EEAR SIPAA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
FUNÇÃO MODULAR.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Provas de Concursos Anteriores
Fazer uma mulher feliz é muito fácil. Só é necessário ser:
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
50 motivos para ser motociclista
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
Equilíbrio de uma Partícula Diagramas de Corpo Livre Cap. 3
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 09.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
CLIQUE NO BOTÃO INICIAR e cruze os braços INICIAR.
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
Modelagem Estatística
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
Equilíbrio de uma Partícula Cap. 3
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
A METROLOGIA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
Transcrição da apresentação:

EEAR SIPAA

EEAR SIPAA BASES DA PREVENÇÃO

EEAR SIPAA

OBJETIVO Apresentar a Base das Atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do conhecimento dos mecanismos que contribuem para evitar a ocorrência de acidentes aeronáuticos.

ROTEIRO BASES DA PREVENÇÃO Qual o alvo do SIPAER Ferramentas da Prevenção Estatísticas Conclusão

POR QUE SE FAZ PREVENÇÃO?

BASES DA PREVENÇÃO QUAL O ALVO DO SIPAER?

QUEM CAUSA OS ACIDENTES? BASES DA PREVENÇÃO QUEM CAUSA OS ACIDENTES?

BASES DA PREVENÇÃO

BASES DA PREVENÇÃO Pessoas normais, realizando atividades normais em um ambiente normal.

BASES DA PREVENÇÃO QUANTO MAIS SIMPLES E ROTINEIRA É A TAREFA OU ATIVIDADE MAIOR É A PROBABILIDADE DA OCORRÊNCIA DE UM ACIDENTE.

COMO AS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO BASES DA PREVENÇÃO COMO AS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO SÃO DESENVOLVIDAS? BASTA SEGUIR AS REGRAS

BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPER e RCSV

BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPREV e RCSV

BASES DA PREVENÇÃO REALIZAR VSV

BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPREV e RCSV

PRINCIPALMENTE COM COMUNICAÇÃO. INFORMAÇÕES SALVAM VIDAS. BASES DA PREVENÇÃO PRINCIPALMENTE COM COMUNICAÇÃO. INFORMAÇÕES SALVAM VIDAS. E-MAIL PESSOALMENTE CORREIO TELEFONE

Relatório de Prevenção BASES DA PREVENÇÃO Relatório de Prevenção FINALIDADE Documento formal destinado ao reporte voluntário de uma situação potencial de risco para a segurança operacional. Fornecer informações para que os Elos-SIPAER possam adotar ações mitigadoras adequadas visando corrigir a situação potencial de risco.

Relatório de Prevenção BASES DA PREVENÇÃO Relatório de Prevenção - AUTOR ANÔNIMO - AUTOR IDENTIFICADO

Relatório Confidencial para Segurança De Vôo BASES DA PREVENÇÃO Relatório Confidencial para Segurança De Vôo RCSV

BASES DA PREVENÇÃO PARIS, 25 JUL 2000 Air France 4590

BASES DA PREVENÇÃO 113 mortos e 06 feridos.

BASES DA PREVENÇÃO Antes do acidente ocorreram 53 incidentes com estouro/ esvaziamento dos pneus; 12 destes com conseqüências à estrutura da aeronave; 6 ocorrências possibilitaram a penetração de material nos tanques de combustível; 19 estouros/esvaziamentos causados por FOD;

BASES DA PREVENÇÃO Em apenas um caso houve penetração de partes dos pneus nos tanques de combustível; 22 eventos ocorreram durante a decolagem; Em nenhum dos eventos houve a ruptura total dos tanques, fogo ou significante perda de potência em dois motores. (BEA / FSF Abr 2002)

330 HEINRICH (1931) 1 300 SITUAÇÕES DE PERIGO acid 29 INCIDENTES 600 INVESTIGAÇÃO DOS ACIDENTES E RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DE VÔO 1 acid INVESTIGAÇÃO DOS INCIDENTES E RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DE VÔO 29 INCIDENTES 330 - VISTORIA DE SEGURANÇA - RELATÓRIO DE PREVENÇÃO - RCSV - RECOM. DE SEG. DE VÔO 300 SITUAÇÕES DE PERIGO 600 NÃO FORAM COMUNICADAS

E SE NÃO FIZER PREVENÇÃO? BASES DA PREVENÇÃO E SE NÃO FIZER PREVENÇÃO?

Dados Estatísticos

ACIDENTES AERONÁUTICOS “VOCÊ SABIA?” Que até 15.09.09, já tivemos na aviação civil brasileira, quase 71 acidentes, e a do mundo, 173? E que deste acidentes, 285 faleceram no Brasil e 526 no restante do mundo?

BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado.

OS COMPONENTES DO SISTEMA PODEM CONTER FALHAS (FUROS): SE NÃO HÁ ALINHAMENTO, O ACIDENTE NÃO OCORRE.

OS COMPONENTES DO SISTEMA PODEM CONTER FALHAS (FUROS): SE HÁ ALINHAMENTO, OCORRE O ACIDENTE.

BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado.

ACIDENTE AERONÁUTICO

Reavaliação da cultura organizacional CONSEQUÊNCIAS PERDA TOTAL DA ANV 08 MORTES TCel Bob Hammond TCel Mark McCloud Cel Robert Mouton Reavaliação da cultura organizacional

PRECEDENTES CONHECIDOS 19/05/91 - Aniversário da Fairchild AFB Excedeu limites de “Bank “ Excedeu limites de arfagem Sobrevoou população abaixo 500 pés “Todo o Grupo estava lá e o assistiu a violar os limites no show. De que adiantava dizer alguma coisa ? Os chefes já tinham lhe dado permissão para roubar...” PILOTO

12/07/91 - Passagem Cmdo do 325º Passagens abaixo de 100 ft Excedeu o limite de “Bank” Grande Sucesso “Não podemos permitir isto, não podemos tolerar coisas como esta, temos que tomar uma atitude por duas razões: é inseguro e vai causar um problema de percepção com os tripulantes mais novos”

17/05/92 - Aniversário da Fairchild AFB 60º graus de pitch Altitudes baixas Manobras mais arrojadas “Eu fiquei impressionado de ver o Comando deixá-lo fazer estas coisas. A gente até entende se ele se safa uma vez, mas esta é a terceira vez em menos de um ano” Piloto

14/04/93 - Missão poderio global Estande de Bombardeio da Ilha de Guam Vôo em formatura com outro B-52 Filmagem do compartimento de bombas Pela primeira vez o Comando tinha uma evidência cabal de que Hammond violava as regras também fora do contexto das demonstrações aéreas.

Efeito Cascata Curvas agressivas sobre a população 08/08/93 - Demonstração na Fairchild AFB Curvas agressivas sobre a população Passagem a altitudes extremamente baixas Arfagem exagerada próxima aos 80º B-52 de 30 anos de idade e com uma envergadura de 50 metros. Efeito Cascata

Fotografado a 30 ft de altura 10/03/94 - Estande bombardeio de Yakima Fotografado a 30 ft de altura 03 ft de um obstáculo Interferência do outro piloto Reuniu o B-52 numa formatura de A-10 BOB É NOSSO SHOWMAN

17/06/94 – Treinamento para o desastre A reação inicial de Hammond foi de gabar-se que poderia inclinar bastante o avião... “Ele é louco, e eu disse que só espero que ele caia na sexta e não no dia do show, senão nós teremos um monte de corpos para recolher” Maj Terry Makon

BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado. Ciclo da Prevenção

? CICLO DA PREVENÇÃO ? ACIDENTE/INCIDENTE AERONÁUTICO ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

CICLO DA PREVENÇÃO ACIDENTE/INCIDENTE AERONÁUTICO ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO ACIDENTE PREVENÇÃO RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

INGRATIDÃO

ROTEIRO BASES DA PREVENÇÃO Qual o alvo do SIPAER Ferramentas da Prevenção Estatísticas Conclusão

OBJETIVO Apresentar a Base das Atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do conhecimento dos mecanismos que contribuem para evitar a ocorrência de acidentes aeronáuticos.

Dai-nos SENHOR a coragem para mudar o que precisa ser mudado; A humildade para reconhecer o que não precisa; e, sobretudo, A sabedoria para distinguir as duas coisas.

TODO ACIDENTE PODE E DEVE SER EVITADO

SIPAA TODO ACIDENTE PODE E DEVE SER EVITADO SO EONEZAVA – 12 8828-0332 – 2131-7700 angelzawa@hotmail.com / yonezawa_jc@ig.com.br