Software SuperDecisions AHP Análise de Sensibilidade Análise de Decisão Software SuperDecisions AHP Análise de Sensibilidade Profa. Dra. Carmen Belderrain Dra. Amanda Cecília Simões da Silva 03 de Agosto 2013
1. Análise de sensibilidade O objetivo da análise de sensibilidade em problemas de decisão multicritério é observar o comportamento do ranking das alternativas decorrente da modificação dos dados de entrada. O software SuperDecisions e Expert Choice realizam análise de sensibilidade. O facilitador pode alterar, graficamente, as prioridades dos critérios e verificar o que ocorre com o ranking das alternativas.
1. Análise de Sensibilidade No menu principal selecione Computations>Sensitivity para realizar a análise de sensibilidade do modelo. 2) Selecione Edit>Independent variable.
1. Análise de Sensibilidade 3) Na caixa “Sensitivity input selector" selecione o nó que aparece e clique em Edit. 4) Na caixa “Edit parameter” selecione a opção SuperMatrix na aba Parameter Type.
1. Análise de Sensibilidade 5) Complete os outros parâmetros: Network: 0 Wrt Node: Goal (variável independente) 1st other node: critério de interesse. Ex: Prestígio 6) Na caixa “Sensitivity input selector" selecione o nó determinado e clique em Update.
1. Análise de sensibilidade - Prestígio Eixo x (Experiments) refere-se aos valores das prioridades do critério Prestígio. Eixo y refere-se aos valores das prioridades das alternativas. Linha vertical é a prioridade do critério Prestígio em 0,5 ou 50%. Prioridades dos carros para Prestígio = 50%. As prioridades são mostradas pela intersecção com a linha vertical.
1. Análise de sensibilidade 7) No menu principal selecione Computations>PrioritiesSensitivity para mostrar as prioridades de todos os nós do modelo. A coluna “Limiting” mostra o valor da prioridade do critério Prestígio obtida na Supermatriz (0.049). A coluna “Normalized by Cluster” mostra o valor da prioridade total do critério Prestígio no modelo (0.098).
1. Análise de sensibilidade - Prestígio Prioridade 0,5 Prioridade original 0,098
1. Análise de sensibilidade - Prestígio Se a prioridade do critério Prestígio for menor que 0,26 ou 26%, o Honda Civic é o melhor carro para comprar. Se superior a este valor, passa a ser o Acura TL. A Prioridade 0,26
2. Dynamic Sensitivity 1) No menu principal selecione Computations> Node Sensitivity para realizar a dynamic sensitivity.
2. Dynamic Sensitivity 2) Na aba “Node for sensitivity” selecione o nó de análise. Por Exemplo: Prestígio.
3. Dynamic Sensitivity - Prestígio 3) Escolha a opção de visualização gráfico de barras (barchart). O Parâmetro Prestígio pode ser arrastado de 0 a 1.
Bibliografia Saaty, T. L.(2005), Theory and Applications of the Analytic Network Process: Decision Making with Benefits, Opportunities, Costs and Risks, – RWS Publications, Pittsburg. SAATY, R. W. Decision making in complexenvironments.: the analytic hierarchy process for decision making and the analytic network process for decision making with dependence and feedback (Superdecisions Tutorial). Daytona Beach, Florida: Embry Riddle Aeronautical University, 2003, 122 p. Disponível em:// http://www.superdecisions.com. Apresentação Tutorial 1: AHP Relative Model e Apresentação Titorial 5: AHP and ANP