... E O CEGeT DO ÊXODO, COMO SERÁ? Propostas para um projeto que articule o novo formato do CEGeT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Articulação da Pan-Amazônia Mesa A crise e os planos do capital para a Amazônia Belém (Pa), de julho de 2009.
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
DEGRAVAÇÃO DE ALGUNS TRECHOS DA CONVERSA GRAVADA ENTRE LUÍS ALBERTO BRITO (MILITANTE DA CANDIDATURA DO PROF. PAIVA), JÚLIO CÉSAR RUFFO (PRESIDENTE DO PRTB.
Para abrir as ciências sociais:
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
TERRITÓRIO DE PAZ GUAJUVIRAS
Prof. Everton Lopes Bonifácio
COPROFAM EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR, CAMPESINA E INDÍGENA www
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA NOME DO CURSO III Encontro Científico de Trabalhos Interdisciplinares Título do Trabalho Autores: nome.
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
Irretocável Tenho cabelos loiros, pintados, para esconder os fios brancos. Não me lembro exatamente em que ano eles começaram a branquear...
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Filosofia Professor Breno Cunha
Sawabona Shikoba.
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Bom dia ! Um dia conversando com um mestre Chinês, ele me disse, “ Meu filho, você precisa morrer para o velho, para poder nascer para o NOVO”, meio.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Reflexões Fundamentais Campanha da Fraternidade 2011 Prof. José Augusto Abreu Aguiar.
Cidadania Indicadores da.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
Livre arbítrio.
Adamus – Visitando o Futuro Shoud 3 - Os Potenciais do Futuro - Série dos Mestres – 07/11/2009 Canalizado por Geoffrey Hoppe Vamos fazer nossa jornada.
Minuto Aliança “ Milhares de discípulos procuram a Verdade e o Amor, através da Iniciação Espiritual, vivida nas Escolas de Aprendizes do Evangelho ”
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura.
Orientação Especial Março/2011.
Tem uma historinha que conta que dois índios pegaram uma carona com um viajante em uma estrada... Quando chegou no ponto onde os índios deveriam ficar.
Que mundo queremos – e como chegar lá? Repórter Brasil Reflexões adaptadas do livro Educar para um outro mundo possível, de Moacir Gadotti.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Forma Canônica e Definições
PLANO DE GOVERNO – LIMEIRA
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Projetos Comunitários Lilian Kelian
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
ADAMUS – Confiança Shoud 3 - Os Potenciais do Futuro - Série dos Mestres – 07/11/2009 Canalizado pr Geoffrey Hoppe Vocês perderam a confiança e a comunicação.
Equipe responsável pela produção
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
Cuide do seu relacionamento e aproveite
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

... E O CEGeT DO ÊXODO, COMO SERÁ? Propostas para um projeto que articule o novo formato do CEGeT

OS PONTOS DE PARTIDA O CEGeT ganhou uma cara nacional. estamos dispersos por 6 Estados da Federação (PB, TO, GO, SP, MS e PR), como mínimo. Existe uma disposição comum de continuar tendo uma ligação (mais ou menos umbilical) com o CEGeT. Uma prova é a vitalidade das Jornadas nos seus formatos descentralizados. Além de outras possibilidades que possamos encontrar, um projeto de pesquisa conjunto poderia servir para estreitar essas relações que o êxodo foram limitando, mas não quebrando.... e no fim das contas, como diz nosso mestre, ninguém vai nos impedir fazer o que tenhamos vontade de fazer (ainda que saibamos que a vida é difícil)

HIPÓTESES DE PARTIDA (QUE NÃO TÊM PORQUE SER VERDADEIRAS) PARA PENSAR UM PROJETO CONJUNTO Por ser nosso primeiro projeto conjunto, penso que deveria ser uma proposta muito clara, objetiva e com uma metodologia fácil, de forma a servir como um exercício que pode ir se complexificando no futuro. Igualmente, acho que para não nos atropelar, deveríamos começar a visualizar caminhos, independentemente do edital capaz de sustentar financeiramente a pesquisa (o edital que vai viabilizar a nossa pesquisa é necessário, mas vamos dedicar um tempo a pensar o que queremos fazer primeiro). Essa pesquisa clara, que vai nos servir para exercitar as possibilidades de trabalhar em conjunto, pode ser escolhida entre um leque temático muito amplo, mas para isso a metodologia de pesquisa deve ser fácil de entender... Vamos para os exemplos=>

OS OBSERVATÓRIOS Hoje encontramos na Internet, por todo quanto é lado, um modelo de pesquisa em rede em torno dos OBSERVATÓRIOS. Existe observatório para quase todo: das metrópoles, das multinacionais em América Latina, dos agrocombustíveis, do impacto das grandes infra-estruturas, da água.... Geralmente são formas que diferentes grupos encontraram de se articular em diferentes escalas e denunciar o efeito arrasador da expansão do capital nessa fase que estamos vivendo, mas dando detalhes, mostrando as formas em que o capital se reproduz em cada um dos lugares, que sempre é igual e diferente ao mesmo tempo.

RELATÓRIO Novo estudo analisa impactos de dendê, algodão, milho e pinhão-manso Em "O Brasil dos Agrocombustíveis - Palmáceas, Algodão, Milho e Pinhão-Manso ", a ONG Repórter Brasil relata projetos de expansão dessas culturas instalados ou em andamento Movimento Sindical CUT organiza seminário e formula propostas para área de energia Agricultura familiar Exemplo de sucesso faz renascer algodão no Sudoeste baiano Agrocombustíveis Repórter Brasil percorre 11 estados para avaliar impactos

Desidia de las multinacionales agroexportadoras en Centroamérica Isabel Soto Mayedo (9/10/2008) Los pueblos centroamericanos conocen como pocos lo nocivo del Nemagón y del Fumazone, agroquímicos aplicados fundamentalmente por cinco multinacionales agro- exportadoras del Norte en las plantaciones bananeras de la región. Casi 40 sindicalistas asesinados Roger Torres (8/10/2008) La multinacional Unión FENOSA de España y su empresa Electricaribe, por ejemplo, ha desarrollado una estrategia que consiste en hostigar, perseguir, reprimir, a los trabajadores con el objeto de liquidar la organización sindical.Desidia de las multinacionales agroexportadoras en CentroaméricaCasi 40 sindicalistas asesinados

Miembros de la Articulación frente a IIRSA La Articulación busca develar y detener el modelo de desarrollo planteado por IIRSA, contribuyendo a la construcción política y social de una conciencia crítica, potenciando las capacidades de incidencia y generando procesos de desarrollo sustentables. Sudamérica: las grandes infraestructuras hoy no benefician al desarrollo local Barcelona, 7 octubre Así lo afirmaron expertos de todo el continente, al destacar que las actuales iniciativas de integración regional se enfocan en mejorar las vías de exportación, acelerando la extracción de recursos naturales y empobreciendo las comunidades locales que viven de ellos. Fortalecerán el Observatorio de UICN SUR y el seguimiento de las grandes obras en la región, buscando información y participación. Reclamaron a los gobiernos beneficiar a las comunidades locales e indígenas, y promover tecnologías social y ambientalmente apropiadas. Quatro obras da Odebrecht causam polêmicas no Equador São Paulo, 29/08/08.- A construtora Norberto Odebrecht, responsável pelo consórcio que vai gerir as obras e administrar a hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO), está envolvida em problemas referente à construção de três usinas no Equador e um projeto de irrigação.

AS PROPOSTAS... O modelo observatório é um modelo possível, mas que tem várias vantagens: ser construído em rede, integrado por impactos que acontecem em recortes territoriais diversos, focando pesquisas muito concretas... Se a gente pensa numa temática concreta: as usinas de cana de açúcar, os projetos de infra- estrutura relacionados à água, os impactos no trabalho da expansão do agronegócio... Com uma metodologia de obtenção da informação muito concreta e com um tempo determinado para fazer esse levantamento... Podemos ir criando uma base de dados de 6 estados (como mínimo) que podem ser a base de alimentação de pesquisas de maior fôlego, que consigam, no futuro, incorporar trabalhos de IC, mestrado, doutorado dos nossos campi... Estou viajando muito?

FINALIZANDO Me parece que de uma forma ou outra um dos interesses das pessoas que fazemos parte do CEGeT é saber como o capital está se reproduzindo e impactando no trabalho, visto desde diferentes perspectivas. A pesquisa tentaria abordar algumas delas desde um ponto de vista mais descritivo num primeiro momento, como forma de aprender a fazer pesquisa conjunta, mas poderia ganhar maior fôlego com o tempo e o rodar da carruagem. Bem, todas esses apontamentos levantados são pedacinhos de conversas aqui e ali com as pessoas do grupo e apenas tem a pretensão de servir como uma idéia no debate sobre o que fazer com esse CEGeT, versão êxodo que temos hoje e que deve ser um formato que nos permita continuar juntos, apesar dos caminhos e das especificidades de cada local, nessa caminhada da pesquisa. (gostaria de estar ai junto, para revirar de ponta cabeça essa proposta)

As verdades sempre são as mesmas, no entanto, entre as mentiras existe uma grande variedade para escolher