ROCOCÓ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Arte Gótica.
Neoclassicismo.
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
O Rococó O nome vem do francês rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Flamengo.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
BARROCO s.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Século XIX na Europa as inovações na arte
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
By: J. Neumann Art Nouveau.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
Disciplina: Arquitetura e Urbanismo
ROCOCÓ.
Comunicação, Arte e Cultura
François Boucher Biografia
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
MOBILIÁRIO ROCOCÓ.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
A arte e a mentalidade barrocas
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Barroco no Brasil ( ).
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Art Nouveau.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Arte Gótica.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.
…um pintor que se chamava…
ROMANTISMO.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
Rococó Uma arte ornamental.
Prof ª Susan Brodhage Sant ´Anna
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
R0COCÓ SÉCULO XVIII - FRANÇA.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Neoclassicismo e Romantismo
Impressionismo Ensino Médio.
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
NEOCLASSICISMO.
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
O BARROCO.
Arte Rococó O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo.
Período Pré-Industrial
Transcrição da apresentação:

ROCOCÓ

Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e usado inicialmente em decoração de interiores. Desenvolveu-se na Europa do século XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia e em Portugal

Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras. O termo deriva do francês rocaille, que significa "embrechado", técnica de incrustação de conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decoração de grutas artificiais. Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.

Características gerais: · Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.  · Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.

ARQUITETURA Durante o Iluminismo, entre 1700 e 1780, o rococó foi a principal corrente da arte e da arquitetura pós-barroca. Nos primeiros anos do século XVIII, o centro artístico da Europa transferiu-se de Roma para Paris. Surgido na França com a obra do decorador Pierre Lepautre, o rococó era a princípio apenas um novo estilo decorativo. 

Principais características: · Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfícies deu lugar a texturas suaves. · A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço interno foi unificado, com maior graça e intimidade.

PINTURA Durante muito tempo, o rococó francês ficou restrito às artes decorativas e teve pequeno impacto na escultura e pintura francesas. No final do reinado de Luís XIV, em que se afirmou o predomínio político e cultural da França sobre o resto da Europa, apareceram as primeiras pinturas rococós sob influência da técnica de Rubens.

Principais Artistas: Antoine Watteau, (1684-1721), as figuras e cenas de Watteau se converteram em modelos de um estilo bastante copiado, que durante muito tempo obscureceu a verdadeira contribuição do artista para a pintura do século XIX.

Mezzetin 1717-19 Huile sur toile - 55,2 x 43,2 cm Metropolitan Museum of Art, New York

Champs Elysées par Jean-Antoine Watteau

Tema pastoral

François Boucher, (1703-1770), as expressões ingênuas e maliciosas de suas numerosas figuras de deusas e ninfas em trajes sugestivos e atitudes graciosas e sensuais não evocavam a solenidade clássica, mas a alegre descontração do estilo rococó. Além dos quadros de caráter mitológico, pintou, sempre com grande perfeição no desenho, alguns retratos, paisagens ("O casario de Issei") e cenas de interior ("O pintor em seu estúdio"). 

Odlisca

                                      François Boucher, Mulher descansando1743. © The Frick Collection.

                                      François Boucher, Mulher enfeitando-se, 1742 Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid.

Madane saindo do banho – 1742 – Boucher - louvre

Madame Pompadour,1756 François Boucher

Jean-Honoré Fragonard , (1732-1806), desenhista e retratista de talento, Fragonard destacou-se principalmente como pintor do amor e da natureza, de cenas galantes em paisagens idílicas. Foi um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo.  

O Balanço, 1766 Jean-Honore Fragonard (1732-1806), French

O beijo roubado

Confissões de amor

A procura.

Jovem lendo , 1776 Jean – Honoré Fragonard

Jean Siméon Chardin Autorretrato com gafas 1775 (pastel, 46 × 38 cm) Museu do Louvre, Paris Nascimento 2 de novembro de 1699 Paris, França Fallecimiento 6 de dezembro de 1779 (80) Paris, França Nacionalidade Francesa Movimento Rococó Obras destacadas A raya

Back to the Market, 1739,  Jean Simeon Chardin (1699-1779), French

Natureza morta

Natureza morta

Lazer

Retrato

A governanta - 1739

Death of Marat, 1793,  Jacques-Louis David, French

Joshua Reynolds Duquesa De Rutland

                                                                            Reynolds Self-portrait 1780

Madame Récamier, 1800 Oil on canvas, 173 x 244 cm - David Musée du Louvre, Paris