(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios do processo ensino aprendizagem:
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
20/04/2005Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
22/01/2002Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
Métodos de Ensino (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório 20/3/2012
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
22/01/2002Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
Exercícios Treinar o Cérebro para (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
22/01/2002Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PARA O CENTRO ESPÍRITA
22/01/2002Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
23/01/2003Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO.
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Como Preparar um Tema (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
20/01/2002Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
22/01/2004Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
Filosofia Espírita (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
SENSIBILIZAÇÃO
Qualidade Total no Centro Espírita
Dicção e Impostação da Voz (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
CEOS - CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
20/02/2008Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
Lei do Trabalho (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
SEJAM BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Quem foi Allan Kardec?.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
O Uso Pedagógico do Blog
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
AULA 6 Como Estudar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
QUEM SOMOS?.
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
Técnicas dos alunos de sucesso
Aula 7 Kant e o criticismo.
Aprender a ser, é educação transdisciplinar.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Estrutura Organizacional do Curso Mediunidade: Estudo e Prática
Como uma primeira sugestão, o estudo sério da Codificação Espírita colabora com o desenvolvimento do raciocínio lógico, e a adequada separação do “joio.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.
Os quatro pilares da educação.
A Codificação Espírita Roteiro 3
Revisão / Retrospectiva 2009
ESDE – IMPORTÂNCIA E CONCEITOS
O CENTRO ESPÍRITA O que é Centro Espírita
“Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Objeto de Estudo do ESDE: O objeto de ensino e aprendizagem do ESDE é a Doutrina Espírita. A Doutrina Espírita está contida nas obras básicas do Espiritismo.
R ememorando... Implantação da Área de Comunicação Social Espírita Avisos no Centro Espírita Como fazer cartaz.
SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Transcrição da apresentação:

(Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra A Importância do Ensino no Centro Espírita (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Introdução O objetivo deste estudo é realçar o valor inestimável do ensino na Casa Espírita. Para tanto, analisaremos o crescimento espiritual de seus frequentadores através do binômino ensino-aprendizagem. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Conceito Ensino – É a transmissão de informações ou de conhecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado. Centro Espírita – É o local onde se reúnem os Espíritas para as suas práticas. É escola de formação espiritual e moral, núcleo de estudo, recanto de paz construtiva. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Ponto de Partida O Projeto 1868 esclarece-nos que “um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver princípios de Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências”. (Obras Póstumas, p. 342) 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Primeiras Escolas no Brasil Bezerra de Menezes, por volta de 1880, instalou a “Escola de Médiuns”, na Federação Espírita Brasileira, mas aparecerão somente professores.  Em São Paulo, a partir de 1950, Edgar Armond implantou o Curso de Aprendiz do Evangelho e o Curso de Educação Mediúnica. Hoje, a maioria dos Centros Espíritas mantém, bem ou mal, os seus cursos regulares de Espiritismo.   15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Qual a diferença entre aprendizado e conhecimento? A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Aprende: Aprendizagem Etimologicamente, a aprendizagem é aquisição de conhecimento ou habilidade. É um processo de integração e adaptação do ser ao ambiente em que vive, implicando mudança de comportamento. Qual a diferença entre aprendizado e conhecimento? O conhecimento é passado, algo que já está na memória. O aprendizado é sempre presente. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Aprende: Informação e Comunicação Informação - É a comunicação ou notícia trazida ao conhecimento de uma pessoa ou do público. A informação é mais do que o simples conhecimento, é o conhecimento adquirido, visto o indivíduo tê-lo procurado, esforçado para obtê-lo. A comunicação da informação (Doutrina Espírita) é vital para o movimento espírita 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

O processo de aprendizagem pode ser posto da seguinte forma: A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Aprende: O que é Aprender O processo de aprendizagem pode ser posto da seguinte forma: 1. Deve haver necessidade de resolver um problema; 2. Para enfrentar o problema, a pessoa se prepara: estuda, lê, consulta, pergunta, examina instrumentos etc. 3. A pessoa faz algumas tentativas de ação. 4. Constata fracasso e sucesso. Tenta corrigir o fracasso e repetir o sucesso.  15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Educação “bancária” ou “convergente” A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Ensina: Tipos de Ensino Educação “bancária” ou “convergente” - baseado na transmissão do conhecimento e da experiência do professor. Dá-se importância ao “conteúdo da matéria”. Educação “problematizadora” ou “libertadora” - uma pessoa só conhece bem algo, quando o transforma, transformando-se ela também no processo.. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Ensinar não é o mesmo que aprender. A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Ensina: O que é Ensinar Ensinar não é o mesmo que aprender. Se o aluno não aprender, todo o esforço feito para ensinar estará perdido. O ensinar pressupõe dois princípios fundamentais: a) partir do conhecido para o desconhecido; b) do simples para o composto. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

Ensinar é marcar com um sinal. A Importância do Ensino no Centro Espírita Como se Ensina: Cursos e não Cursos Ensinar é marcar com um sinal. Marcar com um sinal não depende de curso regular. No corredor, na entrevista, no diálogo, na conversa ao pé do ouvido estamos aprendendo e ensinando. A instituição de cursos regulares é mais para dar uma direção didática e metódica ao ensino. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita O Ensino: Doutrina Espírita Para ensinarmos no Centro Espírita, devemos ter conhecimento da Doutrina Espírita. Doutrina Espírita – São os princípios fundamentais deixados por Allan Kardec em suas obras básicas e complementares. O ensino espírita deve partir dos pressupostos básicos do Espiritismo, ou seja, do acervo que existe nos livros. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita O Ensino: Os Cursos Geralmente, o ensino espírita é feito através de Cursos Regulares. Estes, porém, não devem ser transformados em cursos mundanos. A atitude, tanto de quem ensina como de quem aprende, deve ser a de formar almas compenetradas de suas responsabilidades perante si mesmos e perante os outros. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

2) Evitar dizer: “Você é médium e tem que desenvolver a mediunidade”. A Importância do Ensino no Centro Espírita O Ensino: Lembretes aos Divulgadores 1) Eliminar qualquer tipo de autoridade sobre os alunos: todos somos aprendizes. 2) Evitar dizer: “Você é médium e tem que desenvolver a mediunidade”. 3) A insistência pelo estudo deve ter seus limites, pois muitos não sabem ler e nem escrever. 4) Uma pergunta que deixa o aluno ou ex-aluno incomodado: você já terminou o curso e ainda não trabalha no Centro? 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Conclusão Estejamos conscientes que a relação ensino-aprendizagem reveste-se de grande utilidade, tanto para o educador como para o educando. Contudo, não transformemos o ensino-aprendizagem num acúmulo de informações e raciocínios, sem qualquer vínculo com as necessidades prementes do Espírito imortal. 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita

A Importância do Ensino no Centro Espírita Bibliografia Consultada EQUIPE DA FEB. O Espiritismo de A a Z. Rio de Janeiro, FEB, 1995.  KARDEC, A. Obras Póstumas. 15. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.  BARBOSA, P. F. Espiritismo Básico. 3. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1987. Texto em HTML: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/ensino-no-centro-espirita.htm 15/12/2010 A Importância do Ensino no Centro Espírita