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Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.

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2 Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola pública.

3 Desafio 1 – Atendimento das necessidades e interesses da comunidade

4 Necessidades: demandas relativas essencialmente à melhora da qualidade de vida da comunidade. Interesses: o que é útil, de importância concreta para alguém e para a sociedade.

5 Como saber sobre as necessidades e os interesses de uma comunidade? Diagnóstico Desafio 1 – Atendimento das necessidades e interesses da comunidade

6 Desafio 2 Gestão: capacitação para a competência gerencial e operacional

7 O conceito de gestão se distingue de administração, pois é mais amplo, envolve liderança, competências de articulação administrativa, pedagógica e do potencial da equipe sob sua coordenação.

8 O estilo de gestão participativa é o que mais contribui para a sustentabilidade de reformas e propostas educacionais. Desafio 2 Gestão: capacitação para a competência gerencial e operacional

9 Características: 1.Estimula a participação da equipe 2.Promove o diálogo e a comunicação aberta 3.É pró-ativa e respeita diferenças e diversidades 4.Incentiva a capacitação e o desenvolvimento da equipe

10 5.Cria clima de confiança e receptividade 6.Mobiliza energia, entusiasmo 7.Socializa conhecimento e informações

11 E quando não tenho essas características? Como adquirir essa competência? Formação Desafio 2 Gestão: capacitação para a competência gerencial e operacional

12 Importantes dimensões para a formação: 1.Técnico-científica 2.Dos programas de formação continuada 3.Do trabalho coletivo e da construção coletiva

13 4.Dos saberes para coordenar equipes 5.Crítico-reflexiva 6.Avaliativa

14 Desafio 3 Formação de equipes motivadas e importância da estabilidade do pessoal

15 Uma equipe se motiva quando: 1.Seus integrantes sentem-se convidados a participar da inovação e não entendem as propostas inovadoras como imposição. 2.Vê os gestores como coordenadores e como ponto de apoio.

16 3.As contribuições individuais são acolhidas e valorizadas. 4.Existe um objetivo comum, definido pelo grupo. 5.Há coesão no grupo – os membros amparam-se uns aos outros e há troca de ideias e de opiniões frequentes. 6.Os atritos são resolvidos imediatamente.

17 Desafio 4 Cultura organizacional O que uma instituição educacional é hoje resulta da história construída pelas pessoas que dela participam ou participaram.

18 É preciso compreender sua forma de organização, suas crenças e valores, bem como as relações humanas ali existentes e sua forma de interagir com o ambiente externo. Todos esses elementos constituem sua cultura.

19 As culturas organizacionais que favorecem a sustentabilidade das reformas educacionais e propostas pedagógicas têm como características: Desafio 4 Cultura organizacional

20 1.A crença de que essa proposta impacta positivamente a vida das pessoas por ela atingidas e, especialmente, que ela favorece a aprendizagem dos alunos.

21 2.Equipes que têm uma dinâmica de trabalho coletivo e, portanto, de compromisso individual e grupal em relação aos objetivos propostos. 3.A presença de uma liderança, animando e mantendo o entusiasmo das pessoas em relação às propostas.

22 4. O uso de avaliações de resultados para fortalecer as ações e redirecioná-las. 5. A aceitação da participação da comunidade externa nas decisões.

23 Desafio 5 – Autonomia: uma questão de autoridade e responsabilidade A prática da autonomia implica atribuir às equipes gestoras autoridade para gerir as instituições, acompanhada de responsabilidades.

24 Diversos sistemas de ensino vêm experimentando graus diferenciados de concessão de autonomia às escolas públicas, descentralizando outros poderes e recursos, como, por exemplo, os financeiros.

25 Desafio 6 – Sistematização e socialização dos conhecimentos: a importância dos registros

26 O registro escrito é fundamental para dar sustentação às práticas bem-sucedidas, na medida em que constitui instrumento de reflexão e de formação. Garante o histórico das ações, favorecendo a cultura organizacional.

27 Desafio 7 Divulgação e comunicação É um desafio para o dirigente de qualquer instituição pública manter os integrantes de sua comunidade interna e a sociedade a par de decisões, processos e resultados das medidas e ações implantadas.

28 Este é elemento indispensável para obtenção de apoio que garanta sua continuidade.

29 Nessa divulgação, é necessário que fique bem claro o quanto a sociedade está sendo beneficiada. Desafio 7 Divulgação e comunicação

30 Da mesma forma, é necessário que essa mesma sociedade perceba essa divulgação como uma prestação de contas do gestor público. Essas duas condições contribuem sobremaneira para a sustentabilidade da gestão.

31 Desafio 8 Institucionalização dos programas e projetos educacionais Uma das bases da sustentabilidade dos programas e projetos educacionais é sua institucionalização por meio de mecanismos que os legalizem.


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