Crescimento e Desenvolvimento Parte II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISMO INFANTIL
Estagiária: Alciane Barbosa Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
ENVELHECER COM SAÚDE Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um. É preciso aceitar e compreender as mudanças.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será.
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Maria de Fátima Rato Padin
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Área Pastoral.
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
IV Seminário Internacional de Bibliotecas Pública e Comunitárias
RELAÇÕES PRECOCES.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prof. MsC. Marco A. Togatlian
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO Aula 08 – DIFERENÇAS ENTRE BRINCADEIRA E JOGO / O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES POR FAIXAS ETÁRIAS.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Gravidez na Adolescência
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desenvolvimento e crescimento da criança
BENCHMARKING.
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
Objetivos Refletir sobre uma concepção de educação para os bebês e as crianças pequena Refletir sobre o direito da criança à convivência com a diversidade.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
MOVIMENTOS RUDIMENTARES
Você sabe quando seu bebê está feliz?
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Características da criança: perspectivas teóricas
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
Desenvolvimento motor
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Baixa Produção de Leite
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
Desenvolvimento Psicomotor
Relações Precoces.
Fase de movimentos especializados
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Sistema Nervoso.
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Desenvolvimento infantil
Fase Motora Rudimentar
Características Iniciais da Fala
Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional
Desenvolvimento motor
DNPM Ac. Fauze Lutfe Ayoub – 5º ano Fevereiro/2010 Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro Disciplina de Pediatria.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Desenvolvimento infantil
Transcrição da apresentação:

Crescimento e Desenvolvimento Parte II Mariana de Melo Gadelha Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF www.paulomargotto.com.br Brasília, 18/4/2012

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

Introdução: Importância da avaliação do DNPM de uma criança: Monitoração do progresso das crianças e identificação de atrasos ou desvios; Explorar os fatores que  ou  risco; O conceito de variabilidade interpessoal.

Fatores de Influência do DNPM: SOCIAIS Família Genética Doenças Meio Social Teratógenos Estimulação Maturação Física “Confiança Básica” PSICOLÓGICAS

Período Fetal: Velocidade rápida de crescimento e multiplicação de neurônios, formação de axônios e dendritos; Extremamente vulnerável a influências teratogênicas e hipóxicas.

Período Fetal:

Os pais... Estágio 1: Descoberta da gravidez – sentimentos ambivalentes de felicidade e medo; Estágio 2: Cerca de 20 semanas percepção dos movimentos fetais) – medo de feto malformado; Estágio 3: Fim da gravidez - atribuição de personalida- de ao feto.

O Primeiro Ano

O Recém- Nascido: Imediatamente após o nascimento: RN alerta e suga facilmente; Míope – campo de visão de 20-30 cm; Preferência visual inata por rostos; Audição bem desenvolvida – preferência por voz feminina; Período inicial de 40-60min seguido de sonolência; Reflexos primitivos: Moro, preensão palmar e “pedalar”.

O Recém-Nascido: 6 estados comportamentais: (sono calmo, sono ativo, sonolência, alerta, inquietude e choro); Estado alerta: fixa objetos e rostos e acompanha horizontalmente; Viram-se em direção a um som; Olham para a mãe ao mamar; Acalmam-se desviando o olhar, bocejando ou sugando lábios ou mãos (parassimpático, simpático); Sono calmo: adapta-se a estímulos; Sono ativo: estímulos causam choro.

1-2 Meses: Estímulos visuais, táteis, olfativos e auditivos; Acompanham verticalmente com o olhar; Habituam-se aos familiares- respondem + a estímulos novos e – a repetidos; Diferenciam cores; Reconhecem expressões faciais (ex.: sorrisos); Distingüem voz e movimento labial (voz falada X movimentos vídeo).

1- 2 meses: DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL: Disponibilidade de um adulto para atender as “necessidades urgentes” gera crianças + seguras; Crianças rotineiramente colocadas no colo em resposta a um choro angustiado choram – com 1 ano e são – agressivas com 2 anos.

Padrão de Sono:

2 – 6 meses: “Desabrocham socialmente”; Sorriso voluntário,  contato visual, lalação; Particularmente interessante para os pais, que passam a se sentir amados; Durante a amamentação, não olha mais exclusivamente para a mãe;

2 - 6 Meses: Exploram seu corpo- olham para as mãos, tocam as orelhas, etc... Exprimem emoções através de expressões faciais – ódio, alegria, interesse, medo, surpresa, etc... Reconhecem estado emocional dos pais e interagem...

2 – 6 meses: Reflexos primitivos  e movimentos voluntários ;  reflexo de preensão palmar, seguram objetos com ambas as mãos e soltam voluntariamente; Crescente controle do tônus cervical e do tronco: sustenta- ção cervical  tronco  rolam no berço  sentam com apoio.

6 – 12 meses: Todos os objetos são “regularmente” inspecionados: recolhidos, passados de uma mão para outra, usados como martelo, colocados na boca e jogados no chão; Compreensão de que objetos continuam a existir mesmo sem serem vistos – procuram o objeto escondido; Aparecimento da preensão em pinça; Aparecimento dos dentes.

6 – 12 meses: Sentam sem apoio Engatinham  Ficam de pé com apoio  Andam com apoio  Andam sem apoio (até 15 meses); 7 meses: respondem expressões vocais e faciais; 9 meses: compartilham emoções (p.e.: mostram brinquedo aos pais); 10 meses: Formam sílabas (“mã”, “pa”); 12 meses: Primeiras palavras verdadeiras.

O Segundo Ano

12-18 meses: Deambulação, alcance e preensão permitem maior exploração; Combinam objetos para formar coisas novas (ex.: empilham blocos); Entendem a finalidade dos objetos (ex.: escova para pentear, copo para beber, etc...); Entendem afirmações simples- “não”, “tchau”, “dê pra mim”, etc... RISCO DE LESÕES!!! (EX.: TOMADAS, DEGRAUS, ETC...)

18 – 24 meses: Mudanças mais importantes no campo lingüístico – vocabulário 10- 15 palavras (18m) para 50-100 (24m); Apontam objetos com o dedo indicador; Perguntam “quéisso”? para quase tudo; Compreendem comandos em 2 etapas: “ex.: Me dê a bola e pegue os sapatos”.

Pré - Escolares

2 a 5 anos: Até 3 anos – correm, arremessam, chutam bolas, andam de velocípede, dançam, escalam brinquedos, etc... Abandono das fraldas diurno (2 – 3 anos) – geralmente controle vesical diurno precede o intestinal; Meninas precedem os meninos; Abandono das fraldas noturno – 4 anos para as meninas e 5 anos para os meninos.

2 a 5 anos: Uso preferencial de uma mão (3 anos); Preensão madura de um lápis e desenhos a partir dos 3 anos (geralmente círculos e palitos para representar uma pessoa); Vocabulário  para + de 2000 palavras aos 5 anos; Evolução progressiva na criatividade e complexidade das brincadeiras – brincam isoladas aos 2 anos e em grupo aos 3-4anos.

Escolares

6 – 12 anos:  força muscular, energia e coordenação motora - capazes de movimentos complexos (desenhos mais elaborados, instrumentos musicais, etc...); Perda dos dentes decíduos – 4/ ano; Interesse pelas diferenças sexuais e comportamento; Consideram múltiplas dimensões e pontos de vista.

6 – 12 anos: Desenvolvimento da auto-estima e necessidade de aceitação pelos outros; Escola= grande estímulo cognitivo; Desenvolvimento social e emocional em 3 esferas: LAR, escola e amigos; Busca por independência (dormir na casa do amigo, colônias de férias, etc...

Adolescência

Período Inicial: 10- 13 anos Início do interesse e prática sexual; Autoconsciência e imagem corporal; Acham que “todo mundo olha pra eles” – risco de depressão e transtornos alimentares; Sociabilizam-se em grupos de pares do mesmo sexo; Desenvolvimento social e emocional em 3 esferas: lar, ESCOLA E AMIGOS; Ainda se esforçam para agradar aos pais, porém procuram outros modelos de adultos.

Período Intermediário: 14 – 17 anos Namoros “superficiais” são a regra básica; Início da vida sexual para cerca de 30% das meninas e 45% dos meninos; < 25% usam preservativos apesar e terem conhecimento dos riscos; Desenvolvem seus códigos de ética pessoais; < influência dos pares sobre roupas e comportamento; Grupos de ambos os sexos.

Período Final: 18 – 20 anos Imagem corporal mais serena; Namoros com maior estabilidade e compromisso; Conceitos bem elaborados de justiça, patriotismo, ideais, etc... Preocupação com carreira e trabalho.

OBRIGADA!!!