EEAR SIPAA
EEAR SIPAA BASES DA PREVENÇÃO
EEAR SIPAA
OBJETIVO Apresentar a Base das Atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do conhecimento dos mecanismos que contribuem para evitar a ocorrência de acidentes aeronáuticos.
ROTEIRO BASES DA PREVENÇÃO Qual o alvo do SIPAER Ferramentas da Prevenção Estatísticas Conclusão
POR QUE SE FAZ PREVENÇÃO?
BASES DA PREVENÇÃO QUAL O ALVO DO SIPAER?
QUEM CAUSA OS ACIDENTES? BASES DA PREVENÇÃO QUEM CAUSA OS ACIDENTES?
BASES DA PREVENÇÃO
BASES DA PREVENÇÃO Pessoas normais, realizando atividades normais em um ambiente normal.
BASES DA PREVENÇÃO QUANTO MAIS SIMPLES E ROTINEIRA É A TAREFA OU ATIVIDADE MAIOR É A PROBABILIDADE DA OCORRÊNCIA DE UM ACIDENTE.
COMO AS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO BASES DA PREVENÇÃO COMO AS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO SÃO DESENVOLVIDAS? BASTA SEGUIR AS REGRAS
BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPER e RCSV
BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPREV e RCSV
BASES DA PREVENÇÃO REALIZAR VSV
BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPREV e RCSV
PRINCIPALMENTE COM COMUNICAÇÃO. INFORMAÇÕES SALVAM VIDAS. BASES DA PREVENÇÃO PRINCIPALMENTE COM COMUNICAÇÃO. INFORMAÇÕES SALVAM VIDAS. E-MAIL PESSOALMENTE CORREIO TELEFONE
Relatório de Prevenção BASES DA PREVENÇÃO Relatório de Prevenção FINALIDADE Documento formal destinado ao reporte voluntário de uma situação potencial de risco para a segurança operacional. Fornecer informações para que os Elos-SIPAER possam adotar ações mitigadoras adequadas visando corrigir a situação potencial de risco.
Relatório de Prevenção BASES DA PREVENÇÃO Relatório de Prevenção - AUTOR ANÔNIMO - AUTOR IDENTIFICADO
Relatório Confidencial para Segurança De Vôo BASES DA PREVENÇÃO Relatório Confidencial para Segurança De Vôo RCSV
BASES DA PREVENÇÃO PARIS, 25 JUL 2000 Air France 4590
BASES DA PREVENÇÃO 113 mortos e 06 feridos.
BASES DA PREVENÇÃO Antes do acidente ocorreram 53 incidentes com estouro/ esvaziamento dos pneus; 12 destes com conseqüências à estrutura da aeronave; 6 ocorrências possibilitaram a penetração de material nos tanques de combustível; 19 estouros/esvaziamentos causados por FOD;
BASES DA PREVENÇÃO Em apenas um caso houve penetração de partes dos pneus nos tanques de combustível; 22 eventos ocorreram durante a decolagem; Em nenhum dos eventos houve a ruptura total dos tanques, fogo ou significante perda de potência em dois motores. (BEA / FSF Abr 2002)
330 HEINRICH (1931) 1 300 SITUAÇÕES DE PERIGO acid 29 INCIDENTES 600 INVESTIGAÇÃO DOS ACIDENTES E RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DE VÔO 1 acid INVESTIGAÇÃO DOS INCIDENTES E RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DE VÔO 29 INCIDENTES 330 - VISTORIA DE SEGURANÇA - RELATÓRIO DE PREVENÇÃO - RCSV - RECOM. DE SEG. DE VÔO 300 SITUAÇÕES DE PERIGO 600 NÃO FORAM COMUNICADAS
E SE NÃO FIZER PREVENÇÃO? BASES DA PREVENÇÃO E SE NÃO FIZER PREVENÇÃO?
Dados Estatísticos
ACIDENTES AERONÁUTICOS “VOCÊ SABIA?” Que até 15.09.09, já tivemos na aviação civil brasileira, quase 71 acidentes, e a do mundo, 173? E que deste acidentes, 285 faleceram no Brasil e 526 no restante do mundo?
BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado.
OS COMPONENTES DO SISTEMA PODEM CONTER FALHAS (FUROS): SE NÃO HÁ ALINHAMENTO, O ACIDENTE NÃO OCORRE.
OS COMPONENTES DO SISTEMA PODEM CONTER FALHAS (FUROS): SE HÁ ALINHAMENTO, OCORRE O ACIDENTE.
BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado.
ACIDENTE AERONÁUTICO
Reavaliação da cultura organizacional CONSEQUÊNCIAS PERDA TOTAL DA ANV 08 MORTES TCel Bob Hammond TCel Mark McCloud Cel Robert Mouton Reavaliação da cultura organizacional
PRECEDENTES CONHECIDOS 19/05/91 - Aniversário da Fairchild AFB Excedeu limites de “Bank “ Excedeu limites de arfagem Sobrevoou população abaixo 500 pés “Todo o Grupo estava lá e o assistiu a violar os limites no show. De que adiantava dizer alguma coisa ? Os chefes já tinham lhe dado permissão para roubar...” PILOTO
12/07/91 - Passagem Cmdo do 325º Passagens abaixo de 100 ft Excedeu o limite de “Bank” Grande Sucesso “Não podemos permitir isto, não podemos tolerar coisas como esta, temos que tomar uma atitude por duas razões: é inseguro e vai causar um problema de percepção com os tripulantes mais novos”
17/05/92 - Aniversário da Fairchild AFB 60º graus de pitch Altitudes baixas Manobras mais arrojadas “Eu fiquei impressionado de ver o Comando deixá-lo fazer estas coisas. A gente até entende se ele se safa uma vez, mas esta é a terceira vez em menos de um ano” Piloto
14/04/93 - Missão poderio global Estande de Bombardeio da Ilha de Guam Vôo em formatura com outro B-52 Filmagem do compartimento de bombas Pela primeira vez o Comando tinha uma evidência cabal de que Hammond violava as regras também fora do contexto das demonstrações aéreas.
Efeito Cascata Curvas agressivas sobre a população 08/08/93 - Demonstração na Fairchild AFB Curvas agressivas sobre a população Passagem a altitudes extremamente baixas Arfagem exagerada próxima aos 80º B-52 de 30 anos de idade e com uma envergadura de 50 metros. Efeito Cascata
Fotografado a 30 ft de altura 10/03/94 - Estande bombardeio de Yakima Fotografado a 30 ft de altura 03 ft de um obstáculo Interferência do outro piloto Reuniu o B-52 numa formatura de A-10 BOB É NOSSO SHOWMAN
17/06/94 – Treinamento para o desastre A reação inicial de Hammond foi de gabar-se que poderia inclinar bastante o avião... “Ele é louco, e eu disse que só espero que ele caia na sexta e não no dia do show, senão nós teremos um monte de corpos para recolher” Maj Terry Makon
BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado. Ciclo da Prevenção
? CICLO DA PREVENÇÃO ? ACIDENTE/INCIDENTE AERONÁUTICO ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
CICLO DA PREVENÇÃO ACIDENTE/INCIDENTE AERONÁUTICO ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE PREVENÇÃO RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
INGRATIDÃO
ROTEIRO BASES DA PREVENÇÃO Qual o alvo do SIPAER Ferramentas da Prevenção Estatísticas Conclusão
OBJETIVO Apresentar a Base das Atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do conhecimento dos mecanismos que contribuem para evitar a ocorrência de acidentes aeronáuticos.
Dai-nos SENHOR a coragem para mudar o que precisa ser mudado; A humildade para reconhecer o que não precisa; e, sobretudo, A sabedoria para distinguir as duas coisas.
TODO ACIDENTE PODE E DEVE SER EVITADO
SIPAA TODO ACIDENTE PODE E DEVE SER EVITADO SO EONEZAVA – 12 8828-0332 – 2131-7700 angelzawa@hotmail.com / yonezawa_jc@ig.com.br