Profª. Ms. Zilda Mendonça

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo
1 -ANS 001- Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo ASOCEA Maio / 2011.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Telemarketing.
Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Enfª Eliane Velame Santos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
 .
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Acolhendo e construído vínculos
ÉTICA PROFISSIONAL.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Um foco na Ética.
ÉTICA.
1-Virtude da correta compreensão
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
AULA 7 – Capacitação Profissional
SANSÃO (Juízes 13 a 16).
Capacitação Profissional
Curso Técnico em Informática
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Alex Junior André Carlos Bruna Pires Cidiane Melo
Introdução ao conceito de ÉTICA
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
maneira de pensar e agir, atitude.
BENCHMARKING.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
para um melhor resultado
Prof. Nilson disciplina: Ética
INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA
Trabalhando com Grupos
Estatística de Resposta T.1
INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA
Secretariado.
1 L i g u e o S o m 2 INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA.
ÉTICA PROFISSIONAL.
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Para conseguir inovar é preciso estudar, formular estratégias, conhecer bem o ambiente e, acima de tudo, manter a dedicação como parte da rotina. Os profissionais.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Professor MS Alcidemar Junior
Avelino Alexandre Rodrigues da Silva. ÉTICA = ETHUS (GREGO) = COSTUME MORAL = MORIS (LATINA)
Código de Ética dos TILS
Empreendedorismo.
PEDAGOGIA EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO MARKETING PESSOAL EMPREGABILIDADE 7º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO AULA 17.
Ética.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE?
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Estratégias de Comunicação
Entre o bem e o mal.
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA
A Liderança transformacional
Ética.
Competências básicas para o sucesso profissional..
Os constituintes do campo ético
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Transcrição da apresentação:

Profª. Ms. Zilda Mendonça zildamendonca@hotmail.com ÉTICA PARA O TRABALHO Profª. Ms. Zilda Mendonça zildamendonca@hotmail.com

Noções de Ética Profissional Conceito “Ética profissional= conjunto dos princípios morais fundamentais do certo ou errado, é a maneira pela qual o ser humano se conduz no desempenho de suas funções, obedecendo os princípios que regem a moral, o respeito, o conhecimento, o sigilo profissional, o relacionamento e a caridade humana”

MORAL Conceito: MORAL →dia respeito às atividades humanas do ponto de vista do bem /do mal, do certo/errado, do correto/incorreto; → refere-se à capacidade e ao livre arbítrio Ao orientar-se conforme regras de condutas em relação aos outros.

Conduta Ética “para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício” (CHAUÍ, 1997, p. 337).

Qualidade das Pessoas Reflexão “Conta-se que num país, há muito tempo, um rei, pressentindo seu fim, chamou seus súditos para lhe responderem três perguntas, prometendo grandes honrarias àquele que desse respostas perfeitas: 1-Qual é o lugar mais importante do mundo? 2- Qual é a tarefa mais importante do mundo? 3- Qual é o homem mais importante do mundo?

Qualidades das pessoas Doutores e ignorantes, ricos e pobres responderam às três perguntas, mas nenhuma satisfez o rei. Por fim, faltava ouvir o velho sábio, que não respondera por que não lhe interessavam as honrarias. Os emissários do rei foram enviados para que obtivessem as suas respostas, e ele as deu:

E ele respondeu: 1- O lugar mais importante do mundo é onde você está, porque ali está seu ser, de modo que ali você pode viver a sua vida plenamente, com todas as suas potências; 2- A tarefa mais importante do mundo é a que você deve fazer. E repensou: a que você deve, e não a que quer. 3- O homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que dá a ocasião de exercitar a virtude mais bela; a caridade”

Enquanto profissional Diante de tais considerações, o profissional da contabilidade: 1. Sabe qual a sua função? 2. Tem consciência de quais competências lhe são exigidas? 3. Sabe como deve agir no exercício de sua função?

O Profissional deve: Cuidar de sua apresentação pessoal; Comunicar-se corretamente; Aprender ouvir os outros; Melhorar o vocabulário; Nunca insultar ou gritar; Evitar violência; Oferecer informações; Praticar a Ética Profissional

Princípios da Ética Profissional Honestidade enquanto ser humano e profissional. Perseverança na busca de seus objetivos e metas Conhecimento Geral e Profissional para oferecer segurança na execução das atividades profissionais. Responsabilidade na consecução de qualquer tarefa.

Princípios da Ética Profissional Iniciativa para buscar solucionar as questões apresentadas; Imparcialidade na execução do trabalho e na apresentação de resultados e sugestões; Atualização constante e contínua. Trabalho em Grupo de modo que seja construído um espírito de equipe.

Princípios da Ética Profissional Ambição na busca de crescimento pessoal e profissional; Controle emocional nos relacionamentos pessoal e profissional para que ocorra a administração de conflitos; Relacionamento Interpessoal baseado na compreensão, ajuda mútua, respeito e consideração; Postura Profissional privilegiando as boas maneiras, a boa educação, a comunicação adequada, os bons hábitos e a boa aparência.

Ao Comunicar-se o profissional deve: Chamar o outro pelo nome; Usar linguagem clara que facilite a compreensão; Falar pausadamente e em tom normal; Perguntar objetivamente e com clareza; Ouvir as respostas com atenção e sem fazer interrupções;

Ao Comunicar-se o profissional deve: Sintetizar o que ouviu; Dar respostas adequadas às perguntas do interlocutor; Olhar nos olhos, braços soltos, movimentos leves com as mãos; Ao lidar com público, manter um sorriso cordial.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO Diante da realidade brasileira que prefere empurrar “para debaixo do tapete as normas de moral, os bons costumes, a ética, e aceitando como vantagens os maus exemplos, o individualismo, a mentira, o engodo, a trapaça e outros interesses, em benefícios próprios”, É ÉTICO SER ÉTICO? (RAZA,s/d )

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO O avanço tecnológico, o crescimento vertiginoso da informação e dos meios de comunicação, a cibernética têm construído novas percepções e novos espaços para atuação profissional.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO Afinal... o profissional contábil precisa mudar a sua postura diante da organização e passar de ação passiva para uma ação pró-ativa.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO A Contabilidade, enquanto área de conhecimento, pesquisa e prestação de serviços, chama para si as responsabilidades, de uma a profissão pautada no respeito, no conhecimento, no sigilo profissional, no relacionamento interpessoal e interprofissional e na caridade humana.

Profª. Ms. Zilda Mendonça zildamendonca@hotmail.com ÉTICA PARA O TRABALHO Profª. Ms. Zilda Mendonça zildamendonca@hotmail.com