Planejamento Educacional UNIVESP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Orientação – acesso ambiente virtual
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Proposta de materiais educacionais na UNIVESP
O processo EAD-CPS Projeto EaD-CPS/Univesp
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Questionário de Avaliação Institucional
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Educação Ambiental - GPEEA
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Metodologia de Pesquisa
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Avaliação Educacional
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Professora Michelle Luz
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Normas para redação de TCC
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Pré-Projeto Multimídia
Formação continuada ANO 2015
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Educacional UNIVESP Capacitação Docente em Cursos SemiPresenciais Planejamento Educacional UNIVESP Adriane Treitero Cônsolo Elizabete Briani 1 Adriane Treitero Cônsolo Elizabete Briani

Agenda 1. Fluxo de trabalho 2. Desenvolvimento de Materiais Educacionais 3. Atividades 4. Processo de comunicação

1. Fluxo de Trabalho

Elaboração do Projeto Pedagógico Desenvolvimento do conteúdo Equipes Envolvidas 1 2 3 4 5 Elaboração do Projeto Pedagógico Coordenador Formação de professores Coordenador + Equipe UNIVESP Desenvolvimento do conteúdo Professores- autores Design Educacional Equipe DE Implementação Equipe Criação e Tecnologia

Elaboração de Projeto Pedagógico 1 1.1 1.2 1.3 Elaboração do Projeto Pedagógico Coordenador Alinhamento para desenvolvimento Coordenador + Equipe UNIVESP Apresentação do Projeto Equipe UNIVESP Cronograma de atividades Equipe UNIVESP

Formação de Professores 2 2.1 Formação de professores Coordenador + Equipe UNIVESP Orientação para elaboração de conteúdo e atividades Coordenador + Equipe UNIVESP

Desenvolvimento Conteúdo 3 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 Desenvolvimento do conteúdo Professores-autores Validação dos conteúdos e atividades Coordenador Análise dos conteúdos e atividades para modalidade Designer Educacional Adequações de conteúdos e atividades Professor-autor Construção da matriz de atividades Designer Educacional Revisão ortográfica do conteúdo e atividades

Revisão ortográfica dos roteiros Design Educacional 4.1 A 4.2 B 4.3 C Definição da Arquitetura de Navegação e Organização do AVA Designer Educacional Guia de Orientação de Mediação Designer Educacional Manual do AVA versão professor- mediador e versão aluno Designer Educacional 4 Design Educacional 4.1 B 4.2 B 3.3 B 3.4 B Pré-roteirização Designer Educacional + Equipe Criação Roteirização de Livro Texto, recursos gráficos, multimídia e vídeos Designer Educacional Validação do roteiro final Designer Educacional Revisão ortográfica dos roteiros

Criação e Tecnologia 5.1A 5.2A 5.3A 5.4B 5 5.1 B 5.2 B 5.3B 5.4B 5.5B Aplicação da arquitetura de navegação e organização do AVA Equipe Criação + Designer Educação Identidade Visual: AVA, Livro Texto, Recursos Multimídia e vídeos Equipe Criação + Designer Educação Avaliação e aprovação de Identidade Visual Equipe Criação + Designer Educação Aplicação de Identidade Visual no AVA e livro- texto Equipe Criação 5 Criação e Tecnologia 5.1 B 5.2 B 5.3B 5.4B 5.5B Pré-produção Equipe Criação + Designer Educação Criação dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação Qualidade dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação + Designer Educação Validação dos recursos gráficos e multimídia Equipe criação + Designer Educação + professores-autores Ajustes finais dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação

1. Integração das Mídias

Planejamento do Curso Cada mídia tem um papel específico, suas características Clementino, 2010.

Planejamento do Curso Objetivos: a) Realismo: os objetivos devem representar as necessidades, carências e expectativas do estudante, bem como da comunidade em que vive. b) Viabilidade: os objetivos devem ser concretos e possíveis de serem atingidos dentro do tempo de duração do curso e dos limites existentes. c) Especificidade: os objetivos devem definir claramente o que se espera que o aluno aprenda no decorrer do curso. d) Perspectiva com relação ao Futuro: os objetivos devem apresentar elementos condizentes com a criação de conhecimento para uma sociedade dinâmica, como a atual: criatividade; integração de conhecimentos; imaginação; o aluno como sujeito ativo da aprendizagem; interdisciplinaridade; pesquisa e conhecimento. Masetto (1994) Cada mídia tem um papel específico, suas características Clementino, 2010.

Integração de Mídias Podcast Desenho de Mídias Livro Texto Recursos Multimídia AVA TV UNIVESP Podcast Cada mídia tem um papel específico, suas características

Integração de Mídias livro-texto Sugestões para a seleção de conteúdos 1. Validade – são considerados válidos conteúdos atuais e contextualizados. 2. Utilidade – os conteúdos são úteis quando estão adequados às condições do meio em que os alunos vivem; 3. Significação – um conteúdo é significativo e interessante para o aluno quando estiver relacionado às experiências anteriores (base da teoria cognitivista). Por isso, sempre que possível, deve-se relacionar os novos conhecimentos às experiências e conhecimentos anteriores, fazendo uma ponte entre eles. É essa ligação do conhecido e vivenciado ao desconhecido e novo que torna o conteúdo significativo e interessante. 4. Adequação ao nível de desenvolvimento do aluno – o conteúdo selecionado deve respeitar o grau de maturidade intelectual do aluno e estar adequado ao nível de suas estruturas cognitivas. 5. Flexibilidade – o critério de flexibilidade é atendido quando há possibilidade de fazer alterações nos conteúdos selecionados, suprimindo itens ou acrescentando novos tópicos, a fim de ajustá-los ou adaptá-los às reais condições, necessidades, interesses e características do grupo de alunos. Também é fundamental distinguir o que realmente é necessário para a temática da aula, e o que pode ser indicado como material complementar de aprofundamento teórico para o aluno.

Integração de Mídias Conteúdo livro-texto Organização O livro texto será dividido em três partes: Pré-Texto (Introdução), Texto (Unidades de Aprendizagem) e Pós-Texto (Conclusão). Tal estrutura está detalhada no quadro a seguir: Pré-Texto Introdução Texto Unidades de Aprendizagem Pós-Texto Conclusão Capa, Folha de Rosto, Página de créditos, Ficha catalográfica, Apresentação, Sumário, Palavras do professor, Orientações de como a disciplina deve ser estudada e Plano de ensino. Informações básicas, Público-alvo, Descrição geral da Unidade e Seções de Estudo. Palavras finais..., Sobre o(s) professor (es) conteudista(s), Referências, Respostas e comentários das atividades de auto-avaliação, Anexos (quando houver.

Integração de Mídias Material de Apoio - Vídeo: Univesp TV Sugestões para a elaboração dos vídeos Formatos de documentário ou propostas de ficção Assuntos transversais e seus impactos no ambiente organizacional e na vida social dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Caráter documentário (real) e encenação (ficção). Um por disciplina

Integração de Mídias Material de Apoio - Vídeo: Univesp TV Planejamento Descreva com detalhes no texto as sugestões de filmagem, entrevista, reportagem etc, pois será a partir dessa descrição que a produção será realizada. Indique referências da internet, links do youtube. Os vídeos não devem ser apenas “perfumaria”, mas sim possuírem uma função pedagógica, ou seja, contribuir para a compreensão do conteúdo ou despertar para uma problemática específica. Em outras palavras, devem cumprir uma função estética, mas principalmente funcional. Pense na agregação de valor do vídeo para todo o processo.

Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias ASSETS GÊNEROS/ESTILOS MATRIZES DE LINGUAGEM ESTRATÉGIA (QUANDO UTILIZAR) Vídeo Narrado (documentário) Com personagens (ficção) Só imagem (cenário, paisagem) Áudio, imagem, som. Apresentar informação de maneira contextualizada; Ilustrar sequencialmente de forma visual situações ou conceitos; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; etc. Infográfico Estático Interativo Imagem, texto sintético e pequenas interações e objetos animados. Sintetizar informações complexas; Comparar dados; Apresentar um ou mais conceitos de forma hierárquica; Fixar conteúdo. Exemplos: Estudo de Caso; Mapas Mentais; Linha do tempo; Fluxograma; etc.

Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias Arquivo de som Áudio e som. Apresentar conceitos de maneira informal e em pequenas unidades de conteúdo; Informar. Exemplos: Informacional; Estudo de Caso; Entrevista; Registro de Palestras; Rádio-Novela; etc. Animação Stop-motion (fotos) 3D 2D Áudio, imagem, ilustração, som, não há interação. Contextualizar e ilustrar por meio de representação ou recorte em movimento situações, conceitos ou procedimentos. Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; etc.

Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias Jogos Associação Perguntas e Respostas Estratégia Desafio Habilidade Imagem, textos, ilustração, som, pequenas interações e objetos animados. Confrontar conhecimentos prévios com os aprendidos; Proporcionar a prática, orientação e avaliação de soluções; Fixar e memorizar conteúdos; Sistematizar conteúdos; Relacionar conceito com definição; Relacionar conceito com exemplos práticos (analogias). Exemplos: Palavras-cruzadas; Caça-palavras; Dominó; Quebra-cabeça; Sete Erros; Memória; Relacione; Quiz (Verdadeiro ou Falso, Múltipla Escolha); Preenchimento de Lacunas; Forca; Tabuleiro (Banco Imobiliário, Labirinto, etc).

Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias Imagem (2D ou 3D sem interação) HQ (narrativa sequencial em quadros: presença de diálogo, utilização de legenda, navegação na forma de slideshow); Charge (fato social de determinada época com humor); Cartum (fato social atemporal com humor); Ilustração (figuras decorativas ou representativas); Fotografia; Ilustração estática; textos sintéticos; Contextualizar uma situação; Sensibilizar; Analisar criticamente; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; Registro; Sátira; Crítica; etc.

Integração de Mídias

3. Atividades

Não-presencial Presencial Auto-avaliativa Somativa Contínua Ferramentas do AVA. Ex: Questionário Recursos multimídias. Ex: HQ, Animação, Infográfico Somativa Contínua Ferramentas assíncronas e síncronas Presencial 2 por semestre

Atividades Atividades Presenciais 2 avaliações bimestrais; Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como devem ser realizada; Conhecer a infraestrutura básica dos pólos (laboratório de informática, acesso a internet, biblioteca, sala de estudo, sala de aula, etc).

Atividades Atividades Não-Presenciais Autoavaliativa Avaliação sem atribuição de nota Somativa Avaliações com atribuição de nota Contínua Atividades síncronas: Chats, webconferência Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como deve ser realizada. Atividades assíncronas: Individual ou grupo (quantidade máxima e mínima de participante); Período que devem ser executadas; Como devem ser realizadas ou que tipo de ferramenta será utilizada

4. Processo de Comunicação

Processo de Comunicação Agora chegou a parte fácil....

Processo de Comunicação Levantamento das necessidades Demanda do Projeto Planejamento Análise de desempenho Entrega Aprovações Acompanhamento Execução