Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte
Contextualização Educação e as Metas do Milênio Mortalidade Adulta e Altas Taxas de Orfandade Diversidade Linguística e Disparidades Regionais
Objetivos (I) Conhecer a evolução dos indicadores educacionais. (II) Identificar os principais fatores familiares associados à frequência escolar e a probabilidade de progressão na 1ª série. (II) Identificar os principais fatores familiares associados à frequência escolar e a probabilidade de progressão na 1ª série.
Fonte de Dados Fonte de Dados: Inquérito Demográfico e de Saúde – IDS/2003. Fonte de Dados: Inquérito Demográfico e de Saúde – IDS/2003. Entrevistados: domicílios (8450 indivíduos de anos de idade). Entrevistados: domicílios (8450 indivíduos de anos de idade). Representatividade Nacional Representatividade Nacional
Aspectos Metodológicos Indicadores de Desempenho Educacionais (variáveis Dependentes): Taxa de Frequência escolar Taxa de Frequência escolar Probabilidade de Progressão na 1ª Série Probabilidade de Progressão na 1ª Série
Aspectos Metodológicos Taxa de Frequência Escolar TFE = Taxa de frequência escolar TFE = Taxa de frequência escolar MATi = matrícula em todos níveis de ensino na faixa etária selecionada MATi = matrícula em todos níveis de ensino na faixa etária selecionada Pi = população na mesma faixa etária Pi = população na mesma faixa etária
Aspectos Metodológicos Probabilidade de Progressão Escolar E1 = P1/ P0 E1 = Probabilidade de progressão da 1a para 2a série. P1 = pessoas na coorte que concluíram pelo menos a 1a série. P0 = pessoas na coorte que concluíram pelo menos a série = 0
Aspectos Metodológicos Variáveis independentes (três sub-conjuntos) variáveis individuais e geográficas variáveis individuais e geográficas variáveis de estrutura familiar variáveis de estrutura familiar variáveis socioeconômicas variáveis socioeconômicas
Aspectos Metodológicos Variáveis individuais e geográficas: Idade; sexo; área de residência; região de residência. Variáveis de estrutura familiar: Sexo do chefe; orfandade; parentesco; número de irmãos. Variáveis socioeconômicas: educação da mãe; do chefe; status econômico familiar; língua materna da mãe.
Aspectos Metodológicos Aspectos Metodológicos Modelo Logístico (GREEN, 2000) : B = parâmetro da regressão B = parâmetro da regressão X = variável explicativa X = variável explicativa
Resultados: Taxa de Frequência Escolar
Resultados Análise dos Determinantes
Probabilidade de Frequentar a escola
Probabilidade de frequentar a escola Fonte: IDS/2003. *sig. a 1% **sig a 5%
Probabilidade de frequentar a escola Fonte: IDS-2003.
Probabilidade de frequentar a escola efeito da língua materna Fonte: IDS, ***Sig. a 10%
Interação: língua x escolaridade da mãe Fonte: IDS, 2003.
Resultados Probabilidade de progressão na 1ª série
Probabilidade progressão na 1ª série Fonte: IDS, 2003.
Probabilidade de progressão na 1ª série Fonte: IDS, 2003
Probabilidade de progressão na 1ª série *sig. a 1%
Probabilidade de progressão na 1ª série: efeito da língua materna
Probabilidade progressão na 1ª série: interação entre língua e escolaridade da mãe
Conclusão Variáveis de estrutura familiar e socioeconômicas se mostraram importantes determinantes da educação; Desvantagem para o sexo feminino (hiato de gênero na educação).
Conclusão Órfãos têm menores probabilidades de frequentar a escola (acesso). Foster ou não parentes desfrutam de piores resultados educacionais. Elevadas desigualdades devido a origem social. Escolaridade da mãe parece ser mais importante que a língua materna.
Conclusão Agenda de pesquisa Inclusão de fatores demográficos (estrutura etária) e escolares Mais investigações sobre o efeito língua materna, fostering ou parentesco.
Fim Obrigado!