Introdução à Microeconomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Advertisements

ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Sumário Exercícios
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA
ECONOMIA DA SAÚDE Pedro Telhado Pereira
Introdução à Macroeconomia
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 16/10/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
O Modelo da Procura e Oferta
CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Análises de Demanda e Oferta
Turma: ADM 2º semestre noturno
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Prof. Frederico Cavalcanti
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
DETERMINANTES DA PROCURA
ECONOMIA Aula 7 – 29/09/2014 António Albano Baptista Moreira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Procura Agregada Soma das procuras individuais.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 27/5/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Alterações do rendimento e preços O que acontece ao óptimo quando o rendimento se altera? Os preços mantêm-se constantes.
Teoria da Demanda e Oferta Parte I
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Introdução à Macroeconomia
Teoria Básica de Oferta e Demanda
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Introdução à Microeconomia
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
OFERTA.
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Assuntos preliminares
ELASTICIDADE PREÇO DA PROCURA E OFERTA
O Modelo da Procura e Oferta
Oferta de Mercado Aula 5.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade

O que o aluno deve conseguir fazer depois de estudar esta aula Compreender os conceitos de mercado de concorrência perfeita, de procura e de oferta e de equilíbrio. Distinguir procura de quantidade procurada e oferta de quantidade oferecida. Conseguir utilizar o raciocínio marginal. Utilizar o gráfico de procura e da oferta para estudar variações nos preços de equilíbrio.

O mercado de concorrência perfeita Mercado - Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. Mercado de concorrência perfeita – existem muitos compradores e vendedores logo nenhum individualmente tem influência sobre o preço.

A Curva da Procura Variáveis que afectam a quantidade procurada por um consumidor. O preço do produto O rendimento do consumidor O preço dos bens substitutos O preço dos bens complementares Os gostos dos consumidor e a publicidade As expectativas sobre os preços futuros …..

A Procura individual e a Lei da Procura Procura do João por pizzas Preço (€) Quantidade de pizzas por mês 2 13 4 10 6 7 8 1 Lei da procura – o preço e a quantidade procurada variam em sentidos opostos, ceteris paribus (tudo o resto constante).

A procura individual e a sua representação gráfica A procura individual é normalmente representada por uma recta de inclinação negativa.

Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços No exemplo ao lado vemos variações na quantidade procurada quando o preço varia .

Existem dois efeitos O efeito substituição – devido à variação do preço. O efeito rendimento – devido à variação do rendimento real resultante da variação do preço.

Da procura individual à procura no mercado A procura de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade procurada no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

Passagem da procura individual à procura de mercado

A curva da oferta Variáveis que afectam a quantidade oferecida: O preço do produto O preço dos factores de produção usados, como os salários, o preço da electricidade, entre outros. O estado da tecnologia. Impostos e subsídios Expectativas ….

A análise custo-benefício em acção A decisão de produzir de mais uma unidade está baseada no raciocínio marginal Raciocínio marginal Aumento a produção se o benefício marginal é superior ao custo marginal. Diminuo no caso contrário. Se possível escolho um nível de produção onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

Análise gráfica O benefício marginal é igual ao preço. A escolha é onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

O que acontece quando o preço aumenta? A quantidade oferecida aumenta.

Oferta individual e lei da oferta Nora’s Schedule for Pizza Price ($) Quantity of pizzas per month 4 100 6 200 8 300 10 400 12 500 A quantidade oferecida e o preço variam no mesmo sentido, ceteris paribus (tudo o resto constante).

A oferta individual e a sua representação gráfica A oferta individual é normalmente representada por uma recta de inclinação positiva.

Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços O que acontece à quantidade oferecida quando o preço aumenta, aparece na figura

Da oferta individual à oferta no mercado A oferta de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade oferecida no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

Da oferta individual à oferta de mercado Se houver 100 firmas idênticas, a quantidade oferecida no mercado é 100 a quantidade individual.

O Equilíbrio de Mercado O equilíbrio no mercado mercado é uma situação em que a quantidade procurada é igual à oferecida não se alterando o preço.

Excesso da Procura O preço tende a subir. As variações das quantidades são ao longo das curvas.

Excesso da oferta O preço tende a descer.

Efeitos no mercado de uma variação da Procura - aumento Uma variação da procura resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da procura desloca-se para a direita e para cima, quando há um aumento de procura.

Causas de um aumento da procura Um aumento de rendimento no caso dos bens normais. Aumento de preço dos bens substitutos. Aumento de população Expectativas de aumentos futuros de preço …

Efeitos no mercado de um aumento de procura Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de procura. O preço sob. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais alto e maior quantidade.

Efeitos no mercado de uma variação da Oferta - aumento Uma variação da oferta resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da oferta desloca-se para a direita e para baixo, quando há um aumento da oferta.

Causas de um aumento de oferta O custo de um factor de produção diminui. Um avanço tecnológico diminui os custos. O número de firmas aumenta. Os produtores esperam um preço mais baixo no futuro. Subsídios.

Efeitos de um aumento de oferta Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de oferta. O preço desce. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais baixo e maior quantidade.

Efeitos no mercado de variações na oferta e procura O resultado depende da magnitudes das variações.

Os efeitos no mercado de variações da oferta e da procura Neste caso o preço desce e a quantidade aumenta. Represente um caso onde o preço aumente e a quantidade aumente.

Revisão dos efeitos de variações da Procura e da Oferta Variações na Procura ou na Oferta Variação no preço Variação na quantidade Aumento na procura Aumenta Diminuição na procura Diminui Aumento na oferta Diminuição na oferta

Exame Marcar a data do exame nos Conselhos de Curso