Planejamento Educacional UNIVESP Capacitação Docente em Cursos SemiPresenciais Planejamento Educacional UNIVESP Adriane Treitero Cônsolo Elizabete Briani 1 Adriane Treitero Cônsolo Elizabete Briani
Agenda 1. Fluxo de trabalho 2. Desenvolvimento de Materiais Educacionais 3. Atividades 4. Processo de comunicação
1. Fluxo de Trabalho
Elaboração do Projeto Pedagógico Desenvolvimento do conteúdo Equipes Envolvidas 1 2 3 4 5 Elaboração do Projeto Pedagógico Coordenador Formação de professores Coordenador + Equipe UNIVESP Desenvolvimento do conteúdo Professores- autores Design Educacional Equipe DE Implementação Equipe Criação e Tecnologia
Elaboração de Projeto Pedagógico 1 1.1 1.2 1.3 Elaboração do Projeto Pedagógico Coordenador Alinhamento para desenvolvimento Coordenador + Equipe UNIVESP Apresentação do Projeto Equipe UNIVESP Cronograma de atividades Equipe UNIVESP
Formação de Professores 2 2.1 Formação de professores Coordenador + Equipe UNIVESP Orientação para elaboração de conteúdo e atividades Coordenador + Equipe UNIVESP
Desenvolvimento Conteúdo 3 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 Desenvolvimento do conteúdo Professores-autores Validação dos conteúdos e atividades Coordenador Análise dos conteúdos e atividades para modalidade Designer Educacional Adequações de conteúdos e atividades Professor-autor Construção da matriz de atividades Designer Educacional Revisão ortográfica do conteúdo e atividades
Revisão ortográfica dos roteiros Design Educacional 4.1 A 4.2 B 4.3 C Definição da Arquitetura de Navegação e Organização do AVA Designer Educacional Guia de Orientação de Mediação Designer Educacional Manual do AVA versão professor- mediador e versão aluno Designer Educacional 4 Design Educacional 4.1 B 4.2 B 3.3 B 3.4 B Pré-roteirização Designer Educacional + Equipe Criação Roteirização de Livro Texto, recursos gráficos, multimídia e vídeos Designer Educacional Validação do roteiro final Designer Educacional Revisão ortográfica dos roteiros
Criação e Tecnologia 5.1A 5.2A 5.3A 5.4B 5 5.1 B 5.2 B 5.3B 5.4B 5.5B Aplicação da arquitetura de navegação e organização do AVA Equipe Criação + Designer Educação Identidade Visual: AVA, Livro Texto, Recursos Multimídia e vídeos Equipe Criação + Designer Educação Avaliação e aprovação de Identidade Visual Equipe Criação + Designer Educação Aplicação de Identidade Visual no AVA e livro- texto Equipe Criação 5 Criação e Tecnologia 5.1 B 5.2 B 5.3B 5.4B 5.5B Pré-produção Equipe Criação + Designer Educação Criação dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação Qualidade dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação + Designer Educação Validação dos recursos gráficos e multimídia Equipe criação + Designer Educação + professores-autores Ajustes finais dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação
1. Integração das Mídias
Planejamento do Curso Cada mídia tem um papel específico, suas características Clementino, 2010.
Planejamento do Curso Objetivos: a) Realismo: os objetivos devem representar as necessidades, carências e expectativas do estudante, bem como da comunidade em que vive. b) Viabilidade: os objetivos devem ser concretos e possíveis de serem atingidos dentro do tempo de duração do curso e dos limites existentes. c) Especificidade: os objetivos devem definir claramente o que se espera que o aluno aprenda no decorrer do curso. d) Perspectiva com relação ao Futuro: os objetivos devem apresentar elementos condizentes com a criação de conhecimento para uma sociedade dinâmica, como a atual: criatividade; integração de conhecimentos; imaginação; o aluno como sujeito ativo da aprendizagem; interdisciplinaridade; pesquisa e conhecimento. Masetto (1994) Cada mídia tem um papel específico, suas características Clementino, 2010.
Integração de Mídias Podcast Desenho de Mídias Livro Texto Recursos Multimídia AVA TV UNIVESP Podcast Cada mídia tem um papel específico, suas características
Integração de Mídias livro-texto Sugestões para a seleção de conteúdos 1. Validade – são considerados válidos conteúdos atuais e contextualizados. 2. Utilidade – os conteúdos são úteis quando estão adequados às condições do meio em que os alunos vivem; 3. Significação – um conteúdo é significativo e interessante para o aluno quando estiver relacionado às experiências anteriores (base da teoria cognitivista). Por isso, sempre que possível, deve-se relacionar os novos conhecimentos às experiências e conhecimentos anteriores, fazendo uma ponte entre eles. É essa ligação do conhecido e vivenciado ao desconhecido e novo que torna o conteúdo significativo e interessante. 4. Adequação ao nível de desenvolvimento do aluno – o conteúdo selecionado deve respeitar o grau de maturidade intelectual do aluno e estar adequado ao nível de suas estruturas cognitivas. 5. Flexibilidade – o critério de flexibilidade é atendido quando há possibilidade de fazer alterações nos conteúdos selecionados, suprimindo itens ou acrescentando novos tópicos, a fim de ajustá-los ou adaptá-los às reais condições, necessidades, interesses e características do grupo de alunos. Também é fundamental distinguir o que realmente é necessário para a temática da aula, e o que pode ser indicado como material complementar de aprofundamento teórico para o aluno.
Integração de Mídias Conteúdo livro-texto Organização O livro texto será dividido em três partes: Pré-Texto (Introdução), Texto (Unidades de Aprendizagem) e Pós-Texto (Conclusão). Tal estrutura está detalhada no quadro a seguir: Pré-Texto Introdução Texto Unidades de Aprendizagem Pós-Texto Conclusão Capa, Folha de Rosto, Página de créditos, Ficha catalográfica, Apresentação, Sumário, Palavras do professor, Orientações de como a disciplina deve ser estudada e Plano de ensino. Informações básicas, Público-alvo, Descrição geral da Unidade e Seções de Estudo. Palavras finais..., Sobre o(s) professor (es) conteudista(s), Referências, Respostas e comentários das atividades de auto-avaliação, Anexos (quando houver.
Integração de Mídias Material de Apoio - Vídeo: Univesp TV Sugestões para a elaboração dos vídeos Formatos de documentário ou propostas de ficção Assuntos transversais e seus impactos no ambiente organizacional e na vida social dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Caráter documentário (real) e encenação (ficção). Um por disciplina
Integração de Mídias Material de Apoio - Vídeo: Univesp TV Planejamento Descreva com detalhes no texto as sugestões de filmagem, entrevista, reportagem etc, pois será a partir dessa descrição que a produção será realizada. Indique referências da internet, links do youtube. Os vídeos não devem ser apenas “perfumaria”, mas sim possuírem uma função pedagógica, ou seja, contribuir para a compreensão do conteúdo ou despertar para uma problemática específica. Em outras palavras, devem cumprir uma função estética, mas principalmente funcional. Pense na agregação de valor do vídeo para todo o processo.
Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias ASSETS GÊNEROS/ESTILOS MATRIZES DE LINGUAGEM ESTRATÉGIA (QUANDO UTILIZAR) Vídeo Narrado (documentário) Com personagens (ficção) Só imagem (cenário, paisagem) Áudio, imagem, som. Apresentar informação de maneira contextualizada; Ilustrar sequencialmente de forma visual situações ou conceitos; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; etc. Infográfico Estático Interativo Imagem, texto sintético e pequenas interações e objetos animados. Sintetizar informações complexas; Comparar dados; Apresentar um ou mais conceitos de forma hierárquica; Fixar conteúdo. Exemplos: Estudo de Caso; Mapas Mentais; Linha do tempo; Fluxograma; etc.
Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias Arquivo de som Áudio e som. Apresentar conceitos de maneira informal e em pequenas unidades de conteúdo; Informar. Exemplos: Informacional; Estudo de Caso; Entrevista; Registro de Palestras; Rádio-Novela; etc. Animação Stop-motion (fotos) 3D 2D Áudio, imagem, ilustração, som, não há interação. Contextualizar e ilustrar por meio de representação ou recorte em movimento situações, conceitos ou procedimentos. Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; etc.
Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias Jogos Associação Perguntas e Respostas Estratégia Desafio Habilidade Imagem, textos, ilustração, som, pequenas interações e objetos animados. Confrontar conhecimentos prévios com os aprendidos; Proporcionar a prática, orientação e avaliação de soluções; Fixar e memorizar conteúdos; Sistematizar conteúdos; Relacionar conceito com definição; Relacionar conceito com exemplos práticos (analogias). Exemplos: Palavras-cruzadas; Caça-palavras; Dominó; Quebra-cabeça; Sete Erros; Memória; Relacione; Quiz (Verdadeiro ou Falso, Múltipla Escolha); Preenchimento de Lacunas; Forca; Tabuleiro (Banco Imobiliário, Labirinto, etc).
Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias Imagem (2D ou 3D sem interação) HQ (narrativa sequencial em quadros: presença de diálogo, utilização de legenda, navegação na forma de slideshow); Charge (fato social de determinada época com humor); Cartum (fato social atemporal com humor); Ilustração (figuras decorativas ou representativas); Fotografia; Ilustração estática; textos sintéticos; Contextualizar uma situação; Sensibilizar; Analisar criticamente; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; Registro; Sátira; Crítica; etc.
Integração de Mídias
3. Atividades
Não-presencial Presencial Auto-avaliativa Somativa Contínua Ferramentas do AVA. Ex: Questionário Recursos multimídias. Ex: HQ, Animação, Infográfico Somativa Contínua Ferramentas assíncronas e síncronas Presencial 2 por semestre
Atividades Atividades Presenciais 2 avaliações bimestrais; Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como devem ser realizada; Conhecer a infraestrutura básica dos pólos (laboratório de informática, acesso a internet, biblioteca, sala de estudo, sala de aula, etc).
Atividades Atividades Não-Presenciais Autoavaliativa Avaliação sem atribuição de nota Somativa Avaliações com atribuição de nota Contínua Atividades síncronas: Chats, webconferência Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como deve ser realizada. Atividades assíncronas: Individual ou grupo (quantidade máxima e mínima de participante); Período que devem ser executadas; Como devem ser realizadas ou que tipo de ferramenta será utilizada
4. Processo de Comunicação
Processo de Comunicação Agora chegou a parte fácil....
Processo de Comunicação Levantamento das necessidades Demanda do Projeto Planejamento Análise de desempenho Entrega Aprovações Acompanhamento Execução