CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo www.eci.ufmg.br/bogliolo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
O Professor de Educação Física e os
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Universidade Federal de Santa Catarina
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Máscaras Africanas.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Nelma Cristina de Carvalho
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação Ambiental - GPEEA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação.
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
UMA PARCERIA.
Foco de Atuação: Atenção Básica
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
AGETUR Núcleo de Planejamento Turístico
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo O programa Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da UFMG

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo HISTÓRICO O Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura é o segundo mais antigo Programa de Extensão da UFMG. Foi criado em 1973, através de um convênio com o então Instituto Nacional do Livro (INL), completando em 2009, trinta e seis anos de trabalhos ininterruptos.

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Seu primeiro veículo foi uma Kombi

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Em 1988 a Kombi foi substituída por um micro-ônibus.

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Em 2006 foi inaugurado um Ônibus urbano, adaptado para oferecer os serviços de uma biblioteca com telecentro.

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Em 2009, o Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura apresenta-se composto pelos seguintes projetos: Projeto Encontros de Leitura Projeto Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro Projeto Boletim Bairro-a-Bairro Projeto Educação para preservação : uma estratégia para conservação de acervos bibliográficos

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Projeto Encontros de Leitura Objetivos: Promover o acesso das populações visitadas pelo carro-biblioteca aos materiais de leitura informativa e literária disponibilizando-lhes atenção e orientação na escolha e na utilização dos livros, jornais, revistas, obras de referências e outros suportes informacionais disponíveis no carro, em forma impressa ou digital. Promover o acesso democrático à informação e à leitura Auxiliar os usuários na aquisição de competência leitora e informacional Articular a interlocução com e entre as comunidades servidas pelo carro visando a construção da cidadania calcada no acesso à informação Aprimorar a formação dos alunos bolsistas no que se refere à seleção de acervos e orientação de leitura e pesquisa escolar.

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Objetivos: Aprofundar e estender a questão da informação, da comunicação e do conhecimento através das práticas de inclusão no telecentro do carro-biblioteca da UFMG. Motivar para a necessidade do ler, escrever e comunicar-se à distância e encurtá-la para interagir socialmente; Conduzir o acesso às fontes de informação eletrônica, além das tradicionais oferecidas pelo Carro-Biblioteca, relacionando a biblioteca tradicional à digital; Construir um inventário de inclusão digital dos usuários para garantir o desenvolvimento das ações futuras do Carro-Biblioteca enquanto telecentro. Projeto Inclusão Digital

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Implementado em 1997, por iniciativa de uma aluna do Curso de Graduação em Biblioteconomia que, sendo moradora de um dos bairros então atendidos pelo Carro-Biblioteca, decidiu desenvolver um projeto que contemplasse uma publicação de caráter comunitário. Em sua concepção original, caracterizou-se pela publicação de informações utilitárias e de fácil leitura, visando a comunicação de assuntos do cotidiano das comunidades. Em 2003 foi realizado um concurso entre as comunidades atendidas pelo Carro-Biblioteca, para a escolha da logomarca do Boletim, que foi adotada pela equipe no período de 2003 a Em 2007, com o início da circulação do novo veículo do Carro-Biblioteca e início das atividades de inclusão digital, a logomarca do boletim foi substituída pela logomarca do novo veículo, a fim de ressaltar a integração entre os projetos que compõem o Programa Carro-Biblioteca / Frente de Leitura. Projeto Boletim Bairro a Bairro

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Desenvolver ações na área de educação para a preservação através de atividades que possibilitem a formação, o treinamento e a conscientização do público alvo em termos da conservação dos acervos bibliográficos. Possibilitar, no âmbito do ensino, aos futuros profissionais bibliotecários, a formação de uma consciência crítica, no que se refere à necessidade de preservação; Realizar treinamento com membros pertencentes à comunidade interna/externa em técnicas básicas de conservação; Desenvolver atividades educativas, através de visitas monitoradas destinadas a alunos de ensino fundamental e médio; Oferecer, junto às comunidades visitadas pelo Carro-Biblioteca, palestras de conscientização e oficinas de pequenos reparos em livros pertencentes ao acervo por elas utilizado. Projeto Educação Para a Preservação

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo IPIRANGA (segundas de manhã) BONSUCESSO (terças de manhã) SÃO BENEDITO (quartas à tarde) LAGOA (quintas de manhã) FRIMISA (sextas à tarde) Comunidades Atendidas

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo O carro-biblioteca tem um compromisso: só se retira definitivamente da comunidade quando o serviço permanente já tiver sido implantado. Se o objetivo do carro é suscitar a demanda de serviços informacionais permanentes, não pode despertar essa demanda e depois deixar a comunidade deles desprovida: seria um total descomprometimento com um trabalho sério, planejado e constantemente avaliado (DUMONT, FRANÇA e CASTRO, 1995, p. 326). Encerramento de Atividades

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo O bairro Lindéia foi atendido pelo Carro-Biblioteca de 1983 a Seu público era diverso e muito receptivo. Com a inauguração do Centro Cultural no bairro, em junho de 2008, o Carro-Biblioteca efetuou saída gradativa da região. Estabeleceu parceria com a biblioteca do Centro Cultural, que começou a realizar empréstimos a partir de dezembro de 2008, recebendo todos os antigos usuários do Carro-Biblioteca como usuários da Biblioteca do Centro Cultural Regina Lindéia. LINDÉIA

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo 1.a manifestação do interesse em receber a visita do carro deve advir primeiramente de contatos estabelecidos por seus legítimos representantes; 2.a comunidade não possuir centros de informação ou bibliotecas em funcionamento; 3.estar situada geograficamente distante de serviços bibliotecários ou em local de difícil acesso às bibliotecas públicas comunitárias ou populares da cidade e 4.que o carro-biblioteca não tenha de percorrer mais de meia- hora para atingir o local de visita (DUMONT, FRANÇA e CASTRO, 1995, p. 323). Implantação de Atividades O Centro de Extensão define quatro pré-requisitos básicos para o desenvolvimento de projetos de implantação do serviço do carro em uma determinada comunidade:

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo BONSUCESSO

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Nos dois primeiros meses de presença do Carro-Biblioteca no Bonsucesso, a média de atendimentos por visita ultrapassa 80 usuários, e a cada nova visita contabiliza-se cerca de 50 a 60 novas inscrições. O projeto Mala de Leitura atuará em parceria com o Carro-Biblioteca nesta comunidade. O atendimento à comunidade Bonsucesso começou em 05/05/2009. O ponto de parada é em frente à Escola Municipal Bárbara Maria Salomão, que fornece o ponto de energia elétrica necessário para o funcionamento do telecentro. BONSUCESSO

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo  A existência de uma política bem estabelecida e respaldada em anos de experiência mostra-se de muita utilidade no momento da tomada de decisões em um programa extensionista como o Carro-Biblioteca, que conta com uma equipe flutuante. É essa política que garante a uniformidade e a continuidade do programa ao longo de 36 anos.  Os serviços oferecidos pelo programa vem se adaptando às mudanças no universo informacional.  Ainda que deixe saudade e sentimento de nostalgia, a experiência da saída de uma comunidade é positiva, quando se percebe que ela encontra autonomia para acesso à informação. Considerações Finais

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo  Finalmente, cumpre ressaltar que a importância do trabalho extensionista não se limita ao atendimento às comunidades, mas engloba o aprendizado proporcionado aos alunos (graduandos em biblioteconomia) bolsistas, que vivenciam a rotina de uma biblioteca, o contato com o público, as ações de organização do acervo e de atendimento ao usuário; além de abrir um vastíssimo campo à pesquisa (assuntos como inclusão digital, ação cultural, incentivo à leitura, redes sociais e outros vem sendo explorados em pesquisas que tem como objeto os serviços do carro-biblioteca e as comunidades por ele atendidas). Considerações Finais

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Coordenação do Programa: Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Coordenação do Projeto Encontros de Leitura: Profa. Maria da Conceição Carvalho Coordenação do Projeto Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro Profa. Marta Macedo Kerr Pinheiro Coordenação do Projeto Educação para preservação: uma estratégia para conservação de acervos bibliográficos: Rosemary Tofani Motta – bibliotecária Coordenação do Projeto Boletim Bairro a Bairro: Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Equipe 2009

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo Bibliotecária: Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes Auxiliar: Rúbia Ribeiro de Menezes Motoristas: João Amâncio dos Reis Valdir Rosa da Silva Secretaria do Cenex: Ana Luisa Vasconcelos Terto Equipe 2009

CARRO-BIBLIOTECA DA UFMG: DE UMA COMUNIDADE À OUTRA PROMOVENDO O ACESSO À LEITURA E À INFORMAÇÃO SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo CENEx ECI/UFMG: /