DINÂMICA: Entrosamento de idéias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é SOCIOLOGIA? O que é Sociologia? O que é Sociologia?
Advertisements

O ser humano é um ser social
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
Platão e a Teoria das Idéias
Filosofia
Bom dia! Boa noite! Ontem comendo pipoca, lembrei-me desta história que recebi; conta dos momentos, em que temos dificuldade de entender e compreender.
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO TEXTOS: Autores Diversos
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
A atitude e a experiência filosófica
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Aulas Específicas Filosofia A Aulas 3 e 4
A INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
PLATÃO MITO DA CAVERNA 02/04/2017
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
Platão e a alegoria da caverna
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Platão e o mundo das Ideias
Gestão Turística - matutino Filosofia Apresentação: Gizely Alves Almeida Ludmylla Folly Maria Fernanda Curso:
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Profª. Taís Linassi Ruwer
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Aprendi Clique.
ALEGORIA DA CAVERNA Profª Valéria Marcondes - Teorias da comunicação i
CLIQUE PARA PASSAR SLIDE
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Curso de Direito Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Correa Filho.
Slides/automáticos...aguarde
PARA QUÊ FILOSOFIA?.
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
PLATÃO.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Immanuel Kant
Professor: Suderlan Tozo Binda
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
PLATÃO.
O mito da caverna. Imaginemos homens que vivam numa caverna cuja entrada se abre para a luz em toda a sua largura, com um amplo saguão de acesso. Desde.
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Aulas Específicas segunda fase Filosofia A Aulas 1 e 2.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Das aparências ao mundo das idéias.
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Nos versos que tento escrever, tudo parece uma agonia, a poesia se torna agonizante, dolorosa e fria;
I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
O QUE É FILOSOFIA?.
Professora Rosana Rossatto. Geralmente, classificamos aquilo que podemos ver, tocar, sentir, ou seja, o que faz parte do mundo da matéria. Chegamos até.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Transcrição da apresentação:

DINÂMICA: Entrosamento de idéias Introdução a FILOSOFIA Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido. Charles Chaplin DINÂMICA: Entrosamento de idéias 1º passo: Cada aluno receberá um pedaço de barbante e tentará fazer o maior número de nós (Somente com a mão que não escreve) (2 minutos) 2º passo: Com o colega ao lado tentará unir os dois pedaços de barbantes. (1 minuto) 3º passo: socialização e reflexão (relacionando com o trecho de Charles Chaplin). 4º passo: fazer o registro escrito no caderno das conclusões estabelecidas na socialização.

O que é Filosofia? Por natureza, todos os homens desejam saber. Com essas palavras, Aristóteles inicia a obra chamada Metafísica. O desejo de conhecer é uma característica exclusiva dos seres humanos. Dessa forma, Aristóteles diferenciou os seres animados dos inanimados: os primeiros possuem “alma”; os segundos não. É justamente essa característica que define o homem como animal que fala, ou seja, capaz de produzir conhecimento e transmiti-lo às gerações seguintes. A filosofia (amor pelo saber) busca ampliar incessantemente a compreensão da realidade para apreendê-la em sua totalidade.

Os três principais ramos da filosofia são: ¬ Ontologia: estudo do ser ou da existência. Os filósofos que estudam ontologia indagam sobre o que queremos dizer quando afirmamos que algo existe. ¬ Epistemologia: estudo do conhecimento. Os filósofos que estudam epistemologia questionam o que queremos dizer quando afirmamos que sabemos algo. ¬ Ética (ação): estudo do comportamento moral e social. Os filósofos que estudam ética querem saber o que significa ser uma pessoa e como as pessoas podem e devem agir.

A base fundamental da filosofia é a metafísica — do grego meta (o que está além) e physis (natureza, física). Significa o que está além da natureza. Para os gregos, natureza é tudo o que possui forma física: árvores, casas, animais. Já aquilo que não se pode medir é considerado metafísico, ou seja, a dimensão humana do mundo: o ser, o conhecer, o relacionar-se com os outros, os afetos.

Platão é o apelido do filósofo Aristócles que escreveu o mito da caverna. Ele dizia em seus diálogos: não haverá fim para os problemas do Estado, ou da própria humanidade, enquanto os filósofos não se tornarem reis neste mundo, ou enquanto aqueles que chamamos agora de reis e soberanos não se tornarem realmente filósofos.

MITO DA CAVERNA Imagine uma caverna, cuja entrada é suficientemente longa a ponto de não entrar a luz do sol. Pois bem, imagine, nessa caverna, prisioneiros acorrentados nos pés e no pescoço, de modo a não poderem se mexer nem ver as pessoas ao redor. Eles estão de frente para uma parede e de costas para a entrada da caverna. Acima e por detrás deles há uma fogueira acesa e, entre o fogo e os prisioneiros, passam várias pessoas carregando vasos e outros objetos, projetando, na parede em frente aos prisioneiros, várias sombras. Como os prisioneiros passaram a vida toda na caverna, eles acreditavam que as sombras dos objetos eram a realidade. Se um dia um prisioneiro conseguisse se libertar, demoraria muito tempo até se acostumar com a luz intensa do sol, até que pudesse vislumbrar as cores e formas do mundo. Se ele resolvesse voltar à caverna e contar aos companheiros as maravilhas que vira, demoraria a se acostumar à escuridão e, certamente, ninguém acreditaria, porque os prisioneiros só compreendiam sombras e ecos que sempre percebiam.

Eis uma interpretação da alegoria da Caverna de Platão ¬ As sombras na parede são ecos, percepções, reflexos e outras imagens que representam o mundo das aparências, a realidade rotineira. ¬ Os objetos carregados pela caverna representam as coisas do mundo físico, como construções e pessoas. ¬ O que está fora da caverna representa as formas ideais, a fantasia, os sonhos. ¬ O sol representa a forma ideal de todo bem. A alegoria da caverna mostra que pode ser difícil entender a realidade ideal, porque nos acostumamos a pensar que a realidade aparente é tudo que existe. Para ser filósofo e aprender a agir em qualquer situação, é preciso enxergar além das aparências e agir de acordo com a verdade ideal. Platão faz a comparação do mundo das trevas (caverna) com a ignorância, e do mundo das luzes (sol) com o conhecimento Autores: Josane Barbosa, Joelson Juk

Atividade: A partir da imagem Produza uma reflexão sobre o mito da caverna. Justifique a partir De sua opinião.