Curso de Campo Ecologia e Conservação da Caatinga Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Vale do São Francisco Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste
Informações básicas do curso Disciplina: Ecologia de Campo II – Caatinga Código: BV-970 Natureza: Eletiva Número de Créditos: 8 Teóricos: 2 Práticos: 6 Carga Horária: 120 Teórica: 30 Prática: 90 Professor (es) Responsável: Inara Roberta Leal Professor (es) Colaboradores: Marcelo Tabarelli Felipe Pimentel Lopes de Melo
Objetivo do curso Treinar estudantes de Pós-Graduação em conceitos teóricos, métodos e ferramentas de ecologia para a compreensão de aspectos da história natural, ecologia e conservação da Caatinga como: estrutura e dinâmica de populações e comunidades, ecologia de interações planta-animal, estado de conservação da diversidade biológica e principais ameaças e fatores de perturbação desse ambiente
Histórico dos cursos de campo 1964: primeiro curso de ecologia de campo criado pela OTS na Costa Rica 1974: Unicamp criou curso de campo na Amazônia (UNICAMP + INPA + STRI), mudado nos 80s para a Floresta Atlântica (ES) 1993: INPA e STRI (re-)criaram o curso da Amazônia (EFA) 1998: UFMS criou o curso do Pantanal 2000: UnB e UFU criaram curso de Cerrado (só duas edições) 2005: UFMG Cerrado + Floresta Atlântica (itinerante) 2008: UFPE criou o curso da Caatinga
Histórico do curso de campo da Caatinga Criado no âmbito do projeto PROCAD-CAPES, uma parceria entre a UFPE e a UFMG, com a colaboração do CEPAN (2008 a 2010) 2010 passou a contar com a colaboração da UNIVASF e CRAD 2011 foi realizado nas áreas do PISF e foi inteiramente financiado pela UNIVASF e CRAD (MI) 2012-2014 realizado dentro do projeto CNPQ-ICMBio para unidades de conservação federais
Locais Petrolina, Salgueiro e Custódia (2011) Parnamirim (2008, 2009, 2010) Petrolina, Salgueiro e Custódia (2011) Buíque (2012, 2013, 2014) Locais
Atividades Projetos orientados em grupo: execução, análise e apresentação de 4 projetos diários (elaborados por um dos professores) por grupos fixos de alunos com relatórios); Projetos livres em grupo: elaboração, execução e apresentação de 2 projetos diários elaborado por cada grupo de alunos (um com relatório e um só com resumo); Projetos livres individuais: elaboração e execução de um projeto por cada um dos alunos com relatórios; Discussão dos projetos submetidos para o curso; Mostra e fala; Palestras noturnas diárias apresentadas por cada professor.
Participantes 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Estudantes 12 13 20 Monitores 3 4 Professores 6 7 8 9 10
Participantes 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Estudantes UFPE, UFMG, UFC, UNESP, UNICAMP UFPE, UFMG, UNIVASF UFPE, UFMG, UFRPE UFPE, UFRPE, USP, UFRS, UFERSA, UNIVASF UFPE, UFMG, UFRPE, UEPB, UFPB, UERN, UNEB, UEFS, UNIVASF UFPE, UFMG, UFRJ, UFG, UFPB, UFOP, UERN, UESB, UNAM UFPE, UFRPE, UFMG, UFMS, UFV, UNAM, Uni-Barcelona Monitores UFPE UFPE, UNIVASF Professores UFPE, UFMG, UFRN, UFMS, UFU, UNIVASF UFPE, UFMG, UFRN, UNIVASF UFPE, UFMG, UFRPE, UNICAMP, UNIVASF UFPE, UNIVASF, UFPB, UEFS, UFSCAR, UNAM UFPE, UFPB, UFRN, UFMS, UNIVASF, UFPE, UFPB, UNICAMP, ICMBio, CSIRO,
Produtos Ecologia da Caatinga Curso de campo 2009