Cartas do Novo Testamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
Advertisements

Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
O Reino de Deus. 3 Perspectivas sobre nossa participação...
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
TEOLOGIA NA IGREJA ANTIGA
Palavra sem dono.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Conhecendo Cristo e crescendo nele
As epístolas de Tiago e de Pedro
Interpretação dos gêneros bíblicos
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
Trindade.
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
Bem-vindo/a.
O Amigo importuno (Lc 11,5-10)
O Livro de 2 João Texto Base: 2 João 1.10
Caminho Verdade Vida.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
A língua original da bíblia.
O Livro do Eclesiástico
O Profeta Zacarias.
A História de Deus Parte 3
Igreja-Mãe.
Somos Um Grupo Com JESUS quando
São Judas Tadeu.
Rainha dos Apóstolos.
Maria a Bem-Aventurada
Aprender a analisar o significado das mensagens dos três anjos. Perceber a profunda ligação entre as três mensagens e o “Evangelho.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
O amor no Antigo Testamento
Profeta Sofonias.
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
O Livro da Sabedoria.
A eucaristia Começar.
A Bíblia na nossa história hoje.
Toda Igreja unida celebra
Encontro da Catequese de 16/3/13
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
O Pentateuco.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Existe erro na Bíblia ?.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Conversão de São Paulo, Apóstolo
O Caminho, a Verdade e a Vida
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Simplesmente Igreja.
Rainha dos Confessores
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
Deus Trindade.
FRAGMENTO DE MURATORI 140~155 Dc.
Cristianismo A face humana de Deus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
4ª AULA PARA INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES Data:19/07/2015
Pr Josenildo Oliveira Silva
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’ .
Organização Interna da Bíblia
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Cartas do Novo Testamento

No Novo Testamento temos: - as cartas de Paulo, que são 14 No Antigo Testamento são citadas algumas cartas, como no 2ºMacabeus, capi.1º. Mas é no Novo Testamento que muitas cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus. No Novo Testamento temos: - as cartas de Paulo, que são 14 - a de S. Tiago – uma apenas - as de Pedro – são duas - as de João – são três - a de S.Judas – também uma Em muitas Bíblias vamos encontrar, no lugar de cartas, a palavra Epístola que é sinônimo de cartas. Portanto a mesma coisa. São correspondências que alguns apóstolos tiveram com suas comunidades.

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S. Paulo 14 cartas São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos , 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos Filipenses, e a 1ª aos Tessalonicenses. As outras seis, talvez, sejam da comunidade à qual pertencia, ou de algum auxiliar que vivia com Paulo. É certo que a carta aos Hebreus não é de Paulo.

Foi S.Paulo o primeiro a escrever no Novo Testamento. Essas cartas não são tratados de teologia, isto é, não apresentam uma visão completa da doutrina cristã. São respostas dadas a situações concretas e problemas próprios de cada comunidade. Foi S.Paulo o primeiro a escrever no Novo Testamento.

As outras cartas católicas (universais) que são próprias dos outros apóstolos e foram escritas por eles mesmos e endereçadas a toda a Igreja, ou seja, são universais. A situação do país, após a morte de Jesus, era muito difícil. Havia os“peregrinos” que eram os estrangeiros residentes. Podiam viver no lugar, tinham que pagar impostos, não podiam comprar terras, nem se casar com as mulheres da região. Eram vítimas de exploração e acabavam na miséria.

Outros eram “estrangeiros em trânsito” Outros eram “estrangeiros em trânsito”. Como andarilhos, apenas podiam atravessar o território e não podiam permanecer na região. Não possuíam direito algum, embora não fossem escravos. As duas classes de peregrinos peregrinos estrangeiros, e - peregrinos em trânsito formavam um grande número que lotavam as periferias das cidades maiores. Havia ainda, os criados, serviçais domésticos que eram escravos. Estas três categorias de criados ou servos, são citadas nas cartas dos outros apóstolos.

Cartas de Pedro, João,Tiago e Judas - 1ª ) fala da alegria do cristão e da unidade dos batizados. Lembra a importância da cruz (perseguição).Ela foi escrita em Roma para os cristãos do norte e oeste da Ásia Menor. Os cristãos dessas comunidades vinham do paganismo. A carta é na verdade, uma espécie de catequese batismal que procura firmar a fé e a esperança das comunidades. Os cristãos sofriam muito, pois eram acusados de subversão, desprezados e marginalizados da vida social. - 2ª) rejeita as falsas doutrinas e aconselha a viver a fidelidade a Cristo e ao amor de Deus. Essa carta foi escrita no fim do século 1º. Provavelmente não foi Pedro quem a escreveu. Nesta época os cristãos sofriam influências de outras ideias, outras religiões. A carta encoraja para a luta da fidelidade a Jesus.

As Cartas de João Mostra que o espiritualismo que não se 1ª- fala de Deus que é amor e luz. Mostra que o espiritualismo que não se traduz em comportamento prático é vazio. Não é possível amar a Deus sem amar o próximo e formar comunidade, pois somos a família de Deus. A unidade da carta é o amor, e amor é traduzir a fé em vida concreta. 2ª- devemos caminhar na verdade e no amor. Dirige-se a uma comunidade que tem nome, cujos membros estão fragilizados e inseguros na fé e vida cristã. João é firme e pede que a comunidade seja fiel e perseverante. 3ª- esta é uma carta de encorajamento e se dirige a Gaio, a quem, João elogia por suas virtudes. Ele hospedara catequistas missionários que percorriam as comunidades cristãs das cidades visinhas. Havia um desentendimento com o Bispo do local, não porque estava errado, mas por ser muito autoritário.

Carta de Tiago Foi escrita por Tiago. É Tiago Menor, filho de Alfeu. Foi Bispo de Jerusalém. A carta tem a espiritualidade do Sermão da Montanha. Traz conselhos para a vida moral. Recomenda a prática da piedade, da justiça e da caridade. Insiste nas boas-obras dizendo: “A fé sem obras é morta.” (Tg 2,17) A mensagem de Tiago é tipicamente cristã, pois, como os Evangelhos, reduz a Lei judaica ao mandamento do amor ao próximo. Toda a carta é uma exigência desse mandamento em diversas circunstâncias. A carta diz que o povo de Deus, a Nova Igreja, nasce dos pobres e marginalizados.

Poderíamos discorrer muito sobre as cartas, porém, elas são de fácil compreensão. É preciso lê-las e meditá-las, mas, é bom recorrer a alguma explicação sobre o contexto da época, mais ou menos no final do primeiro século. O último a escrever foi S.João.

A Carta de Judas – “irmão de Jesus”, - conhece muito os escritos do Princípio da Igreja e também o judaismo. A carta alerta contra as falsas doutrinas e falsos mestres, como a 2ª carta de Pedro. O centro da preocupação de Judas é defender o essencial da fé com unhas e dentes e denunciar as aberrações de seu tempo.

As cartas dos Apóstolos no Novo Testamento são preciosidades para a fé cristã e para a Igreja de Jesus. São tesouros de testemunhos vivos, de mártires e de fé profunda. Nela podemos aprender a ser verdadeiro cristão. É preciso conhecer um pouco da situação histórica da época em que foram escritas, para poder entendê-las bem. O início da Igreja – especialmente nos três primeiros século – é cheio de lutas, pois ainda o império romano dominava toda a região e perseguia os cristãos. É neste tempo que surgem as catacumbas de Roma que serviram de local de sepultamento para os cristãos. Ali também celebravam a Eucaristia, pois Roma não permitia a criação de templos.

Texto: Pedro L. Vasconcelos Valmor da Silva Ivo Storniolo Luiz Cechinato Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff (ieunice@ibest.com.br)