Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte.

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Transcrição da apresentação:

Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte

Contextualização  Educação e as Metas do Milênio  Mortalidade Adulta e Altas Taxas de Orfandade  Diversidade Linguística e Disparidades Regionais

Objetivos (I) Conhecer a evolução dos indicadores educacionais. (II) Identificar os principais fatores familiares associados à frequência escolar e a probabilidade de progressão na 1ª série. (II) Identificar os principais fatores familiares associados à frequência escolar e a probabilidade de progressão na 1ª série.

Fonte de Dados Fonte de Dados: Inquérito Demográfico e de Saúde – IDS/2003. Fonte de Dados: Inquérito Demográfico e de Saúde – IDS/2003. Entrevistados: domicílios (8450 indivíduos de anos de idade). Entrevistados: domicílios (8450 indivíduos de anos de idade). Representatividade Nacional Representatividade Nacional

Aspectos Metodológicos  Indicadores de Desempenho Educacionais (variáveis Dependentes): Taxa de Frequência escolar Taxa de Frequência escolar Probabilidade de Progressão na 1ª Série Probabilidade de Progressão na 1ª Série

Aspectos Metodológicos Taxa de Frequência Escolar TFE = Taxa de frequência escolar TFE = Taxa de frequência escolar MATi = matrícula em todos níveis de ensino na faixa etária selecionada MATi = matrícula em todos níveis de ensino na faixa etária selecionada Pi = população na mesma faixa etária Pi = população na mesma faixa etária

Aspectos Metodológicos Probabilidade de Progressão Escolar E1 = P1/ P0 E1 = Probabilidade de progressão da 1a para 2a série. P1 = pessoas na coorte que concluíram pelo menos a 1a série. P0 = pessoas na coorte que concluíram pelo menos a série = 0

Aspectos Metodológicos  Variáveis independentes (três sub-conjuntos) variáveis individuais e geográficas variáveis individuais e geográficas variáveis de estrutura familiar variáveis de estrutura familiar variáveis socioeconômicas variáveis socioeconômicas

Aspectos Metodológicos  Variáveis individuais e geográficas: Idade; sexo; área de residência; região de residência. Variáveis de estrutura familiar: Sexo do chefe; orfandade; parentesco; número de irmãos. Variáveis socioeconômicas: educação da mãe; do chefe; status econômico familiar; língua materna da mãe.

Aspectos Metodológicos Aspectos Metodológicos  Modelo Logístico (GREEN, 2000) : B = parâmetro da regressão B = parâmetro da regressão X = variável explicativa X = variável explicativa

Resultados: Taxa de Frequência Escolar

Resultados Análise dos Determinantes

Probabilidade de Frequentar a escola

Probabilidade de frequentar a escola Fonte: IDS/2003. *sig. a 1% **sig a 5%

Probabilidade de frequentar a escola Fonte: IDS-2003.

Probabilidade de frequentar a escola efeito da língua materna Fonte: IDS, ***Sig. a 10%

Interação: língua x escolaridade da mãe Fonte: IDS, 2003.

Resultados Probabilidade de progressão na 1ª série

Probabilidade progressão na 1ª série Fonte: IDS, 2003.

Probabilidade de progressão na 1ª série Fonte: IDS, 2003

Probabilidade de progressão na 1ª série *sig. a 1%

Probabilidade de progressão na 1ª série: efeito da língua materna

Probabilidade progressão na 1ª série: interação entre língua e escolaridade da mãe

Conclusão  Variáveis de estrutura familiar e socioeconômicas se mostraram importantes determinantes da educação;  Desvantagem para o sexo feminino (hiato de gênero na educação).

Conclusão  Órfãos têm menores probabilidades de frequentar a escola (acesso).  Foster ou não parentes desfrutam de piores resultados educacionais.  Elevadas desigualdades devido a origem social.  Escolaridade da mãe parece ser mais importante que a língua materna.

Conclusão Agenda de pesquisa Inclusão de fatores demográficos (estrutura etária) e escolares Mais investigações sobre o efeito língua materna, fostering ou parentesco.

Fim Obrigado!