DE AÇÃO
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Formação Docente em Tecnologias Digitais Assistivas Formação Docente: A inserção da Informática na Educação e as Tecnologias Digitais Assistivas Prof.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 1.ed. São Paulo: Autêntica, 2005. 248p. DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO CURSO: LETRAS PROFª: JAQUELINE DE SOUZA JOSÉ FACULDADE DE JOSÉ BONIFÁCIO

OBJETIVO DO TEXTO: Mostrar aos educadores que a informática pode ser de grande valia para a escola. Computador substituto do professor? Usar a máquina como recurso, apoio. O professor deve conhecer os recursos e criar formas para aprendizagem. Uso do computador : É só para memorizar ou para construir? Exclusão digital e computador na escola.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL Estamos preparados para lidar com esse instrumental que se disponibiliza com o advento da informática? Sabemos digitar, sabemos formatar textos? Sabemos lidar com planilhas? Sabemos criar apresentações? Sabemos Navegar? ESTAMOS PREPARADOS PARA AJUDAR OS NOSSOS ALUNOS A DOMINAR ESSAS FERRAMENTAS?

INFORMÁTICA: RECURSO AUXILIAR DE APRENDIZAGEM EXEMPLO : PEÇA DE TEATRO. EMAIL MOUSE NOÇÃO DE LINK AMPULHETA REVISOR ELETRÔNICO DICIONÁRIO ELETRÔNICO – SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS SITES INTERESSANTES BLOGS DIÁRIOS INFORMÁTICA COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CONSTRUIR QUESTIONAR PENSAR APRENDER A APRENDER.