MISSÃO PAGINER/BRAFITEC 2004-2005 Alexandre Toniolo Carlos Alberto Sampaio da Silva Fabrício Biolo Bastian Leonardo Henrique Bonet Zordan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Double master UFPR / Grenoble 3
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Bacharelado em Sistemas de Informação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ITs my World Áreas de atuação: Gestão de banco de dados, manutenção e análises de sistemas, desenvolvimento de softwares, design de websites e atividades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Programa de Duplo Diploma
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Engenharia de Computação
Departamento de Engenharia Informática
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
UMA GRANDE UNIVERSIDADE CIDADE DE QUEBEC, CANADÁ 1.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Engenharia Naval.
Cifre-Brasil, Um dispositivo novo financiado com o CNPq Princípio científico, Empreendedorismo.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
ENSINO DE GRADUAÇÃO NA ESALQ DISCIPLINAS OPTATIVAS: NÃO SERIA MELHOR ACABAR COM ELAS? COM ELAS? SILVIO MOURE CICERO SILVIO MOURE CICERO PROFESSOR TITULAR.
Contribuições dos Espaços Não Formais
Projetos CAPES-BRAFITEC Prof. JoãoManoel Gomes da Silva Jr. Coord. COMOBE/EE.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Seminário SCISTEMA - II-UFRGS – março 2008 Projeto SCISTEMA 1 Projeto SCISTEMA UFRGS – INPG (Grenoble) Seminário Alunos de Graduação II - UFRGS Março -
É possível definir a Engenharia Química como a aplicação dos conceitos de engenharia para: Projetar, Desenvolver, Operar, Manejar, processos e produtos.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Seminário SCISTEMA - II-UFRGS – abril 2007 Projeto SCISTEMA 1 Projeto SCISTEMA UFRGS – INPG (Grenoble) Seminário Alunos de Graduação II - UFRGS Abril -
Seminário SCISTEMA - II-UFRGS – março 2008 Projeto SCISTEMA 1 Projeto SCISTEMA UFRGS – INPG (Grenoble) Seminário Alunos Selecionados II - UFRGS Abril -
Reunião do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento Reunião do Comitê Executivo Balanço da Primeira Etapa do Programa Abril/2015.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Seminário PAGINER - II-UFRGS – março 2006 Projeto PAGINER 1 Projeto PAGINER UFRGS – INPG (Grenoble) Cláudio Geyer Seminário Alunos de Graduação II - UFRGS.
Projetos CAPES-BRAFITEC Prof. JoãoManoel Gomes da Silva Jr.
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
1 Apresentação Sr. Frédéric Larre REPRESENTE OFICIAL DO AMERINSA NO BRASIL 17 de Outubro de 2007.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Disciplinas Optativas
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET – ENGENHARIA QUÍMICA - UFC Programas de Intercâmbio de Graduação para Engenharia Química.
Prof. Marcelo J. M. Rezende Diretor DAIA/DEG Coord. Institucional do PCsF na UnB.
MIEEC > Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Apresentação do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Recepção aos Novos Alunos Março 2015.
Transcrição da apresentação:

MISSÃO PAGINER/BRAFITEC Alexandre Toniolo Carlos Alberto Sampaio da Silva Fabrício Biolo Bastian Leonardo Henrique Bonet Zordan

Institut National Polytechnique de Grenoble Primeira escola fundada em Formações de Engenheiro 9 Grandes Escolas de Engenharia Entre as 6 melhores Escolas de Engenharia Francesas 5300 alunos, 1100 professores e funcionários Em 2004 foram formados 1046 Engenheiros 332 Mestres 146 Doutores

As Grandes Escolas do INPG ENSIMAG : informática e matemática aplicada ENSERG : eletrônica e tecnologia da informação TELECOM : telecomunicações, informática, eletrônica ENSIEG : energia e tratamento da informação ESISAR : sistemas industrias embarcados ENSEEG : materias, eletro-química, processos ENSHMG : fluídos, mecânica e meio-hambiente ENSPG : física aplicada e engenharia nuclear EFPG : industrias papelera e gráfica ENSGI : engenharia industrial

Intercâmbio Paginer/Brafitec UFRGS-INPG Engenharia de Computação: TELECOM e ENSISAR Engenharia Elétrica: ENSERG e ENSIEG Ciência da Computação: ENSIMAG Missões UFRGS → INPG Alunos com 7 semestres cursados na UFRGS Último ano da formação de engenheiro no INPG 1º semestre – cursos: aplicados/técnicos, complementares e línguas - 35 ECTS 2º semestre – estágio tempo integral em empresa ou laboratório – Projeto de Fim de Estudos

Acordo de Duplo Diploma INPG-UFRGS TERMOS GERAIS Surgiu do interesse dos alunos e dos professores envolvidos O acordo abrange os alunos de Eng. de Computação, Eng. Elétrica e Ciência da Computação Duração mínima de estudos no exterior de um ano e meio O aluno deve ter cursado no mínimo 6 semestres na UFRGS (mínimo 150 créditos e todas disciplinas obrigatórias) com ótimas notas O aluno deve cursar 90 créditos ECTS no INPG em 3 semestres (72 créditos UFRGS)

Acordo de Duplo Diploma INPG-UFRGS A CAPES não financia o terceiro semestre dos alunos Possibilidade de cursar um Master → abre portas para um futuro Doutorado na França Ao final do programa o aluno deve retornar à UFRGS para concluir seus estudos A conclusão dos estudos na universidade de origem é uma condição para a emissão do diploma de engenheiro francês.

Acordo de Duplo Diploma INPG-UFRGS Redação do termo do acordo durante visita do prof. Barone à Grenoble

Grenoble – A cidade… Considerada a capital dos Alpes franceses Dados geográficos: Populacao: aproximadamente hab (aglomeração) hab na cidade de Grenoble estudantes (sendo de 10 a 15% estrangeiros) Temperatura média observada nos ultimos 45 anos: Janeiro: +1.9º Julho: +20,6º Média anual: 11,4º 213 metros do nível do mar 3 parques naturais: Vercors, Chartreuse e Les Ecrins (picos que podem chegar até 4100 m de altitude) Km de rios e mais de cem lagos

Grenoble – A cidade…

Panorama da cidade Bastille

Grenoble – A cidade… Panorama da cidade (continuação…) Centro da cidade (muitos bares, pubs, restaurantes, confeitarias,...) Vida noturna Transporte 4 Universidades e 16 escolas de engenharia (+ 1 Instituto de formação de mestres,...) Campus Centros de Pesquisa e Polos Industriais

Grenoble – A cidade…

Vida esportiva: Fórum de esportes (quase todos os tipos de esportes que se possa imaginar) Recomendados: escalada, esqui/snowboard, randonées... Ótimas estações de Ski com preços acessíveis (École de Glisse) Passeios: Parques naturais. Verão: ciclismo, caminhadas, acampamento, lagos,... Inverno: alpinismos, esqui,... Cidades ótimas para lazer em volta: Aix les Bans, Annency, Lyon,...

Grenoble – A cidade…

Aspectos culturais europeus Presença de associações que contribuem para a vitalidade da cultura européia – Casas de Cultura; Cultura de fácil acesso; Cultura muito ampla e equilibrada em todos os setores: Arte (pintura, escultura, dança, literatura); Arte cinematográfica; Cultura científica, técnica e industrial; Cultura de muito incentivo ao esporte; Importância de abrir a cultura local às outras culturas; Diversidade cultural em um mesmo país;

Posição geográfica de Grenoble Fronteira: Espanha Itália Suiça Alemanha Bélgica Próximo a: Lyon Côte D’azur Genebra Milão, Turin

Contato com o povo europeu

Conclusões Oportunidade de realização de estudos em uma escola francesa de qualidade; Importância de conhecer uma nova abordagem em relação a métodos de ensino; Experiência profissional de extrema valia (empresa ou laboratório de pesquisa); Contato com tecnologias de ponta (Grenoble é um polo europeu de eletrônica); Adaptação a uma nova cultura; Participação nas negociações para a aprovação do projeto de dupla-diplomação; Superação e determinação.