Um currículo do Brincar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I D P - Contribuindo para uma sociedade melhor
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Como Seria Sua Vida Sem Internet ?
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
(experiências e reflexões de uma educadora)
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Projeto de Integração :
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Apenas Brincando Anita Wadley Clique para avançar.
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
MENSAGEM DO VELHO AO MOÇO.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PEAD Ludicidade e Educação
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
II ENCONTRO DE PAIS 2012 Programa Palavra de criança
Bem vindo à nossa aula de conversação!. Olá ! Nossa Agenda InfânciaFérias.
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
Mensagem do Velho ao Moço Ligue o Som
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Relatório de Proposta de Projeto
História nas atuais propostas curriculares
Como fazer a leitura de obra de arte?
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: Estratégia de aproximação
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Mensagem do Velho ao Moço Ligue o Som
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
SITUAÇÕES.
DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SÉCULO XXI
Adolescência: Conflito entre gerações
Histórias de crianças e infâncias
Especialização em Mídias na Educação
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Colóquio Escola em Movimento A relação entre o brincar e a aprendizagem Dra. Renata Sieiro Fernandes.
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Educação Financeira para crianças e Jovens Pé-de-Meia.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Capítulo 7 - Introdução Ao elaborar sua defesa contra a acusação de que estava desvalorizando a lei, Paulo demonstra três atitudes que o ser humano tem.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Um currículo do Brincar Educação infantil Um currículo do Brincar

A invenção da infância

Philippe Àrie e Neil Postman

"A infância é um artefato social, não uma categoria biológica“ Criança é um construto social

Mundo medieval A criança da Idade Média vivia na mesma esfera social dos adultos, pois tinha acesso à quase todos os comportamentos comuns à cultura. Não havia, em separado, o mundo da infância.

Segundo Neil Postman¹ o surgimento da imprensa criou uma nova definição de idade adulta, baseada na capacidade de ler, e de infância, baseada na incompetência de leitura. http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/12/08/o-que-ha-de-errado-com-este-artigo-de-o-globo/

Os jovens tiveram que se tornar adultos, e, para isso, precisaram aprender a ler, o que prescindia de educação. Foi assim que a infância transformou-se em uma necessidade.

“No mundo das fórmulas românicas, e até o fim do século XVIII, não existem crianças caracterizadas por uma expressão particular, e sim homens de tamanho reduzido” (ARIÈS, 1981, P. 51).

Ideias de criança desde o surgimento do sentimento de infância Uma lenta construção da infância no Brasil

A criança servia de passatempo para o adulto A criança servia de passatempo para o adulto. Retratavam-nas em pinturas, muitas das vezes nuas, como anjos.

Um ser a ser lapidado É de pequeno que se torce o pepino! As crianças representadas em situações de transgressão das regras

Infância ou Infâncias? Pesquisas atuais revelaram a diversidade das formas de vivenciar a infância. Elas nos alertaram para as diferenças sociais, étnicas, econômicas e culturais, entre as crianças.

Observe as imagens... Que criança é essa?

A infância em transformação A voz da criança ( infante – ser que não fala?) O brincar enquanto linguagem da criança Brincadeiras tradicionais e novas brincadeiras Uma cultura em construção

Brincar Atividade da criança e que a define em sua infância Brincar se aprende com outras pessoas

O brincar para Vygotsky Ele afirma que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar/ resolver situações que ela vivencia no seu dia a dia. Segundo Vygotsky na brincadeira a criança se comporta de maneira mais avançada que na vida real Quando se refere ao brinquedo ele fala basicamente da brincadeira de faz de conta

O brincar para Winnicott “É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança e o adulto fruem sua liberdade de criação”

As Crianças brincam porque... Gostam de brincar ( para elas não tem porque...) Elas aprendem brincando Brincar é a linguagem da criança Elas exercitam comportamentos futuros Elas se socializam Elas elaboram conflitos Brincar é uma atividade prazerosa Através do brincar a criança dá sentido ao que está sendo vivido

o brincar proporciona as condições essenciais para o desenvolvimento infantil, pois ao brincar a criança poderá desenvolver capacidades importantes que utilizará no decorrer de toda sua vida.

Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje, e eu digo, eu brinquei, por favor, não me entenda mal, porque enquanto eu brinco estou aprendendo... Anita Wadley

Contatos: Amélia Bampi Email: ameliabampi@terra.com.br Tel: 11 99141 0639 ou 51 9141 0639 Facebook: /ameliabampi