Movimento O que é o movimento?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio
Capítulo 1 O MOVIMENTO Índice remissívo.
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
MECÂNICA Mecânica Clássica Cinemática – Movimento em uma dimensão
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
Rotação dos Corpos Rígidos
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
CINEMÁTICA Velocidade.
VELOCIDADE MÉDIA ACELARAÇÃO GRÁFICO V x t
OS MOVIMENTOS.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Física - Movimentos Adaptado de Serway & Jewett por Marília Peres.
Conceitos introdutórios
OS MOVIMENTOS.
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Gráficos.
Cinemática – Principais Conceitos.
Movimentos na Terra e no Espaço
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Movimentos e forças Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação de Diapositivos. Estes diapositivos.
Distância Percorrida Considera um automóvel que se move desde o prédio A até à casa B. Antes de iniciar o movimento, o automobilista colocou o "conta-quilómetros"
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimentos.
Movimento e Repouso; Trajectória e Distância; Tempo e rapidez média
Trajectória efectuada pelo corpo
Tipos de movimentos Gráficos
Cinemática Professor PH.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Gráficos Posição-Tempo
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Filipa Vicente. n Para estudarmos o movimento de um corpo precisamos de analisar: o referencial escolhido. a sua trajectória a sua rapidez média Animação.
MOVIMENTOS E LANÇAMENTOS
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
CINEMÁTICA.
Movimento e Forças Unidade 1 – EM TRÂNSITO
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Material de Apoio cinemática.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Movimento Características Uniforme Rectilíneo Uniformemente Variado.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Professora: Paula Melo Silva
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Grandezas cinemáticas em coordenadas:
Trajectória (Elaborado por Prof. Jorge Barata) -É a linha definida pelas sucessivas posições ocupadas por uma partícula no decorrer do tempo, num determinado.
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. 2 3 PRÉ REQUISITOS DE FQA.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
Força e Movimento O que é o movimento? Escola Secundária de Alcácer do sal.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Cinemática Professor John Disciplina Física.
Movimento em Duas e Três Dimensões
Transcrição da apresentação:

Movimento O que é o movimento?

O que é o Movimento? Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial quando a posição de qualquer dos pontos desse corpo mudar ao longo do tempo relativamente a esse referencial. Caso contrário estará em repouso em relação a esse referencial.

Posição Posição É definida em termos de um eixo de referência. A uma dimensão utiliza-se normalmente o eixo dos xx ou dos yy. A posição do objecto está no eixo de referência .

Posição A posição de uma partícula material P pode ser definida pela suas coordenadas cartesianas num sistema de eixos ordenados. Conforme o problema em estudo, o sistema de eixos ordenados deverá ser unidimensional, bidimensional ou tridimensional

Posição O 50km 25km Ps(57,51) Ps(57,51) PA(20,24) PA(20,24)

Trajectória No decorrer do tempo, uma partícula material em movimento vai ocupando sucessivas posições num determinado referencial, constituindo uma linha que se chama trajectória.

Trajectória Alcácer – Setúbal por Auto-estrada A2 58Km Trajectória mais rápida Alcácer – Setúbal por IC1 e N10 50km Trajectória mais económica Alcácer – Setúbal por N253 e N253-1 46km Trajectória mais curta

Deslocamento Dr Vector Dr P(57,51) → O deslocamento é um 25km →

Deslocamento No Movimento Rectilíneo = Dx O Xi Xf  Dr  → = Dx O Xi Xf No entanto quando uma partícula percorre uma certa distancia, segundo uma trajectória rectilínea, num dado intervalo de tempo, como podemos saber qual o sentido do movimento?

Num movimento rectilíneo o deslocamento é dado pela expressão: Dx = xf – xi

Deslocamento O Xi Xf O Xf Xi Se xf > xi, então Dx > 0 O movimento efectuou-se no sentido positivo do eixo OX O Xf Xi Se xf < xi, então Dx < 0 O movimento efectuou-se no sentido negativo do eixo OX

Velocidade Velocidade Média A velocidade média é uma grandeza mais completa visto dar-nos informação sobre o sentido do movimento Dx Dx (deslocamento) Dt Vm = A Velocidade Média não depende da trajectória que a partícula efectua entre dois pontos.

Velocidade Média A unidade S.I é o m/s (ou m.s-1) É o declive do gráfico posição tempo. A velocidade média é a taxa temporal que ocorre o deslocamento.

Velocidade Velocidade Média Xi Xf Vm > 0 pois Dx > 0 O Xf Xi Vm < 0 pois Dx < 0

Velocidade Rapidez Média Se demorarmos 45 minutos de Alcácer até Setúbal pela estrada nacional (50km) como calculamos a velocidade média? d(distância) t(tempo) = 67km/h Os físicos chamam a esta grandeza Rapidez Média. Trata-se de uma grandeza escalar e é sempre positiva.

A rapidez média é uma grandeza escalar Possui as mesmas unidades que a velocidade Distância total / tempo total A rapidez média não tem (necessariamente) o mesmo valor da velocidade média.

A Velocidade Instantânea Durante uma viagem o velocímetro de um automóvel não indica sempre o mesmo valor. Isto significa que podemos fazer corresponder a cada instante, um valor da velocidade A Velocidade Instantânea

Eis alguns recordes de Velocidade Instantânea Carro de Corrida – 464 km/h Corredor - 41 km/h Esquiador - 223 km/h Barco a Motor - 382 km/h

Velocidade Como se calcula a velocidade de uma partícula num determinado instante? Vamos observar o seguinte gráfico posição – tempo de uma partícula em movimento rectilíneo Que distancia a partícula percorreu? Em que sentido? Quanto tempo durou o movimento? A sua velocidade foi constante? Qual a sua velocidade média?

Velocidade Qual a Velocidade no instante t = 2s? Vm é o declive de uma recta Dx Vm Vm v Dt

Velocidade Instantânea - Gráfico

Velocidade A velocidade instantânea depende de Dx, portanto também é um vector com as seguintes características: Aplicado na partícula Direcção tangente à trajectória Sentido do movimento nesse instante Movimento Rectilíneo Movimento Curvilíneo

GRÁFICOS

Gráfico Posição - Tempo

X A área sombreada dos gráficos velocidade vs tempo é numericamente igual ao espaço percorrido pelo corpo. Ver fig. 7 e 8

Aceleração e Velocidade Quando num objecto a velocidade e a aceleração têm a mesma direcção e sentido, este está a acelerar. Quando num objecto a velocidade e a aceleração têm a mesma direcção mas com sentidos opostos, significa que está a retardar.

Aceleração e Velocidade Movimento rectilíneo uniforme Velocidade constante e aceleração nula Fonte: http://www.physicsclassroom.com/mmedia/kinema/cpv.html

Aceleração e Velocidade Movimento rectilíneo uniformemente acelerado Fonte: http://www.physicsclassroom.com/mmedia/kinema/pvpa.html

Aceleração e Velocidade Movimento rectilíneo uniformemente retardado Fonte: http://www.physicsclassroom.com/mmedia/kinema/pvna.html