Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema Cardiovascular
Advertisements

Sistema Nervoso.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Os nutrientes como fonte de energia
Professor: Indíara Jorge Latorraca
União Espírita Caminho da Luz
Corpo humano.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Profª. Michele Dias - 7ª série
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
PLANEJAMENTO SÉTIMAS SÉRIES –
O corpo humano e seus sistemas
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Corpo Humano 5º ano A 2007.
AS FUNÇÕES DO CORPO HUMANO
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Alimentos e Nutrientes
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Os Sentidos Percepção e sensações.
Introdução à Fisiologia
SISTEMA NERVOSO.
Componentes do Sistema Nervoso Central
O corpo humano é constituído por vários e diferentes sistemas.
Características dos seres vivos
Química do medo Como o corpo reage numa situação de ameaça, seja ela real ou não. Marcelly Santana de Souza Giulia Storti Martins Mariana Catarino de Souza.
O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças
O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e a Alimentação
Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz
Colégio Maria Imaculada
TRANSPORTE DE NUTRIENTES E OXIGÉNIO ATÉ ÀS CÉLULAS
Estudo do corpo humano As 4 funções vitais.
Sistema Neuro-hormonal
Anatomia e fisiologia de peixes
O Sangue E.M.E.F. Orlandina D'Almeida Lucas Ana Carolina Bravin Cabral
Em busca de matéria e energia
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
SISTEMA ENDÓCRINO.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Corpo Humano 5º ano B 2007.
Características dos Seres Vivos
Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
A vida animal.
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
Batimentos Cardíacos Batimento Cardíaco se refere ao número de vezes que o seu coração bate por minuto.
Aluno(a): Professora: Patrícia 8 Ano Vespertino
Sistema Digestório e Excretor
ANATOMIA dos SISTEMAS CURSO DE RADIOLOGIA
Sistema Nervoso.
S I T E M A N R V O.
FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
Sistema Muscular.
Regulação do meio interno
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Aparelho Circulatório
FISIOLOGIA HUMANA.
Função circulatória.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 6º ANO SONDAGEM
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Sistema circulatório.
Metabolismo energético
Obstáculos à aprendizagem Aula 5 31/março/2014. Na aula de hoje  Retomar, concluir e discutir atividade passada  Tratar de obstáculos à aprendizagem.
Sistema Cardiovascular Professora Lívia. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias.
É um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente.
Ser Vivo É aquele que tem material genético( Dna ou Rna)
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
Transcrição da apresentação:

Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV As funções do corpo humano Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV

Vamos conversar um pouco? Todos os dias você acorda pela manhã e inicia suas atividades, que se estendem até a noite. Anote no caderno suas atividades diárias, registrando suas ações desde o momento em que acorda até a hora em que se deita para dormir. Pergunta: Quais sistemas do seu corpo são responsáveis pela realização destas atividades? 8%

Como interagimos com o meio Durante toda a nossa vida, nós reagimos com o meio, recebendo estímulos e reagindo a ele. Para que isso ocorra, nosso organismo dispõe de cinco sentidos: 8% VISÃO

AUDIÇÃO OLFATO

TATO PALADAR

Os sentidos são fundamentais para a defesa do organismo. O olfato ajuda a não escolhermos alimentos estragados. Pela audição podemos perceber uma situação de perigo.

Os sentidos são fundamentais para a defesa do organismo. O tato também colabora com a defesa.

As respostas aos sentidos e os sistemas do organismo Além dos órgãos dos sentidos, o organismo interage com o ambiente por meio de diferentes sistemas. 8%

Assim que ouvimos um barulho muito grande, o estímulo sonoro é percebido pelo sentido da audição, a informação é levada e interpretado pelo sistema nervoso, que elabora uma resposta, como um susto, um grito, ou prepara o músculo para correr. PENSE E RESPONDA: Imagine-se dançando. Que órgãos ou sistemas participariam dessa situação? Resposta: Ao dançar nosso sistema nervoso vai atuar sobre o sistema muscular, respiratório e circulatório

FUNÇÕES DE RELAÇÃO E COORDENAÇÃO: Para entendermos as funções de relação e coordenação voltemos ao exemplo do estrondo do trovão. Ao ouvir forte barulho você se assusta. O som é recebido pela orelha e, no seu cérebro é interpretado como uma situação de perigo. Logo após ouvir o som, seu coração dispara e você fica em estado de alerta. 8%

FUNÇÕES DE RELAÇÃO E COORDENAÇÃO: 4) O sistema nervoso central desencadeia uma série de movimentos destinados a deixar você apto a se defender de algum perigo. 5) O sistema nervoso central envia simultaneamente, informações ao coração e a glândula suprarrenal, que libera a adrenalina, um hormônio que atua sobre o coração, acelerando os batimentos cardíacos. 8%

Percepção e interpretação Controle do movimento Portanto, através das funções de relação e coordenação que são comandadas pelo sistema nervoso e hormonal, temos: Percepção e interpretação Controle do movimento Regulação das funções orgânicas Manutenção da consciência 8%

Podemos definir como funções de nutrição: A digestão A circulação A respiração A excreção Para podermos desempenhar atividades o nosso corpo precisa de nutrientes. O alimento digerido e seus nutrientes são absorvidos pelo sistema digestório. 8%

3) Após a absorção dos nutrientes, estes são distribuídos pelo sangue para todas as células do corpo. Há participação do sistema circulatório. 4) Para a produção de energia no nosso corpo, os carboidratos sofrem reações químicas juntamente com o oxigênio – que entra pelos pulmões por intermédio do sistema respiratório – dentro das células. 5) Nas reações químicas das células, há liberação de substância que precisam ser eliminadas do corpo. Pelo pulmões é liberado o gás carbônico e outros resíduos são levados pelo sangue para o sistema urinário de onde são eliminados através da urina. 8%

O ser humano, assim como todos os seres vivos, pode se reproduzir. FUNÇÕES DE REPRODUÇÃO O ser humano, assim como todos os seres vivos, pode se reproduzir. Produzir descendentes é a única forma de perpetuar a espécie. A espécie humana só pode se reproduzir sexuadamente, ou seja, por meio da combinação das características genéticas dos pais. O sistema responsável pela reprodução no organismo humano é denominado sistema genital. Esse sistema, composto dos órgãos genitais, é diferente no homem e na mulher e, como todos os demais, é controlado pelos sistemas nervoso e hormonal. 8%