Das violações e violências ao corpo da criança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Advertisements

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Criminalidade Juvenil
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
I- Concepção de Educação
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
Seminário de Vigilância da violência doméstica e outras violências e a construção da rede de atenção.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Aula 1 – Violência, Desvio e Crime
Denotação e Conotação.
(Carta de um filho ao seu pai)
A MATERNIDADE EM MINHA VIDA
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
QUEM SÃO OS REGENERADOS
Se não estivesse tão fora de moda,
Direitos e Deveres da Pessoa
“Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender”
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Balada para outras Isabellas
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Trabalho com família de origem nas comunidades
Refletindo sobre a solução de conflitos
UMA QUESTÃO A SER PENSADA DENTRO DAS INSTITUIÕES
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Emile Durkheim e o fato social
Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência
Jovens.
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Violência Doméstica E.B 2/3 Couto Mineiro E.M.R.C Prof.: José António
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
De acordo com sua experiência ou conhecimento a respeito, quais seriam os principais prejuízos causados à vida pelo tráfico de pessoas.
SÓ PARA QUEM GOSTA DE POESIAS !!!
Vem, Senhor, encher este lugar Vem, Senhor, encher este lugar Com tua glória, com tua glória Com tua glória, com tua glória.
► Fetichismo: (2 atitudes contraditórias)
All rights reserved Se não estivesse tão fora de moda, eu iria falar de "Amor”… Se não estivesse tão fora de moda, eu iria falar de "Amor”… Daquele amor.
SEMINÁRIO pró-convivência familiar e comunitária
PROAB DIREITO PENAL – AULA 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA Aula 11 PROAB DIREITO PENAL PROFESSOR:
O outro sou eu: a paz precisa de mim. Despertar o desejo de promover a paz a partir do reconhecimento de tudo aquilo que nos afasta dela. OBJETIVO.
1º seminário de Protagonismos: Por uma Cultura de Paz e Promoção da Saúde.
Juventudes, laicidade e cidadania
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
ENCONTRO SISNOV/SINAN Conselho Gestor SISNOV CMDCA Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências.
Autoconceito e auto-estima
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Se meu irmão estende a mão. E pede um pouco de meu pão
VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
Albertina Duarte Takiuti
VIDA É AMOR HOME PAGE DEUS, NOVAMENTE EU... Texto de: RAYMA LIMA
Manifesto pela Criança
Oriah Mountain Dreamer
VIOLÊNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE-MS Caordenadoria de Atenção Básica Gerência Estadual de Atenção Integral a Adolescentes e Jovens. Vera Lucia Silva Ramos.
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
Se não estivesse tão fora de moda... Eu iria falar em Família. Sim...Família! Essa instituição que ultimamente vive a beira da falência,
Sociabilidade, Trabalho e loucura Edith Seligmann Silva, 1999 Espaço laboral e Cotidiano familiar: Há um ecoar de um em outro. UNIBAN - Curso Psicologia.
Émile Durkheim
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Transcrição da apresentação:

Das violações e violências ao corpo da criança TECENDO GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Das violações e violências ao corpo da criança

Saber e não fazer ainda não é saber. Provérbio chinês

violações De direitos: Do conhecimento, do conhecimento sobre si e do conhecimento do próprio corpo – saber/poder Do exercício da autonomia Da defesa de si mesmo De proteção e defesa que necessita De ser criança ....................

Violação cotidiana na escola Controle dos corpos Controle externo sobre seu corpo A disciplinarização dos corpos nas normas de controle – ordem e progresso Não poder conhecer para não poder ter-se a si mesmo(a) para poder se defender. Não posso tocar no quedo outro, o meu corpo Não posso tocar, mas o outro toca. A QUEM PERTENCE O CORPO DA CRIANÇA?

violência Ato humano, realizado para prejudicar, ferir, mutilar ou matar o outro: pode ser individual, interpessoal, grupal, de classe, de gênero, de grupo etário, de estado contra outro estado. Cecília Minayio

Um problema de Saúde Pública Um problema de Direitos Humanos Um dos graves problemas sociais que atinge a mulher de forma universal é a violência de gênero, reconhecida pelos órgãos oficiais como: Um problema de Saúde Pública Um problema de Direitos Humanos pela magnitude e forte impacto que exerce sobre a saúde física, social e emocional das mulheres,das jovens, das adolescentes e das crianças .

violência A violência é um fenômeno da ordem do vivido suas manifestações provocam ou são provocadas por forte carga emocional, de quem comete, de quem sofre, de quem presencia e de quem cuida. Representa um risco para a realização humana, ameaça a vida, altera a saúde, produz enfermidade, e provoca a morte como realidade ou como possibilidade. È também a negação, a omissão de cuidados, de socorro e de solidariedade.

Violência Sexual Violência Sexual - É a violência proveniente de condutas que afetam a integridade sexual, física ou psicológica de todos, porem atinge majoritariamente as mulheres e meninas. É um crime de Guerra. É a mais cruel violência sofrida pelo ser humano pois rouba a energia plena da vida que é a sexualidade

Violência sexual contra crianças Resultado: ..., diferentes formas de abandono, a não proteção e a não defesa de seus direitos, a falta de credibilidade de sua denúncia, o lugar de inocência que é colocada, o lugar de não sujeito e portanto a-sujeitada, morte cotidiana do medo, a continuidade do ato de violência e a impossibilidade de se defender, nossos medos-receios-vergonhas- normas morais, nossa função disciplinadora de corpos, a morte de nossa função de educadores/as e a ausência da solidariedade e do respeito,...

Paz ORAÇÃO PELA PAZ - Chico Cesar Eu não quero mais ou menos Não queremos pra depois pro pai pra mãe pros irmãos para os outros para nós (bis) para desatar os nós para estreitar os laços pra quem gosta de abraços para os que vivem sós (bis) SOS grita o morro socorro berra o asfalto Violentos, mãos ao alto pra que tudo corra em paz (bis) paz é quando a alma encontra calma pro corpo que dança pra alma alcançar a paz (bis) na palma da mão digo paz ! na ponta do pé digo paz ! com os olhos no céu digo paz ! já alto do chão digo paz! (bis)