A mentalidade medieval e o humanismo Medievo Teocentrismo (Deus é o centro do universo) Teologia Bíblia Fé Submissão piedosa (pastores, cães e ovelhas) Geocentrismo (a Terra é o centro do universo) Humanismo Antropocentrismo (o homem é o centro do universo) Filosofia Ciência Dúvida, razão Dinamismo (nova classe social: a burguesia) Heliocentrismo (o Sol é o centro do universo)
Observe as figuras:
Primeiro estilo internacional da cultura ocidental. Românico: sécs. XI e XII O estilo românico surge em meados do século XI e se desenvolve ao longo do século XII, coexistindo na segunda metade desse século com o início do gótico. Primeiro estilo internacional da cultura ocidental. Representa o conceito da unidade espiritual da Europa, à margem das divisões políticas. Iluminura, séc. XII
Românico: sécs. XI e XII A pintura é realizada no interior das igrejas,utilizando-se a técnica do afresco. Trata-se de uma pintura narrativa, de cores chapadas, sem perspectiva e com uma grande rigidez. Devido à amplitude das paredes disponíveis, o estilo românico permitia o desenvolvimento de composições figurativas, com o que colaborava na missão de doutrinar os fiéis nas crenças. Pantocrator, séc. XII
Românico: sécs. XI e XII As figuras eram feitas com uma linguagem convencional, definida pelo grafismo que procurava reproduzir somente os traços essenciais da figura representada, Sempre longe de qualquer individualização naturalista da forma.
Iluminura, Limoges, séc. XII Românico: sécs. XI e XII Falta também na pintura românica o conceito da perspectiva. Quando se requer um sentido narrativo ou a ambientação decorativa, recorre-se aos fundos monocromáticos (Adaptado de Historia del Arte, José María de Azcárate, Alfonso Emilio Pérez Sánchez, Juan Antonio Ramírez, Editorial Anaya) Iluminura, Limoges, séc. XII
Gótico: sécs. XII a XVI O estilo gótico desenvolve-se entre meados do século XII e início do século XVI, exceto na Itália, onde o Renascimento começa a princípios do século XV. Na segunda metade do século XII consolida-se o florescimento das cidades: motor e marco para o desenvolvimento de um estilo que responde fielmente aos ideais do cidadão livre. A mulher, como elemento básico da sociedade humana, es enaltecida através do culto à Virgem. Giotto, Maestá, séc. XIV
Giotto, Arena Chapel, séc. XIV Gótico: sécs. XII a XVI Na pintura gótica: Produz-se uma fase de transição, com figuras mais naturalistas e humanizadas As imagens vão perdendo a rigidez românica e sorriem ou dialogam animadamente. No séc. XIII há um maior naturalismo e suavização nas figuras. Giotto, Arena Chapel, séc. XIV
Gótico: sécs. XII a XVI Agora, a Virgem com o menino não é o assento da divindade, mas o da mãe amorosa. Cimabue, Madonna, 1280
Gótico: sécs. XII a XVI Nótese la ausencia de perspectiva. Duccio, Maestá, 1308
Renascimento: sécs. XV e XVI No Renascimento, as artes plásticas foram o centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista. E, mais do que isso, acabaram espelhando, através de seu intenso desenvolvimento nesse período, os impulsos mais marcantes do processo de evolução das relações sociais e mercantis. Leonardo da Vinci, La Gioconda
Renascimento: sécs. XV e XVI Esses financiadores de uma nova cultura, burguesia, príncipes e monarcas, eram chamados mecenas, isto é, protetores das artes. Seu objetivo não era somente a autopromoção, mas a propaganda e difusão de novos hábitos, valores e comportamentos. O que a arte deveria veicular era uma visão racional, dinâmica, progressista, otimista e opulenta do mundo e da sociedade. Michelangelo, Pietá.
A criação, Michelângelo
Renascimento: sécs. XV e XVI Uma visão na qual o modo de vida e os valores da burguesia e do poder centralizado aparecessem como a única forma de vida e o conjunto de crenças mais satisfatório para todas as pessoas A arte renascentista acompanha paralelamente as conquistas da física, da matemática, da geometria, da anatomia, da engenharia e da filosofia. Leonardo da Vinci, Uomo Vitruviano
Renascimento: sécs. XV e XVI A arte renascentista é uma arte de pesquisa, de invenções, inovações e aperfeiçoa-mentos técnicos. Boticcelli, O nascimento de Vênus.
Renascimento: sécs. XV e XVI Acompanhando a intenção da burguesia de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. Boticcelli, Anunciação, 1490.
Renascimento: sécs. XV e XVI as inúmeras e suaves “Madonas” de Rafael permanecem ainda como o modelo mais freqüente de representação da mãe de Cristo. (Adaptado de Nicolau Sevcenko. O Renascimento) Rafael, Madonna d’Alba.