Immanuel Kant O que é o Iluminismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
KANT E A CAPACIDADE DE PENSAR POR SI PRÓPRIO
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Fernando Pessoa.
ÉTICA AULA TEÓRICA 13 9 DE Dezembro de 2008
Para refletir... e mudar!!!.
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
A necessidade de nascer de novo
Na vida temos que ter atitude.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XV
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
O MAL EXISTE?.
Maria a Bem-Aventurada
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
4. Consagre-se a Deus Nesta lição você vai aprender:
A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
TEMPO.
Você é o que semeou Certa vez contei uma mentira a um homem.
O que é esclarecimento Simone Nardi.
Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Pela Amizade ....
A HISTÓRIA DO PEPE.
BOAS VINDAS SEMANA DE MORDOMIA
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Jesus é a VIDA João
Immanuel Kant
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Profª Karina Oliveira Bezerra
Meus irmãos e minhas irmãs;
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: A PROSPERIDADE DE JOSÉ
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
BUSQUE O HORIZONTE ... Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da criação que, segundo.
JESUS NOS DÁ ALÍVIO E DESCANSO
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Jesus é a VIDA João
Immanuel Kant: O Esclarecimento e a Razão Prática
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Amizade é isso... Ligue o Som.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Profª Karina Oliveira Bezerra
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Conferência de Verão da Nova Energia - 17 de Julho, Adamus Consciência do Ser (01/10)
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Immanuel Kant.
Quem quer voar, cria asas…
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
IDEOLOGIA.
Tudo o que eu fiz foi acreditar Eu ouvi tua voz e obedeci Como pude então ter chegado aqui Eu não posso crer que é o fim.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Música: Dustin the wind Você já percebeu o quanto a existência tem dado a você?
O Primeiro Mandamento Texto Bíblico: Êxodo 20:3 “Não terás outros deuses diante de mim”
Racionalismo.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
O IDEALISMO FICHTEANO COMO EXPLICITAÇÃO DO ‘FUNDAMENTO’ DO CRITICISMO KANTIANO Objetivo de Fichte: Investigar a fundo as três críticas, com o objetivo.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
KARL JASPERS
O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers ( )
Transcrição da apresentação:

Immanuel Kant O que é o Iluminismo

1. Definição do Iluminismo O iluminismo é a saída do homem de um estado de menoridade que deve ser imputado a ele próprio. Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio intelecto sem a guia de outro. Imputável a si próprios é esta menoridade se a causa dela não depende de um defeito da inteligência, mas da falta de decisão e da coragem de servir-se do próprio intelecto sem ser guiado por outro.

Sapere aude. Tenha a coragem de servir-te da tua própria inteligência Sapere aude! Tenha a coragem de servir-te da tua própria inteligência! – é, portanto, o lema do Iluminismo.

2. Dificuldade para o homem de sair do estado de menoridade  A preguiça e a vileza são as causas pelas quais tão grande parte dos homens, depois que a natureza há muito tempo os liberou da heterodireção (naturaliter minorennes), ainda permanecem de bom grado em estado de menoridade por toda a vida;

e esta é a razão pela qual é tão fácil que outros se erijam como seus tutores. É tão cômodo ser menor! Se eu tiver um livro que pensa por mim, um diretor espiritual que tem consciência por mim, um médico que decide por mim sobre a dieta que me convém etc.,

É, portanto, difícil para cada homem particular desembaraçar-se da menoridade que para ele se tornou quase uma segunda natureza. Ele chega até a amá-la e, no momento, é realmente incapaz de servir-se de seu próprio intelecto, pois nunca lhe foi permitido colocá-lo à prova.

Regras e fórmulas, estes instrumentos mecânicos de um uso racional, ou melhor, de um abuso de suas disposições naturais, são os laços de uma menoridade eterna.

3. Condição essencial para o Iluminismo é a liberdade de fazer uso público da razão. Todavia, para esse esclarecimento não é preciso mais que a liberdade; e precisamente a mais inofensiva de to-das as liberdades, isto é, a de fazer u-so público da própria razão em todos os campos. Mas em todos os lugares ouço gritar: não raciocineis! O oficial diz: não raciocineis, mas fazei exer-cícios militares! O intendente de finan-ças:

não raciocineis, mas pagai. O clero: não raciocineis, mas acreditai não raciocineis, mas pagai! O clero: não raciocineis, mas acreditai! (Há apenas um único senhor no mundo que diz: raciocineis o quanto quiserdes e sobre tudo aquilo que quiserdes, mas obedecei!). Aqui existe, em todo lugar, limitação da liberdade.

4. Criar obstáculos contra o progresso das luzes é um crime contra a natureza humana  Contudo, uma sociedade de eclesiásticos, por exemplo, uma assembléia eclesial ou uma venerável “classe” (como ela se autodefine entre os holandeses),

não teria por acaso o direito de obrigar-se por juramento a certo credo religioso imutável, para exercer de tal modo sobre cada um de seus membros e, por meio deles, sobre o povo uma tutela contínua e até para tornar eterna essa tutela? Eu digo que isso é de fato impossível.

5. A época atual é “de iluminismo”, e não uma época “iluminada”  Se agora perguntarmos: nós, atualmente, vivemos em uma era iluminada? então a resposta é: não, e sim em uma era de iluminismo.

Que na situação atual os homens tomados em massa já estejam em grau, ou que também possam ser colocados em grau de valer-se seguramente e bem de seu próprio intelecto nas coisas da religião, sem a guia de outros, é uma condição da qual ainda nos encontramos muito distantes.

6. O Iluminismo deve se referir, sobretudo às coisas de religião.  Coloquei particularmente nas coisas de religião o ponto culminante do esclarecimento, isto é, da saída dos homens de um estado de menoridade que deve ser imputado a eles próprios;

em relação às artes e às ciências, com efeito, nossos regentes não têm nenhum interesse de exercitar a tutela sobre seus súditos. Além disso, a menoridade em coisas de religião é entre todas as formas de menoridade a mais danosa e também a mais humilhante.

7. Um paradoxo: uma liberdade civil maior põe maiores limites à liberdade do espírito do povo.  Todavia, também é verdade que apenas aquele que, iluminado ele próprio, não tem medo das sombras e ao mesmo tempo dispõe a garantia da paz pública de um exército numeroso e bem disciplinado,

pode enunciar aquilo que uma república não pode arriscar-se a dizer: raciocinai o quanto quiserdes e sobre tudo aquilo que quiserdes; apenas obedecei!