O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

A SEMANA DE ARTE MODERNA
A SEMANA DE ARTE MODERNA
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Estrada de Ferro Central do Brasil – Tarsila do Amaral
TARSILA DO AMARAL.
Victor Brecheret.
ARTE MODERNA DO SÉCULO XX NO BRASIL
Mario Raul de Moraes Andrade
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
Modernismo no Brasil *Marco de uma nova visão artístico-filosófica do século XX, a partir da Semana da Arte Moderna de 1922; *1922 – Fundação do Partido.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
MODERNISMO “Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo” Albert Einsten Paulo Neto.
O MODERNISMO NO BRASIL Século XX
A Modernidade Arte Moderna.
Modernismo no Brasil.
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
MODERNISMO – 1ª Fase ( ) Literatura Brasileira - Profª Graziani França.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
MODERNISMO.
Revolução nas Artes e nas Ciências
Banditismo Social ou Cangaço (NE 1890 – 1940):
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
Laura Reydon e Luana Castro
Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três.
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Menu Anita Malfatti Di Cavalcante Candido Portinari Tarsila do Amaral
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
Cândido Portinari.
Prof Luiza Monteiro.
A Semana da Arte Moderna
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
LEITURA DE IMAGENS.
Semana de Arte Moderna Objetivo: Combater a arte tradicional.
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
Di Cavalcanti Emiliano Di Cavalcanti, o pintor das mulatas, nasceu
1ª fase modernista (1922 – 1930).
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
Literatura PRÉ-MODERNISMO
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Semana de Arte Moderna A Semana de Arte Moderna deve ser vista não só como um movimento artístico, mas também como um movimento político e social.
Primeira geração moderna
Movimento Modernista no Brasil
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
MODERNISMO NO BRASIL Profª Indianara.
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Pré-Modernismo.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
CUBISMO Profª Patricia.
Modernismo no Brasil profª sandra.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
E a superação do academicismo
 Prof. Florêncio Caldas.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Semana da Arte Moderna  1900 a 1920 caldeirão cultural (Realismo-Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Vanguardas)  Vanguardas: Ruptura.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Transcrição da apresentação:

O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22

Os intelectuais e artistas brasileiros dos anos de 1920 queriam por fim a influência vinda dos padrões rígidos da Academia Francesa. Esses padrões não valorizavam a criatividade, mas sim a imitação fiel de modelos acadêmicos. A ideia para o grupo de artistas era renovar o conceito de arte. Os modernistas rejeitavam o passado acadêmico, desejando uma linguagem de acordo com o seu tempo, e junto a isso desenvolver uma arte brasileira autêntica, que refletisse as características do povo, do país.

O desejo de divulgar nossa cultura e valores, em oposição a tudo que lembrasse as formas tradicionais trazidas ao Brasil pela Missão Artística Francesa no inicio do século XIX.

O que foi a Missão artística Francesa? Em 1816, a MAF chega ao Rio de Janeiro, à residência real. Vem substituir a arte religiosa introduzindo o neoclassicismo, estilo predominante na Europa. Assim sendo, a Academia Imperial de Belas-Artes do RJ abre suas portas e a arte oficial do império é ensinada aos artistas coloniais. Esta influência dura um século.

Três acontecimentos importantes antecedem a Semana de 22: 1. Exposição de Lasar Segall – 1913 2. Exposição de Anita Malfatti – 1917 ( artigo de Monteiro Lobato “Paranóia ou mistificação) 3. A escultura de Brecheret – 1919

Movimento Pau-Brasil Criado por Oswald de Andrade, este movimento alerta para a valorização das raízes nacionais, que devem ser o ponto de partida para os artistas brasileiros.

Semana de Arte Moderna Dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo

Capa do catálogo da Semana de Arte Moderna de 1922, desenhada por Di Cavalcanti

Alguns Pintores que participaram da Semana de 22 Di Cavalcanti Zina Aita Martins Ribeiro Oswald Goeldi Regina Graz Vicente do Rego Monteiro Anita Malfatti Almeida Prado

TARSILA DO AMARAL - 1886 - 1973

TARSILA DO AMARAL (1886-1973) Tarsila não expôs na Semana de 22, mas colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois sua obra indicava novos rumos, a ligação com as nossas raízes culturais. Inicio de sua carreira – 1916 Em 1920 viaja à Europa Em 1922 volta ao Brasil Em 1923 voltou à Europa

Em 1924 retorna ao Brasil e inicia a “Fase Pau-Brasil”, onde as características desta fase são “as cores caipiras, rosas e azuis, as flores, a estilização geométrica das frutas e plantas tropicais, dos caboclos e negros, da melancolia das cidadezinhas...”

“ A Negra” 1923

“Autorretrato ou Le manteau rouge” (1923)

“Morro da Favela” (1924)

“A Feira”

“ A Cuca” (1924)

“O Pescador”

“A Gare” (1925)

“Rio de Janeiro” (1923)

FASE ANTROPOFÁGICA - 1928 A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem uma arte com feição brasileira. Partindo desta teoria o artista para ser moderno não bastava seguir as tendências européias, era preciso criar algo enraizado na cultura do país.

“Abapuru” 1928 -nome de origem indígena que significa “antropófago”.

“O Lago” (1928)

“A Lua” (1928)

“Sol Poente” (1929)

“Cartão Postal”

“Manaca”

“Floresta”

FASE SOCIAL - 1930 Depois de uma viagem realizada aos países socialistas (1930), Tarsila passou por uma fase de temática social. Tarsila representou questões sociais retratando pessoas tristes e oprimidas, a miséria, a dor e a desigualdade das raças.

“Operários” (1933)

“2ª Classe” (1933)