Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco

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Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco REvolution AI Engine Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco

Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

Motivação Atraso em relação às demais áreas Gráfica, Física, Áudio... IA é fator crítico para sucesso de um jogo Propósitos Acadêmicos Pesquisa pioneira Identificar padrões e requisitos Projetar arquitetura

IA versus Game IA IA Tradicional IA para Jogos Programas que emulam ações e comportamentos humanos. IA para Jogos Código dentro de um jogo que controla de forma computacional os agentes para que esses “aparentem” tomar decisões inteligentes.

Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

Gêneros de Jogos São os vários estilos de jogos existentes Problemas Identificar padrões Generalizar Abordagem Pesquisar gêneros para identificar técnicas mais comuns RPG Adventure Estratégia FTPS Plataforma Esportes Simulação Corrida Luta

Gêneros de Jogos Técnicas Associadas Máquina de Estados Lógica Nebulosa Sistema de Mensagens Sistema de Script Data-Driven Systems Planejamento IA Hierárquica Algoritmos Genéticos Sistema de Informação Baseado na Localização Rede Bayesiana Rede Neural

Gêneros de Jogos Outras técnicas Sistema de Navegação Blackboard Aprendizagem

Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

Motores de IA “Não existem motores específicos de IA para jogos” Evolução Gráfica Física Áudio .... IA Motor de Jogos

Motores de IA Pesquisa dos motores existentes Análise Comparativa Motores de Jogos Análise Comparativa Abrangência Custo Unreal Engine 3 Source Engine Reality Engine CryEngine Torque Game Engine

Análise Comparativa Abrangência Unreal Engine 3 Source Engine Data-Driven System Sistema de Script Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Abrangência Unreal Engine 3 Source Engine Reality Engine CryEngine Torque Game Engine Data-Driven System Sistema de Mensagens Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Sistema de Script Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Sistema de Script Sistema de Mensagens Máquina de Estados Finitos

Análise Comparativa Abrangência Média 22,3% Unreal Engine 3 35,3% Source Engine 35,3% Reality Engine 23,5% CryEngine 11,7% Torque Game Engine 5,8% Média 22,3%

Análise Comparativa Custo Todos são proprietários! Impossibilidade de adquirir e publicar valores Disponíveis somente através de NDA

Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

REvolution AI Engine Propósito de reunir as técnicas pesquisadas em um único lugar. Abordar todos os gêneros.

Requisitos Escopo Escopo Negativo Máquina de Estados Sistema de Navegação Sistema de Mensagens IA Hierárquica Blackboard Sistema de Informação Baseado na Localização Algoritmos Genéticos Redes Neurais Aprendizagem Escopo Negativo Lógica Nebulosa Data-Driven Systems Sistema de Script Planejamento Rede Bayesiana

Projeto da Arquitetura Características Estrutura Modular Responsabilidades bem-definidas Extensibilidade Modelagem Regra KISS Projeto Distribuído da IA

Modelagem do Agente Agente Ambiente Camada de Percepção / Eventos Sensores Camada de decisão de longo prazo Camada de decisão de curto prazo Camada de Animação Camada de Movimentação Camada de Comportamento Atuadores

Baseado na Localização Modelagem do Motor Sistema de Informação Baseado na Localização Agente 1 Escalonador Ambiente Agente 2 Agente 3

Arquitetura Arquitetura em módulos Sistema Multiagentes Comportamento Sistema de Tempo Real

Sistema Multiagentes Fundamentado na Arquitetura do JADE

Agente

Comportamentos

Sistema de Tempo Real Abordagem de Melhor Esforço

Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

Conclusões “Importância da utilização de motores” Contribuições Pesquisa na área Modelagem e Arquitetura (Abordagem de 70,95%) Dificuldades Área pouco explorada Diversidade Multidisciplinaridade

Trabalhos Futuros Modelagem e arquitetura dos demais requisitos Finalizar implementação Analisar performance União com motor gráfico

Considerações Finais Propósito desse trabalho Primeiro passo no desenvolvimento de um motor Comprovar a viabilidade do desenvolvimento de um motor de IA

Perguntas

Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco REvolution AI Engine Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco