FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Bioética – Fundamentos Básicos Projeto de Ensino
Pensamento Filosófico Moderno
Os primórdios da sociologia no Brasil
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
5 ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980)
Sociologia
Psicologia Positiva e os Movimentos que Mudaram a Humanidade Por: Profa. Dra. Mônica Portella
O Positivismo.
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Profª Karina Oliveira Bezerra
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
A crise da razão.
Conhecimento e Interesse – Habermas
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Filosofia Pós-Moderna
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A Ação Clínica e a Perspectiva Fenomenológica Existencial:
Profª Karina Oliveira Bezerra
Aspectos da Filosofia Contemporânea
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
AULAS DE FILOSOFIA Por Prof. Mesquita.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Trabalho, alienação e consumo
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
SÉCULO XX: A ERA DAS INCERTEZAS
Profª. Taís Linassi Ruwer
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
16/4/20151www.nilson.pro.br. Atividade racional: É realizada pelo sujeito de conhecimento por:  Intuição : capta por inteiro e de uma só vez o objeto.
Ciência, tecnologia e sociedade
O olhar e a imaginação sociológica
Trabalho De Sociologia
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Revisão de Filosofia.
Entre o bem e o mal 18/04/
Unidade 1: A Origem da Filosofia
O Positivismo.
ESCOLA DE FRANKFURT.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Filosofia Aula 1.
Nova concepção do homem e do mundo
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
Filosofia da Ilustração ou Iluminismo
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
TEORIA DO DIREITO.
TEORIA CRÍTICA Msc. Flávio Alexandre Cavalcante. INTRODUÇÃO e CENÁRIO  Você nunca se questionou se estava tudo muito estranho no mundo?  Será que o.
ENEM 2012 PROF. RAILTON SOUZA. DICAS PARA O ENEM 2012 As últimas provas do ENEM, especialmente de 2009 para 2011, têm demonstrando um grande peso sociológico.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Trabalho ministrado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Sociedade,
Panorama geral (caderno do aluno pág )
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX COLÉGIO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA Área do conhecimento: Ciências Humanas e sua Tecnologias Disciplina: Filosofia 3ª série Ensino Médio 1º Trimestre FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: PENSAMENTO DO SÉCULO XX

CONCEITOS ESTRUTURANTES Política Ética Cidadania Espaço Tempo Sociedade Lugar Poder Identidade Moral Saúde  

AVALIAÇÃO PROCESSUAL Participação Assiduidade Pontualidade Temas Trabalhos Provas

CONTEÚDOS Filosofia Contemporânea: Pensamento do Séculos XX Século XX – Uma era de incertezas Mundo de contrastes Impressões antagônicas Respostas filosóficas 2. Existencialismo – A aventura e o drama da existência Edmundo Husserl Martin Heidegger Jean-Paul Sartre 3. Filosofia analítica – A análise lógica da linguagem Bertrand Russell Ludwig Wittgenstein 4. Escola de Frankfurt – A teoria crítica contra a opressão Herbert Marcuse Jurgen Habermas 5. Filosofia pós-moderna – O fim do projeto da modernidade Michel Foucault Jacques Derrida Jean Baudrillard

O pensamento do século XX Nos últimos cem anos, a produção filosófica foi múltipla e variada, como já havia ocorrido no século anterior. Muitas das certezas desmoronaram levando consigo várias esperanças contidas no projeto da modernidade. Trem blindado em ação (1915) – Gino Severini. Guerra, futurismo, cubismo: marcas do século XX

Questões filosóficas O que é existir? Como é a vida? Existe liberdade na existência humana? Qual é o sentido do ser? Quais os pressupostos lógicos da linguagem? O que é a sociedade de massas? Como se origina e se organiza o poder? Qual é a relação entre linguagem e dominação?

Era de incertezas Freud e a psicanálise – psicologias do inconsciente; Einstein – teoria da relatividade; Heisenberg – princípio da incerteza – novos paradigmas.

MUNDO DE CONTRASTES Acontecimentos do século XX – Trágicos ou maravilhosos? Duas guerras mundiais Revolução Russa Avanço da tecnologia – telescópios hiper-potentes, naves espaciais, engenharia genética, tecnologia da informação ... Em contra partida, a tecnologia trouxe também a corrida armamentista, o medo da destruição atômica e a degradação ambiental. Aumento da pobreza, calcula-se que 80% da renda mundial concentram-se nas mãos de 15% da população. Mais da metade da humanidade enfrenta problemas de desnutrição, falta de moradia, desamparo à saúde e à educação.

Impressões antagônicas Dramas humanos, massacres e guerras. Estima-se que as grandes violências mundiais chegaram a 187 milhões de mortes provocadas por decisão humana, o equivalente a mais de 10% da população mundial em 1900 (cf. Hobsbawm, Era dos extremos, p. 21). Foi um período de progresso tecnocientífico e de importantes conquistas sociais, como a emancipação feminina.

Respostas filosóficas Desenvolveu-se uma mentalidade menos arrogante quanto aos benefícios infalíveis da racionalidade científica. Percebeu-se que, sem os valores éticos, a ciência e a tecnologia nem sempre contribuem para o desenvolvimento humano. Em certos casos, prestam serviço à tirania e à barbárie. Isso se refletiu na produção de correntes filosóficas como o existencialismo, a Escola de Frankfurt e o pensamento pós-moderno.

Para responder Explique a caracterização do século XX como uma “era de incertezas”. Trágico ou maravilhoso? Como você caracterizaria o século XX? O que você vivenciou de bom e de ruim dessa época? O que ainda se mantém e o que mudou? TEMA PARA ENTREGAR Pesquisar três filmes que retratem algum acontecimento do século XX. Concluir tabela século XX dia 26/03

DATA: 19/03/12 Retomando alguns aspectos da filosofia do século xx Expansão do capitalismo e os novos ideais progresso técnico e científico Desigualdades e desumanização Romantismo

ROMANTISMO Principais características Exaltação do indivíduo (subjetividade e emoção), da natureza e da pátria. Romantismo nas artes Poesia: Os alemães Schlegel (1767-1843), Novalis (1772-1801) e Holderlin (1770 – 1843). Escritores alemães: Schiller (1750 -1805) e Goethe (1749 -0832). Música: Compositores alemães Beethoven (1770 – 1827), Schumann (1810 – 0827), o austríaco Schubert (1797 – 1828) e o polonês Chopin (1810 – 1849)

ROMANTISMO NA FILOSOFIA Algumas características são reconhecidas em vários filósofos da contemporaneidade. Jean-Jacques Rousseau – o filósofo tinha reservas em relação à crença no progresso científico, além de ter concebido o bom selvagem provindo de uma idealização da natureza. Muitos o consideram um pensador pré-romântico. Uma das tendências literárias do romantismo foi o indianismo, que idealizava o índio americano, o bom selvagem, e sua cultura, em contraste com a barbárie civilizatória do europeu. É o caso do romance Iracema, de José de Alencar.

ANÁLISE E ENTENDIMENTO Sintetize as características sociais, políticas e econômicas que marcaram o início da Idade Contemporânea e que tiveram repercussão no pensamento filosófico desse período. De que maneira o movimento romântico pode ser considerado uma reação ao Iluminismo? Quais são suas características gerais?

CONVERSA FILOSÓFICA - SARAU FILOSOFAL Progresso e desumanização Horkheimer escreveu em 1946, a respeito do progresso tecnológico, que “o avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização”. Reflita sobre as razões que levaram o filósofo a fazer essa afirmação. Você entendeu que essa interpretação pode ser estendida aos dias atuais? A tecnologia está tornando as pessoas menos humanas? Tem modificado sua vida? Como? Pesquise sobre o tema, elabore um texto reflexivo e apresente à sua professora no dia 26/03/12. Critérios: O texto deverá ser escrito ou digitado (folha ofício); Cabeçalho, nome completo, disciplina.

AUGUSTO COMTE – A FUNDAÇÃO DO POSITIVISMO http://www.youtube.com/watch?v=FQxFlAItAaw&feature=fvwrel